Conteúdo de Marca – Patrocinador Partner – Congresso Internacional Freemind 2024
A saúde mental é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente após a pandemia e o fim do isolamento social. Um estudo do Instituto Ayrton Senna mostrou que 70% dos estudantes do estado de São Paulo relataram quadros de depressão ou ansiedade com o retorno ao presencial, e 13,6% disseram ter perdido a confiança em si mesmos.
Com o aumento dos casos de ansiedade, depressão e outras questões emocionais entre crianças e adolescentes, é fundamental que as escolas estejam preparadas para lidar com esses desafios. Um ambiente escolar saudável pode promover o bem-estar, melhorar o desempenho acadêmico e ajudar a formar indivíduos mais equilibrados, resilientes e autoconfiantes. No entanto, quando a saúde mental é negligenciada, os alunos podem enfrentar dificuldades que afetam não apenas seu aprendizado, mas também suas relações sociais e seu desenvolvimento pessoal.
A SOMOS Educação é o maior grupo de Educação Básica do Brasil e tem o compromisso de promover uma educação de qualidade para todos, transformando a vida de milhares de docentes e estudantes em todo o país. Além de oferecer soluções educacionais pensadas para promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais nas escolas, estamos juntos com o Movimento Freemind desde o início, contribuindo para formar jovens preparados para superar os desafios contemporâneos e prontos para o mundo de hoje.
Para ajudar gestores de escolas e projetos sociais a trazerem esse debate para dentro dos seus ambientes de formação, trazemos aqui quatro indicações de literatura que dialogam com os desafios de saúde mental enfrentados pelos estudantes atualmente e ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais:
- A História de Júlia e Sua Sombra de Menino
A História de Júlia e Sua Sombra de Menino narra a história de uma menina constantemente criticada por seus pais devido ao seu jeito moleque. Um dia Julia percebe que sua sombra assume a forma de um garoto, brincando e agindo como ela gostaria de ser. Isso a deixa triste e faz com que ela questione sua própria identidade.
A obra, um clássico da literatura infantil francesa, aborda temas como identidade de gênero, pressão social e a importância de ser fiel a si mesmo. Ao trazer à tona a complexidade da experiência de Júlia, o livro convida os leitores a refletir sobre a importância de aceitar a diversidade e de criar um ambiente onde as crianças se sintam livres para explorar sua própria identidade.
- Não Se Esqueçam da Rosa
Não Se Esqueçam da Rosa é uma obra que acompanha a jornada de Hanako, uma menina de apenas 13 anos que sofre de osteopatia, degeneração progressiva dos ossos. Sua doença tem origem genética, pois as células reprodutoras de seu pai foram afetadas pela radioatividade a que estivera exposto durante a explosão da bomba atômica em Hiroshima.
Através da história de Hanako, que vive com uma doença genética sem saber ao certo quanto tempo tem de vida, os leitores são convidados a refletir sobre a importância de valorizar suas próprias histórias e memórias, promovendo assim um maior autoconhecimento e bem-estar emocional.
- Espelho Maldito
Em Espelho Maldito acompanhamos Anuska e Francine, duas adolescentes insatisfeitas com seus corpos e influenciadas pelos padrões de beleza da sociedade, as duas desenvolvem uma obsessão pelo corpo magro. Através de dietas radicais e práticas perigosas, as meninas colocam sua saúde em risco, enfrentando os devastadores efeitos da anorexia e da bulimia.
O livro nos convida a refletir sobre os impactos emocionais e psicológicos dos distúrbios alimentares, além de denunciar a pressão social que leva muitos jovens a buscarem a magreza a qualquer custo.
- Carrego no Peito
Carrego no Peito narra a emocionante jornada de Márcia, uma adolescente que descobre ter um problema cardíaco e precisa de um marca-passo. Através do olhar de seu irmão gêmeo, Daniel, acompanhamos a luta de Márcia para se adaptar à nova realidade, superando desafios e inspirando com sua força e determinação.
A obra, além de abordar temas como a saúde e a família, nos convida a refletir sobre a importância de valorizar cada momento da vida e de encontrar força para superar os desafios. A experiência pessoal do autor, que inspirou a escrita do livro, torna a narrativa ainda mais tocante e autêntica.
Venha conhecer mais da SOMOS Educação no Congresso Internacional Freemind 2024. Acesso nosso site e não fique de fora!