Participação dos pais e prevenção na Escola

Em mais um vídeo do canal Prevenir Sempre, Rodrigo Flaire e Claudemir dos Santos encerram a série que trata das habilidades de vida, falando da importância da participação dos pais para a prevenção na escola, sobre como os pais podem fazer prevenção de comportamentos de risco simplesmente participando mais ativamente da vida escolar de seus filhos.

Mas você já ouvir falar sobre Habilidades para a Vida? Sabe como elas podem nos ajudar?

O termo “Habilidades para a Vida” tem sua origem na publicação das diretrizes do Programa de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS). Definidas como habilidades que facilitam um comportamento adaptativo e positivo, elas possibilitam ao indivíduo lidar de forma eficaz com as demandas e desafios da vida cotidiana.

A OMS as dividiu em 10 classes, são elas: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, pensamento crítico, pensamento criativo, empatia, resolução de problemas, tomada de decisão, manejo de emoções, manejo de estresse e comunicação eficaz.

Essas habilidades estão relacionadas com a promoção de competência psicossocial, auxiliando o indivíduo em suas próprias compreensões, e facilitando as relações, o que diretamente influencia em saúde mental, na qualidade de vida e na prevenção ao uso de drogas.

Essas habilidades podem ser ensinadas e aprimoradas em qualquer momento da vida. No entanto, quanto mais cedo aprendidas, mais recursos de enfrentamento o indivíduo pode adquirir. Sendo assim, se desenvolvidas na infância e adolescência, podem facilitar um desenvolvimento saudável e auxiliar nas demandas da vida adulta.

Participação dos Pais

A participação dos pais na vida escolar dos filhos ajuda na prevenção ao uso de drogas

 

Em meados de 2016, iniciaram-se alguns estudos com a sociedade e alguns conselhos para escrever uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vinculada à educação.

Essa BNCC destaca algumas dessas habilidades, que devem ser desenvolvidas com o apoio dos educadores, dos gestores e com o apoio das famílias também, nos alunos desde o ensino infantil até o ensino médio.

Por isso, a participação dos pais junto com a escola tende a fortalecer ainda mais o aprendizado dessas habilidades. Isto é o que se chama de multicomponentes: o que a escola fortalece, você reforça em casa e isto é muito importante!

Sem contar que os estudos mostram que se essa iniciativa de prevenção vem de dentro de casa, a efetividade e a eficácia da mesma é muito maior.

Deixamos aqui três perguntas:

  • Seus pais participaram da sua vida escolar?
  • Que diferença isto fez para você?
  • Você faz o mesmo com seus filhos?

Assista o vídeo na íntegra e não deixe de fortalecer a prevenção e o protagonismo desse cuidado. Prevenir, sempre!

https://bit.ly/pais_e_a_prevenção_nas_escolas