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Como os pedidos de “fiquem em casa” começaram em alguns estados dos EUA como uma estratégia de mitigação da transmissão da doença coronavírus 2019

(COVID-19), a Nielsen relatou um aumento de 54% nas vendas nacionais de álcool na semana encerrada em 21 de março de 2020, em comparação com 1 ano antes; as vendas online aumentaram 262% em relação a 20191.

Três semanas depois, a Organização Mundial da Saúde alertou que o uso de álcool durante a pandemia pode exacerbar as preocupações com a saúde e os comportamentos de risco2.

Este estudo examina as mudanças no uso de álcool em nível individual e as consequências associadas ao uso de álcool em adultos nos EUA, bem como as disparidades demográficas, desde antes até durante a pandemia de COVID-19.

Métodos

Neste estudo de pesquisa, os dados foram coletados usando o RAND Corporation American Life Panel (ALP), um painel representativo nacionalmente, com amostra probabilística de 6.000 participantes com 18 anos ou mais que falam inglês ou espanhol; os dados são ponderados para corresponder a uma série de características demográficas nacionais3.

 Os membros do painel fornecem consentimento informado anualmente, online. Todos os procedimentos foram aprovados pelo Comitê de Proteção de Assuntos Humanos da RAND Corporation.

Uma amostra de 2.615 membros do ALP com idades entre 30 e 80 anos foi convidada a participar da pesquisa de linha de base (onda 1), que foi encerrada após 6 semanas (29 de abril a 9 de junho de 2019) com 1771 conclusões.

Os dados da Onda 2 foram coletados de 28 de maio a 16 de junho de 2020, vários meses após a ampla implementação do distanciamento social associado ao COVID-19.

Este estudo seguiu a diretriz da Associação Americana para Pesquisa de Opinião Pública (AAPOR) para estudos de levantamento.

A taxa de conclusão da pesquisa da onda 2 foi de 58,9% de todos os convites da onda 1.

O ALP é composto por indivíduos recrutados de várias fontes ao longo de mais de 10 anos e uma taxa de resposta padronizada precisa é difícil de calcular.

Com base nas taxas de conclusão da pesquisa de 56,6%, uma estimativa anterior da taxa de resposta cumulativa média do ALP é de 9%4.

As comparações antes e durante a pandemia de COVID-19 foram feitas no número de dias de qualquer uso de álcool e consumo excessivo de álcool (definido como 5 ou mais bebidas para homens e 4 ou mais bebidas para mulheres em algumas horas) e número médio de bebidas consumido nos últimos 30 dias.

O breve inventário de problemas de 15 itens5 avaliou as consequências adversas associadas ao uso de álcool nos últimos 3 meses (por exemplo, “Eu corri riscos tolos quando bebi”).

As comparações foram feitas em geral e entre sexo, idade e raça / etnia autorreferidas. Mudanças significativas foram avaliadas com base em se o IC de 95% em torno da mudança da onda 1 para a onda 2 incluía 0. As análises incluem pesos.

Resultados

A amostra analítica atual inclui 1540 adultos (825 deles estavam na faixa etária de 30-59 anos; e 883 eram mulheres) da pesquisa de linha de base que, aproximadamente 1 ano depois, completou a pesquisa da onda 2.

A frequência de consumo de álcool aumentou (1) no geral, 0,74 dias (IC 95%, 0,33-1,15 dias), representando um aumento de 14% em relação à linha de base de 5,48 dias em 2019; (2) para mulheres, 0,78 dias (IC 95%, 0,41-1,15 dias), representando um aumento de 17% em relação à linha de base de 2019 de 4,58 dias; (3) para adultos de 30 a 59 anos, 0,93 dias (IC 95%, 0,36-1,51 dias), um aumento de 19%; e (4) para indivíduos brancos não hispânicos, 0,66 dias (IC 95%, 0,14 a 1,17 dias), um aumento de 10% em relação à linha de base de 2019 de 6,46 dias (Tabela 2).

Em média, o álcool foi consumido 1 dia a mais por mês por 3 de 4 adultos. Para as mulheres, também houve um aumento significativo de 0,18 dias de consumo pesado (IC 95%, 0,04-0,32 dias), a partir de uma linha de base de 2019 de 0,44 dias, o que representa um aumento de 41% em relação à linha de base.

Isso equivale a um aumento de 1 dia para 1 em 5 mulheres. Para as mulheres, houve um aumento médio na escala do Short Inventory of Problems de 0,09 (IC 95%, 0,01-0,17 itens), em relação à linha de base média de 2019 de 0,23, representando um aumento de 39%, o que é indicativo de aumento de problemas relacionados ao álcool, independentemente do nível de consumo para quase 1 em cada 10 mulheres.

Discussão

Esses dados fornecem evidências de mudanças no uso de álcool e consequências associadas durante a pandemia de COVID-19.

Além de uma série de associações negativas de saúde física, o uso excessivo de álcool pode levar a piorar problemas de saúde mental existentes, como ansiedade ou depressão6, que podem estar aumentando durante o COVID-19.

As mudanças no nível populacional para mulheres, jovens e indivíduos brancos não hispânicos destacam que os sistemas de saúde podem precisar educar os consumidores por meio da mídia impressa ou online sobre o aumento do uso de álcool durante a pandemia e identificar os fatores associados à suscetibilidade e resiliência aos impactos do COVID- 19.

As limitações do estudo incluem que as medidas são autorrelatadas, que podem estar sujeitas a viés de desejabilidade social.

Além disso, nem todos os respondentes da linha de base completaram a onda 2, embora os não respondentes não difiram significativamente dos que completaram em qualquer uma das medidas de resultado na linha de base.

No entanto, esses resultados sugerem que pode ser necessário examinar se os aumentos no uso de álcool persistem enquanto a pandemia continua e se o bem-estar físico e psicológico são subsequentemente afetados.

Referências:

1. The Nielsen Company. Rebalancing the ‘COVID-19 Effect’ on alcohol sales. Published May 7, 2020. Accessed August 27, 2020. https://www.nielsen.com/us/en/insights/article/2020/rebalancing-the-covid-19-effect-on-alcohol-sales/

2. World Health Organization. Alcohol does not protect against COVID-19; access should be restricted during lockdown. Published April 14, 2020. Accessed August 27, 2020. https://www.euro.who.int/en/health-topics/disease-prevention/alcohol-use/news/news/2020/04/alcohol-does-not-protect-against-covid-19-access-should-be-restricted-during-lockdown

3. Pollard  M, Baird  M. The RAND American Life Panel: technical description. 2017. RAND Corporation website. Accessed June 6, 2020. https://www.rand.org/pubs/research_reports/RR1651.html

4. Gutsche  T, Kapteyn  A, Meijer  E, Weerman  A.  The RAND Continuous 2012 Presidential Election Poll.   Public Opin Q. 2014;78:233-254. doi:10.1093/poq/nfu009Google ScholarCrossref

5. Miller  WR, Tonigan  JS, Longabaugh  R.  The Drinker Inventory of Consequences (DrInC): An Instrument for Assessing Adverse Consequences of Alcohol Abuse. US Dept Health and Human Services, Public Health Service, National Institutes of Health; 1995. doi:10.1037/e563232012-001

6. Foulds  JA, Adamson  SJ, Boden  JM, Williman  JA, Mulder  RT.  Depression in patients with alcohol use disorders: systematic review and meta-analysis of outcomes for independent and substance-induced disorders.   J Affect Disord. 2015;185:47-59. doi:10.1016/j.jad.2015.06.024 PubMedGoogle ScholarCrossref

Artigo de autoria de Michael S. Pollard, PhD; Joan S. Tucker, PhD; Harold D. Green Jr, PhD, publicado na JAMA Netw Open. 2020;3(9):e2022942. doi:10.1001/jamanetworkopen.2020.22942

Fonte: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2770975

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