Muitos alunos do ensino médio experimentaram álcool pelo menos uma vez antes de completarem 18 anos. O uso de drogas ilícitas como cocaína, ecstasy, anfetaminas ou heroína, é menos comum. No entanto, adolescentes, assim como adultos, tendem a subnotificar o uso de drogas ilícitas.
Enquanto a maioria do consumo de álcool e drogas tende a ocorrer fora do horário escolar, as consequências muitas vezes podem ser vistas na escola. Os alunos que bebem ou usam drogas têm maior probabilidade de chegar atrasados, cansados, perturbados ou não frequentar a escola.
O impacto das ações do aluno enquanto intoxicado no fim de semana, como entrar em brigas, sofrer bullying ou atividade sexual insegura, também podem afetar sua concentração e relacionamentos na escola.
Se você estiver preocupado com um aluno da sua turma, incluímos algumas dicas abaixo sobre como iniciar conversas sobre o uso de álcool e/ou drogas. Se você não se sentir à vontade para conversar com o aluno, encaminhe-o para o conselheiro/psicólogo da escola.
Lembre-se de que sua preocupação número um é a saúde e a segurança do aluno (e da população estudantil) e não a punição.
Fale com o aluno em particular.
- Use ‘declarações’ que indicam o que você notou ou ouviu. ‘Estou preocupado com você; você faltou muito à escola e chegou atrasado no último mês. Você parece muito cansado e muito para baixo. Está tudo bem?’
Fale sobre as preocupações imediatas, concentrando-se nas coisas que você observou, e pergunte ao aluno como ele acha que sua situação atual está afetando seu dia-a-dia. Incentive o aluno a identificar o(s) problema(s).
- Não use táticas de intimidação ou declarações de ‘sempre’ e ‘nunca’ para tentar mudar as atitudes ou o conhecimento do aluno sobre comportamentos relacionados à saúde. Não acuse-o de usar drogas.
- Ajude o aluno a reconhecer o potencial de autoajuda ou mudança autoiniciada perguntando se ele tem alguma mudança planejada para melhorar sua situação. Promova o otimismo dizendo ao aluno, por exemplo: “Conheço vários adolescentes da sua idade que tiveram uma experiência ruim. Eles conversaram sobre isso com alguém em quem confiavam e encontraram maneiras de lidar com isso sem drogas ou álcool. Discuta um encaminhamento apropriado, como um clínico geral, psicólogo, ou linhas de ajuda.
- Incentive o aluno a conversar com seus pais ou um membro sênior da equipe, como o coordenador de bem-estar ou o vice-diretor. Deixe-os saber que existem outros professores ou profissionais especialmente treinados que podem acompanhar uma revelação de aluno ou questão de preocupação.
Lembre-se: Se o uso de drogas for divulgado, certifique-se de cumprir a política de drogas de sua escola e suas obrigações de dever de cuidado.
Fonte: Psych4school.com.au