Capítulos Nacionais na América Latina – Edição 3

Acompanhe as atividades dos Capítulos Nacionais da ISSUP na América Latina

Capítulos Nacionais na América Latina: Argentina

ISSUP Argentina: um dos Capítulos Nacionais da América Latina

Reunião de Equipe – ISSUP Argentina

O Capítulo Nacional da Argentina realizou sua reunião de equipe. Apesar da pandemia de COVID-19 que obrigou à busca de alternativas de trabalho, a equipe continuou trabalhando e se reunindo periodicamente para gerar conteúdos de utilidade coletiva, como a pesquisa a ser publicada em breve sobre o “Impacto da pandemia nos centros de tratamento da América Latina”.

A ISSUP Argentina também gerou alianças com diferentes instituições como a Sociedade Argentina de Pediatria, a Associação Argentina de Justiça Terapêutica, a Federação de Organizações Não Governamentais da Argentina para a Prevenção e Tratamento do Abuso de Drogas (FONGA) e outras Organizações Governamentais e Acadêmicas e reconhece que uma parte importante do seu trabalho são as atividades conjuntas e a cooperação estratégica com os outros capítulos da Região.

Também foi formado um fórum de equipes técnicas que atuam em instituições penitenciárias, com o objetivo de disseminar boas práticas e trocar experiências e conhecimentos, fórum este do qual participam mais de 50 técnicos, que se reúnem mensalmente.

Por fim, o Capítulo Nacional da Argentina está finalizando o primeiro “Diploma em abordagem integral ao uso problemático de drogas”, com 49 inscritos de 9 países da América Latina, e com a contribuição de renomados professores da América e da Europa, além de estar, aos poucos, retomando algumas atividades presenciais com todos os cuidados para garantir o melhor atendimento de saúde para todos.

 

Capítulos Nacionais da América Latina: Chile

O Chile faz parte dos Capítulos Nacionais da ISSUP na América Latina

No último dia 01 de dezembro de 2020, o Capítulo Nacional do Chile realizou o Webinar “Políticas preventivas no ensino superior: criando contextos preventivos”, onde apresentou os resultados do último estudo sobre o uso de substâncias em estudantes do ensino superior no Chile.

Este estudo sobre o consumo de substâncias em estudantes do ensino superior no Chile mostrou que 68% consumiram álcool no último mês e, destes, 68,1% referem-se a algum evento de embriaguez no último mês. Além disso, a prevalência da maconha no último mês é de 33%. Embora esses números sejam preocupantes, as perspectivas na América Latina não são muito diferentes, tornando-se uma questão urgente a ser tratada.

As instituições de ensino superior constituem um contexto privilegiado para a prevenção do uso de substâncias em jovens e, nesse sentido, as políticas institucionais podem atuar de forma eficaz incorporando estratégias baseadas em evidências.

O seminário foi apresentado por Lorena Contreras Escudero, psicóloga da Pontificia Universidad Católica de Chile e presidente da ISSUP Chile e está disponível para ser assistido na íntegra em: https://www.issup.net/es/events/calendar/2020-12/seminario-web-politicas-preventivas-en-la-educacion-superior-creando

 

Capítulos Nacionais da América Latina: Equador

Dentre os Capítulos Nacionais da ISSUP na América Latina, Equador é um deles

A ISSUP Equador, junto com a CICAD / OEA, está realizando o Treinamento Piloto dos “Fundamentos do CORE para o Curso de Prevenção da Versão Online do Currículo de Prevenção Universal” com a participação de diferentes atores da prevenção de drogas no Equador, onde estão profissionais do setor público, universidades, ONGs e profissionais que atuam de forma autônoma na prevenção.

 

Capítulos Nacionais da América Latina: Brasil

O Brasil é um dos Capítulos Nacionais da ISSUP

No último sábado, 05 de dezembro de 2020, a Mobilização Freemind, a ISSUP Brasil e o Instituto Utrip realizaram o Webinar que concluiria as atividades previstas do Workshop Online de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas.

O webinar foi um momento de interação entre participantes e treinadores, esclarecimentos de dúvidas e para conhecer um pouco algumas das intervenções mais eficazes e populares do portfólio da UTRIP.

A princípio aberto apenas para os participantes que haviam sido aprovados em todas as aulas, acabou sendo aberto para todos os participantes e convidados, de forma a compartilhar com o maior número de pessoas as experiências exitosas.

O webinar estará disponível em breve para ser acessado na íntegra.

Conheçam alguns depoimentos de concluintes do curso:

“El curso me brindo herramientas para continuar aprendiendo,repensando estrategias y repreguntarme acerca de las practicas y proyectos eficaces.” (Graciela Citro)

“Durante estes meses, pude refletir muito sobre o tema proposto. A visão ingênua abriu espaço para a visão crítica de forma a pensar meios eficazes para lidar com a problemática na comunidade onde atuo. Agradeço a oportunidade única!” (Warlen Fernandes Soares)

“Gostei muito do formato do curso apresentado no intuito de nos prepararmos para a webinar e para o curso presencial no próximo ano. Foi uma alternativa bastante interessante para superarmos esse período de pandemia”. (Cristina Corso Ruaro)

“Hola, me gusto mucho el curso. No creo que en Argentina estén acostumbrados a este tipo de prevención seria y a largo plazo. Ya que es un país que le da más importancia a la asistencia que a la prevención. Me voy mas enriquecido y con ganas de implementar todo lo aprendido. Muchas gracias!” (Ignacio Javier Massau Chorne)

“Excelente curso, muito completo no quesito prevenção a vcrianças e jovens. Seria de grande valia no projeto que inicie em uma ONG que trabalha com crianças. Material muito rico em informações e práticos. Agradeço imensamente a oportunidade.” (Edson Silveira Gomes)

“Foi um curso muito bem ministrado e que fornece muita segurança e opções de materiais para os alunos. Sinto-me bem mais confiante para realizar um projeto de prevenção. Achei as atividades exigentes, mas ajudaram muito na absorção do aprendizado. Para mim foi mais fácil entender o conteúdo quando este vinha acompanhado de algum exemplo.” (Edel Rosane Ristow)

“Excelente, sei que minha cabeça está fervilhando de ideias para melhorar a qualidade e abrangência do meu trabalho de prevenção , que realizo há muitos anos em nossa região. Parabéns Freemind, Parabéns ISSUP.” (Valtair José de Almeida)