A importância da prevenção do uso de drogas

A prevenção é importante porque estamos cientes de que o uso de álcool e outras drogas existe e que é importante que nós, como comunidade, façamos o nosso melhor para prevenir o máximo possível de danos relacionados às drogas e ao álcool.

Álcool e outras drogas fazem parte da vida no Brasil e precisamos entender que o uso de dessas substâncias pode causar, e causa, muitos danos às nossas comunidades.

Esses danos podem incluir problemas de saúde de longo prazo, incluindo problemas de saúde mental, lesões, violência, dependência, uso indevido de substâncias e o pior cenário, mortes relacionadas a substâncias.

Isso sem mencionar os outros custos para a sociedade, como o custo dos cuidados de saúde, os acidentes de carro decorrentes do uso indevido de drogas ou álcool, entre outros.

O uso de drogas nocivas também pode estar associado a uma série de questões sociais, incluindo discriminação, desemprego, falta de moradia, pobreza e desagregação familiar.

Portanto, o uso de álcool e drogas ilícitas é um sério problema de saúde pública e resulta em um peso considerável de doenças.

A prevenção e a intervenção precoce baseiam-se na ideia de que intervir para impedir a ocorrência de um problema ou agir antecipadamente para evitar que um problema piore oferece resultados melhores e mais econômicos para nossa comunidade.

Estratégias eficazes de prevenção podem minimizar a carga de doenças, adiando o início do uso, reduzindo o uso problemático e reduzindo os danos associados ao álcool e às drogas. Isso também pode ser chamado de minimização de danos.

O objetivo da prevenção é abordar as causas dos problemas com álcool e drogas para proteger as pessoas de desenvolver um problema em primeiro lugar.

Existem muitos motivos para o uso de drogas, incluindo trauma e experimentação. Existem também muitos fatores de risco, incluindo a disponibilidade de álcool ou outras substâncias e o uso delas por pares.

Há muitas coisas que nós, como comunidade, podemos fazer para desenvolver os fatores de proteção dos jovens para evitá-los do abuso ou uso indevido de substâncias, incluindo educação e apoio.

A Australian Drug Foundation (2016) também afirma que todos os itens a seguir podem ajudar a limitar ou minimizar a exposição a comportamentos de risco relacionados ao álcool e outras drogas:

  • Desenvolver interesses recreativos positivos (ou seja, esportes, artes, hobbies, voluntariado ou atividades de grupo positivas)
  • Manter relacionamentos positivos com pais, familiares e outros modelos de comportamento
  • Estar envolvido em uma escola ou comunidade
  • Crenças espirituais

Pai fazendo prevenção de drogas com a sua filha

É importante que aja um forte foco na construção de estratégias de enfrentamento saudáveis ​​e resiliência em jovens, ao mesmo tempo em que os conectamos aos serviços de ajuda e apoio na comunidade e desenvolvemos suas habilidades para acessar esses serviços.

A prevenção não significa que não estamos cientes dos problemas que nos rodeiam ou que temos expectativas irrealistas. A prevenção não significa que diminuímos a importância do tratamento e da reabilitação.

Isso significa que nosso foco é prevenir a quantidade de dor sentida pelos jovens, pelo sistema de saúde e pela comunidade por meio da prevenção e intervenção precoce.

Sabemos que trabalhar para prevenir danos nos dá a melhor esperança a longo prazo de reduzir os problemas com álcool e drogas. Para conseguir isso, precisaremos trabalhar em conjunto com a comunidade, os governos, outros serviços de saúde e indivíduos.

A prevenção da absorção reduz os danos pessoais, familiares e comunitários, permite um melhor uso dos recursos de saúde e de aplicação da lei, gera benefícios sociais e econômicos substanciais e produz uma força de trabalho mais saudável.

As estratégias de redução da demanda que previnem o uso de drogas são mais econômicas do que o tratamento de problemas estabelecidos relacionados às drogas.

Atrasar o primeiro uso também pode levar a melhores resultados sociais e de saúde. Quanto mais cedo uma pessoa começar a usar, maior será o risco de danos, incluindo problemas de saúde física e mental, e maior será o risco de uso continuado de drogas. Estratégias que atrasam o início do uso evitam danos e custos de longo prazo para a comunidade.

 

Como podemos nos previnir?

  • Saiba dizer “não”

O primeiro cuidado que uma pessoa deve ter para se manter distante do consumo de drogas é saber recusar seu consumo, sem se preocupar com o julgamento de outras pessoas.

  • Escolha bem suas companhias

Os amigos são a principal porta de entrada para o consumo das drogas, por isso é importante saber escolher bem com quem você convive para poder prevenir o uso dessas substâncias nocivas à saúde.

  • Conte com sua família e participe de grupos de apoio

A harmonia em ambientes familiares é uma ótima estratégia para contribuir para a prevenção do uso de drogas na adolescência, mas também na vida adulta. Para pessoas que enfrentam dificuldades em ambientes familiares, a participação em grupos comunitários, ou até mesmo religiosos, pode ser uma ótima alternativa para que eles se mantenham distantes dos problemas e do uso de drogas.

  • Pratique esportes

Praticantes de atividades físicas geralmente se mantêm distantes do uso de drogas. Como o exercício físico estimula a produção de endorfina, que é um hormônio relacionado com a sensação de prazer, esses indivíduos procuram com menor frequência o uso de drogas para se sentirem melhores.

Fonte: Youth Solutions