Conferência Regional da ISSUP na Argentina

ISSUP Argentina, ISSUP Global e OEA CICAD fizeram parceria para sediar a Conferência Regional da ISSUP, um evento regional presencial de 17 a 22 de abril de 2023 em Buenos Aires, Argentina.

Este evento forneceu o conhecimento mais recente nas áreas de prevenção, tratamento, apoio à recuperação e alternativas ao encarceramento, permitindo que o pessoal regional se encontrasse e trocasse conhecimentos.

E é claro que o Freemind e a ISSUP Brasil não poderiam deixar de estar lá, para uma agenda cheia de reuniões e oportunidades de compartilhamento de conhecimento.

Foram mais de 300 congressistas no evento principal e mais de 200 na União Ferroviária. Além disso, todo o evento principal foi transmitido ao vivo e pode ser acompanhado por milhares de pessoas ao redor do mundo, ampliando muito o alcance das informações mais relevantes e baseadas em evidências científicas.

Além da Conferência transmitida ao vivo, foram realizados vários outros treinamentos como:

  • Atualização em UTC Basic 1 a 8, versão 2020
  • Treinamento do Currículo de Intervenção em Mulheres Expostas a Substâncias (WISE): Cuidado Integral de Transtornos por Uso de Substâncias.
  • Treinamento no Currículo para o Tratamento de Adolescentes com Transtornos por Uso de Substâncias
  • Treinamento para Jovens Líderes na Prevenção do Uso de Drogas
  • O desenvolvimento de coalizões comunitárias e a experiência sul-americana em alcançar mudanças comunitárias com foco na redução do uso de substâncias
  • Formação de formadores em cursos online orientados por tutores (SOGI, WISE, UPC M&S)
  • Formação de Formadores em Competências de Formação
  • Modelo de Transferência do Plano Colombo: Assistência Técnica para implementação de UTC e UPC
  • Prevenção e tratamento do uso de substâncias em crianças (CHILD)
  • Programa de Locais de Trabalho Livres de Drogas

Importância desta Conferência

A ISSUP é uma Organização Não Governamental com mais de 29.000 membros em todo o mundo. Apoia o desenvolvimento de uma rede de profissionais de prevenção e tratamento de dependências e serve como ponto focal para informações sobre eventos, notícias, pesquisas e treinamento para especialistas em uso de drogas.

Para Joanna Travis-Roberts, diretora executiva da ISSUP Global, em suas próprias palavras: “Esta Conferência é um exemplo perfeito de reunir oportunidades de treinamento e reuniões paralelas de organizações parceiras, palestrantes de várias instituições e a voz de nossos membros da ISSUP na América Latina. Não poderíamos ser a organização que somos sem essas conexões e agradecemos a eles por criar essas iniciativas colaborativas para apoiar a força de trabalho do uso de substâncias”.

Para os 34 países membros da OEA, a conferência é um momento significativo. O Embaixador Adam Namm, Secretário Executivo da OEA/CICAD, disse sobre o evento: “Trabalhamos em conjunto com os Estados membros da região na busca de soluções e alternativas para o problema do uso de drogas, fornecendo assistência técnica para enfrentá-lo. Por isso, tivemos o prazer de coorganizar um evento com especialistas de alto nível, que reuniu vários países, proporcionando acesso aos mais recentes avanços em prevenção, tratamento e recuperação baseados em evidências. Esperamos que este encontro tenha sido uma oportunidade para compartilhamento de experiências que enriqueçam seu trabalho diário. Sozinhos pouco podemos, juntos podemos muito mais.”

 

Saiba como foi a participação do Freemind e da ISSUP Brasil na Conferência Regional da ISSUP na Argentina.

Dia 1 – 19/04

Participamos da abertura da Conferência com palestras dos parceiros internacionais da ISSUP Brasil, entre eles Dr. Gustavo Mäusel – Presidente da ISSUP Argentina e Decano da Faculdade de Ciências Humanas da Universid del Museo Social Argentino, Livia Edegger – Vice diretora da ISSUP e responsável pelo desenvolvimento dos Capítulos Nacionais, Dr. Roberto Canay – Presidente do Capítulo Nacional da Argentina, Jimena Kalawski – Chefe da Unidade de Redução da Demanda da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD).

Também participaram da Cerimônia de Abertura a Chefe da Secretaria de Políticas Integrais de Drogas da Nação Argentina (Sedronar) – Gabriela Torres, a Subchefe de Missão da Embaixada dos Estados Unidos na Argentina – Abigail L. Dressel e o Secretário de Qualidade do Ministério da Saúde da Nação Argentina – Alejandro Federico Collia.

Cerimônia de Abertura da Conferência

À tarde, participamos do treinamento “Programa de Locais de Trabalho Livre de Drogas”, organizado pela Drug Free America Foundation (DFAF) e conduzido por Amy Ronshausen e Julieta Santagostino, que aconteceu na União Ferroviária nos dias 19 e 20 de abril. Participaram deste treinamento congressistas da Argentina, Brasil, Colômbia, El Salvador e México.

Treinamento “Programa de locais de trabalho livres de drogas” durante a Conferência

Este workshop interativo revisou o impacto do abuso de substâncias no local de trabalho e discutiu como os programas de local de trabalho sem drogas podem melhorar a saúde e o bem-estar de funcionários e empregadores.

Os participantes aprenderam os principais componentes de um programa modelo e desenvolveram estratégias sobre como implementar ou melhorar os programas em suas comunidades. O workshop enfocou o uso de álcool, maconha e opioides e seu impacto no local de trabalho, além de demonstrar como a promoção de tratamento e recuperação pode beneficiar tanto o empregador quanto o empregado.

No final do dia, tivemos uma reunião da ISSUP junto às entidades: ITTC – International Technology Transfer Center Network, ICAP – International Certified Addiction Professional e ICUDDR – Consórcio Internacional de Universidades para Redução de Demanda de Drogas. Nesta reunião, cada capítulo falou sobre suas necessidades e oportunidades de parcerias. Na nossa fala, comentamos sobre o potencial que temos de universidades para se tornarem membros do ICUDDR e que podemos ser a ponte (conexão) entre elas e o Consórcio de Universidades.

Falamos ainda sobre o aumento de pessoas especializadas em prevenção e tratamento que podem ter os pré-requisitos necessários para solicitar a certificação do ICAP. E que também iremos fazer a conexão destas pessoas com a organização.

 

Dia 2 – 20/04

No início da manhã, participamos de um painel sobre “Estigma, Estratégias e Qualidade no Tratamento”, moderado por Carolina Gorleno, da ISSUP Argentina e composto por Gabriela Torres, Fabian Chiosso, Darío Gigena Parker, Rodrigo Portilla e Bartolomé Pérez.

No meio da manhã tivemos uma reunião importante com a OEA-CIDAD, onde Jimena Kalawski e Andrea Escobar – Diretora Sênior de Programas da CICAD quiseram escutar cada um dos capítulos nacionais que trouxeram um pouco das suas necessidades, da realidade de seus países e como os trabalhos estão sendo feitos. Nós, do Brasil, apresentamos a realidade brasileira, falamos um pouco sobre a nova droga K9 e apresentamos as ideias do Projeto Piloto de Prevenção focando na campanha de mídia sobre habilidades parentais. Importante ressaltar que este tema “Habilidades Parentais” foi muito discutido e lembrado durante todo o congresso.

Durante o início da tarde, tivemos diversas conversas com os capítulos nacionais que demonstraram tem real interesse em trabalhar juntos. A ideia é envolver mais os capítulos da América Latina e buscar uma sinergia nas ações.

No meio da tarde, apresentamos nosso Projeto Piloto de Prevenção no Município de Campinas  durante o painel “Práticas de Prevenção”. O painel foi moderado por Valeria Fratto e participaram também, além de Samuel Bettiol – Diretor de Relações Institucionais da ISSUP Brasil,  Alba Zambrano e Lorena Contreras (ISSUP Chile), Perluigi Mancini (Instituto de Desarrollo Multicultural), Padre Fernando Cervera (Pastoral Nacional para la Drogodependencia), Francisco Gimenéz (ISSUP Paraguai) e Juliana Mejía (ISSUP Colômbia).

Participação da ISSUP Brasil na Conferência

Nossa apresentação do Projeto Piloto de Prevenção em Campinas foi vista por pessoas do mundo todo, que demonstraram um interesse nos cursos de prevenção e na campanha de mídia. Novamente o assunto Habilidades Parentais foi tratado com muita atenção.

Tivemos pequenas reuniões com outros nossos parceiros. Com Andrea Escobar, da OEA-CICAD, falamos sobre as necessidades da ISSUP Brasil em relação a campanha de mídia, e eles marcarão uma reunião nas próximas semanas para vermos os próximos passos.

Conversamos também com Mariano Montenegro, diretor do escritório do Plano Colombo para a América Latina e o Caribe no Chile, explicando sobre nossa vontade em termos cursos de UPC e UTC no Brasil e o Mariano se colocou à disposição para que possamos dar novos passos. Vamos marcar uma reunião para alinhar as estratégias com eles.

Durante um jantar oferecido pela ISSUP Global tivemos a oportunidade de descontrair e conhecer mais cada um dos capítulos nacionais. Descobrimos que muitas coisas estão sendo feita e muita coisa em sinergia, discutimos sobre a necessidade de aproximarmos ainda mais as informações para que possamos multiplicar os esforços.

 

Dia 3 – 21/04

Na parte da manhã, participamos das palestras focadas em uso de substâncias no trabalho. Foi discutido muito de como se devem criar os regimentos e quanto precisamos treinar as empresas para estarem prontas a colocar programas de prevenção em prática.

O presidente da União Ferroviária mostrou como foi a evolução da organização após começar a cuidar da saúde mental dos seus colaboradores. Algumas pessoas dividiram seus trabalhos e experiências no ambiente laboral.

No período da tarde, participamos do Encontro Regional ISSUP de Capítulos Nacionais, uma reunião para representantes de todos os Capítulos Nacionais de língua espanhola e portuguesa. A reunião deu aos Capítulos Nacionais a oportunidade de fazer networking e aprender com o trabalho e a experiência de outros Capítulos Nacionais da região. Os participantes puderam trocar experiências e conhecimentos e explorar formas de colaborar e planejar iniciativas conjuntas com outros capítulos nacionais e organizações parceiras internacionais.

Nessa reunião, a CICAD comentou sobre a necessidade de manter os membros unidos e a roda girando, levando a informação e o conhecimento aprendido neste tipo de evento, fazendo webinars de experiências diferentes, atrativas e que podem se relacionar com as necessidades.

Roberto Canay, que foi o moderador da reunião, ressaltou a necessidade de melhorar a capacidade científica dos membros dos capítulos, convidando-os para participar de cursos, eventos e demais ações que acontecem nos capítulos ou no mundo.

Abordou a questão de tentar aproximar ainda mais os capítulos, desenvolvendo projetos conjuntos que possam gerar bons resultados e também falou da importância de se pensar em diferentes estratégias de sustentabilidade.

O grupo discutiu sobre as necessidades de cada capítulo, mas o mais importante foi que cada capítulo pode se colocar à disposição para ajudar os próximos. Uma discussão muito calorosa sobre a necessidade de melhorarmos nossa comunicação para saber mais sobre uns e outros e sobre o que cada um está fazendo.

 

Resumo da Conferência, conforme a organização da mesma

Resumo da Conferência

“Durante uma semana realizaram-se sessões muito produtivas, com diferentes painéis onde foram debatidos temas de prevenção, qualidade do tratamento, alternativas ao encarceramento, estigmas, evidências científicas, entre outros. Ao mesmo tempo, as capacitações foram oferecidas por parceiros como a Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD), Plano Colombo, ISSUP Argentina e nas quais participaram congressitas de diversos países da Região. Reuniões como as do Consórcio de Universidades (ICUDDR), ITTC e Coalizões Comunitárias (CADCA) também foram realizadas. 

Foi uma semana de múltiplas aulas, espaços de encontro, diálogos, planos para o futuro; mas acima de tudo, a reafirmação do compromisso coletivo de continuar trabalhando pelas nossas comunidades, com a melhor qualidade e entrega possível.”

A ISSUP Brasil se sentiu honrada em poder participar desta conferência e contribuir com a experiência adquirida ao longo dos anos. A cada dia mais comprovamos a importância de abordagens baseadas em evidências científicas e que efetivamente funcionem para a prevenção do uso abusivo de drogas e temos consciência de que eventos como esse nos possibilitam a troca de experiências e nos capacitam a fazermos sempre mais e melhor no sentido de, pouco a pouco, multiplicarmos todo o conhecimento adquirido.

 

Veja outras fotos da Conferência