Drogas, incluindo tabaco e álcool, estão facilmente disponíveis para crianças e adolescentes. Como pais, vocês tem um grande impacto na decisão de seu filho de não usar drogas.
Muito provavelmente, as crianças no ensino fundamental 1 não começaram a usar álcool, tabaco ou qualquer outro tipo de droga. É por isso que esse é um bom momento para começar a falar sobre os perigos do uso de drogas. Prepare seu filho para um momento em que as drogas podem ser oferecidas.
A prevenção do abuso de drogas começa com os pais aprendendo a conversar com seus filhos sobre temas difíceis. Então, os programas oferecidos pela escola, esportes e outros grupos podem apoiar o que você começou.
A prevenção começa com os pais
Como pai, você tem um grande impacto na decisão de seu filho de não usar tabaco, álcool e outras drogas. Por isso:
- A prevenção começa quando você começa a falar e ouvir seu filho.
- Ajude seu filho a fazer boas escolhas e bons amigos.
- Ensine ao seu filho diferentes maneiras de dizer “Não!”
- Os pais são poderosos
Os pais são a influência mais forte que as crianças têm. Não há garantia de que seu filho não usará drogas, mas esse uso é muito menos provável de acontecer se você:
- Fornecer orientações e regras claras
- Passar tempo com seu filho
- Não usar tabaco ou outras drogas você mesmo, para servir de exemplo. Se você beber, faça-o com moderação e nunca dirija depois de beber.
- Que mensagens suas ações e palavras enviam para seu filho?
As crianças percebem como os pais usam álcool, tabaco e drogas em casa, na vida social e em outros relacionamentos. Isso inclui como os pais lidam com sentimentos fortes, emoções, estresse e até mesmo pequenas dores.
Ações falam mais alto que palavras. As crianças realmente percebem o que seus pais dizem e fazem e tomam para si o que acreditam ser melhor.
- A prevenção começa quando você começa a falar e a ouvir
Converse honestamente com seu filho sobre escolhas saudáveis e comportamentos de risco. Ouça o que seu filho tem a dizer. Faça disso um hábito, quanto mais cedo melhor!
- Aprenda os fatos sobre os efeitos nocivos das drogas
Converse com seu filho sobre os efeitos negativos que o álcool e as drogas teriam em seus cérebros e corpos e sua capacidade de aprender ou praticar esportes. Pergunte ao pediatra de seus filhos sobre os outros perigos do uso de drogas.
Como parte de suas conversas regulares sobre segurança, fale sobre evitar o uso de tabaco, álcool e drogas.
- Seja claro e consistente sobre as regras da família
Não importa o que outras famílias decidam; suas regras familiares mostram seus valores familiares. Corrija quaisquer crenças erradas que seu filho possa ter, como:
- “Todo mundo bebe”.
- “A maconha não dá em nada.”
- “O vape não faz tão mal assim.”
- “Mas beber é normal.”
- Evite programas de TV, filmes e videogames que glamourizem o tabaco, o álcool e as drogas
Sabemos como é difícil escapar dessas mensagens encontradas na música e na publicidade, por isso, discuta com seu filho a influência que essas mensagens têm sobre nós. Normalizar esse tipo de conteúdo faz com que ele não tenha um impacto no seu filho e ele passa a ser algo cotidiano e aceitável.
Assista ou ouça músicas com ele quando possível. Isso, além de fortalecer o vínculo familiar, também facilita que você mostre para os seus filhos as coisas que achou serem boas e as que achou ruins. Posteriormente, você também pode conversar com seu filho sobre o filme/música e refletir com ele sobre os ensinamentos que você já passou.
- Encontre tempo para fazer coisas juntos
Comer juntos em família é um bom momento para conversar e ficar sabendo sobre o que está acontecendo com seu filho na escola. Isso também fortalece os vínculos familiares e faz com que seu filho crie mais confiança em você e no que você diz.
- Fazendo escolhas inteligentes
É trabalho dos pais usar o amor e a experiência para corrigir erros e más escolhas, mas isso não deve ser feito de forma rígida demais. Já falamos aqui em nosso blog sobre as correções severas e como elas não funcionam para a prevenção e recuperação do seu filho.
Ao usar uma mistura de elogios e críticas, você pode corrigir o comportamento do seu filho sem dizer que ele é mau. Isso ajuda as crianças a construir autoconfiança e aprender a fazer escolhas saudáveis e seguras.
Com o tempo, fazer escolhas inteligentes por conta própria se tornará mais fácil. Deixe as crianças saberem que você se importa com elas e converse com elas sobre estarem seguras.
- Ajude seu filho a fazer boas escolhas e amizades
Um bom senso de autoestima e saber o que é certo e errado ajudará seu filho a dizer “não” para as drogas e outros comportamentos de risco. Ajude seu filho:
- Ao perceber seus esforços e sucessos
- Elogiando-o por coisas bem feitas e por fazer boas escolhas.
- Incentive amizades e interesses positivos
- Verifique se os amigos e vizinhos com quem seu filho passa o tempo são seguros e têm valores semelhantes aos seus
- Encontre maneiras de envolver seu filho em esportes, hobbies, clubes escolares e outras atividades. Essas geralmente são interações positivas que ajudam a desenvolver o caráter e levam a bons relacionamentos com os colegas.
- Procure atividades que você e seu filho ou toda a família possam fazer juntos.
- Ajude seu filho a aprender a importância de ser um indivíduo responsável e o que significa ser um amigo de verdade
As crianças precisam aprender que fazer algo que sabem que é errado não é uma boa maneira de se “encaixar” ou se sentir aceito pelos outros. Lembre seu filho que amigos de verdade não:
- Pedem aos amigos para fazer coisas arriscadas, como usar álcool, tabaco ou drogas
- Rejeitam amigos quando eles não quiserem fazer algo que sabem que é errado.
- Ajude seu filho a aprender maneiras diferentes de dizer “não!”
Ensine seu filho a responder a alguém oferecendo drogas. É muito mais fácil dizer “não” quando preparado com antecedência. Ajuda se você dramatizar e praticar. Dessa forma, torna-se natural fazer pelo menos um dos seguintes:
- Diga com firmeza: “Não!”
- Dê uma razão – “Não, obrigado, não estou a fim” ou “Não, meus pais ficariam muito bravos comigo”
- Sugira outra coisa para fazer, como assistir a um filme ou jogar um jogo
- Saia — vá para casa, vá para a aula, vá se juntar a outros amigos.
Fonte: Healthy Children