WiRED lança o módulo Parar de Beber pela Saúde

WiRED International lança uma ferramenta nova e importante para todos os membros da comunidade.

O que é dependência de álcool? Como é medido o consumo de álcool? Existe uma definição para “beber moderado”?

Para responder a essas e muitas outras perguntas, a WiRED International acabou de concluir o módulo Quitting Alcohol for Health, que explica:

  • Dependência de álcool
  • Consequências do consumo de álcool
  • Fatores que afetam o consumo de álcool (por exemplo, idade, sexo, histórico familiar)
  • Problemas de saúde e consumo de álcool
  • Doenças relacionadas ao álcool e lesões por quedas ou acidentes
  • Efeitos a longo prazo do álcool nos órgãos do corpo
  • Transtornos por uso de álcool e suas causas, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e prevenção

Lidar com a dependência de álcool é difícil e superar esse transtorno é muitas vezes um caminho longo e exigente. A dependência do álcool pode levar a sérios problemas de saúde, relacionamento, emprego e legais.

Embora este módulo tenha sido desenvolvido como uma ferramenta educacional para todos, é especialmente relevante para o importante trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS).

À medida que realizam seu trabalho em ambientes clínicos e de sala de aula, os trabalhadores da área da saúde (CHWS) provavelmente encontrarão pessoas dependentes de álcool.

O novo módulo irá equipar os ACSs da WiRED para reconhecer e compreender a dependência de álcool e conhecer estratégias gerais para orientar as pessoas dependentes de álcool para longe do álcool.

 

Sobre a WiRED International

A WiRED International é uma organização sem fins lucrativos dirigida por voluntários, que oferece educação médica e de saúde para regiões afetadas por conflitos e carentes desde 1997, além de fornecer programas, equipamentos (laptops, projetores, equipamentos solares, entre outros), instruções de saúde coordenadas e bibliotecas completas de treinamento em saúde.

Ao longo dos anos, a organização abriu instalações em 15 países, enquanto ONGs, escolas médicas e hospitais em muitos outros países adotaram seus programas de educação em saúde comunitária.

Os programas educacionais da WiRED são baseados em tecnologia e revisados ​​por pares. Desde a década de 1990, a organização armazenava programas em disquetes e CD-ROMs e hoje conta com a Internet e pendrives.

Programas completos de treinamento em saúde, usando computadores e projetores, podem ser operados em comunidades remotas inteiramente em equipamentos solares do tamanho de um mata-borrão de mesa.

Com essa tecnologia, as pessoas podem levar centenas de programas de treinamento além da rede para os lugares mais distantes. Isso abre a educação em saúde para pessoas que há muito foram esquecidas por outros programas.

Todos os recursos WiRED — online e em mídia portátil — são gratuitos para os usuários.

O Centro de Desenvolvimento e Distribuição de Programas de Educação em Saúde da WiRED oferece módulos de treinamento interativos gratuitamente online e para download em mídia portátil.

Esse Centro virtual, que extrai conteúdo intelectual e recursos de regiões de abundância, os processa para novos públicos e distribui essas informações para regiões de escassez.

Lançada em 2011, a biblioteca eletrônica com mais de 300 módulos de educação médica e de saúde permite que médicos e enfermeiros, pacientes, profissionais de saúde e comunidades abordem a prevenção e o tratamento de doenças infecciosas e não transmissíveis em áreas em desenvolvimento do mundo.

Todos os módulos de treinamento são desenvolvidos pela equipe de médicos, editores médicos, geradores de imagens e técnicos da WiRED International, juntamente com uma série de outros especialistas médicos. A equipe atualiza continuamente o material existente e cria novos módulos para fornecer uma rica fonte de informações sobre saúde.

São membros fundadores e fazem parte do Conselho de Administração e do Conselho Consultivo da organização, respectivamente, a Dra. Suellen Crano e o Dr. William Crano, parceiros e treinadores da Mobilização Freemind e ISSUP Brasil.

Se quiser saber mais sobre a WiRED, acesse o site. A maioria dos seus funcionários são voluntários e 95% de seus fundos – vindos da generosidade de indivíduos e de pequenas fundações – vão diretamente para a programação.

Apoie e ajude a divulgar esse trabalho tão importante. Na Biblioteca, você encontrará uma sessão voltada para os problemas de uso de substâncias.