O vereador Nelson Hossri protocolou uma Moção de Apelo ao Ministro da Saúde,
Luiz Henrique Mandetta, pedindo a intensificação das campanhas de conscientização e prevenção ao uso e abuso de álcool e drogas durante a gravidez. O objetivo das campanhas visa incentivar as discussões sobre o assunto, para minimizar os transtornos provocados pelo uso de drogas lícitas e ilícitas para a saúde dos bebês.
No dia 01 de julho de 2019, após uma palestra realizada, a moção foi elaborada no Plenarinho da Câmara Municipal de Campinas, ao final das atividades do vereador na 15ª Semana de Prevenção às Drogas.
Neste encontro, a psicóloga Renata Franco, especialista em Dependência Química, explicou que o álcool é uma das substâncias mais perigosas para o desenvolvimento do feto, aumentando o risco de aborto espontâneo e do parto prematuro.
O álcool pode gerar um atraso no crescimento e desenvolvimento psicomotor do bebê, podendo provocar problemas de hiperatividade, dificuldade de memorização, fala e coordenação.
No caso de drogas, como a maconha, ela atravessa a barreira da placenta e chega ao feto, podendo provocar alterações no desenvolvimento psicoafetivo. No consumo da cocaína, a droga irá produzir um retardamento intelectual do bebê, a má-formação e a síndrome de abstinência ao recém-nascido.
Para Hossri, a população nem sempre está informada sobre os riscos provocados pelo uso das drogas na gestação e, por isso, as campanhas de conscientização poderiam trazer resultados eficazes.
Fonte: Prefeitura de Campinas
http://www.campinas.sp.leg.br/comunicacao/noticias/2019/junho/nelson-hossri-pede-campanhas-de-prevencao-ao-uso-de-alcool-durante-gravidez