Uso abusivo de drogas em universidades

Basicamente, existem três coisas que parecem ter um impacto nas universidades:
1- Manter os pais envolvidos.
2- Tornar o álcool mais difícil de conseguir.
3- Certificar-se de que há atividades divertidas sem uso de álcool.

Na época em que os adolescentes de todos os países começam um novo capítulo em suas vidas – deixando a casa de seus pais para frequentar – ou, em muitos casos – retornar à faculdade  é que acontece uma transição importante em suas vidas, com o enfrentamento de novos e excitantes desafios, juntamente com algumas decisões difíceis e situações potencialmente arriscadas.

Embora a maioria das faculdades e universidades tenha estabelecido regras e regulamentações para restringir o uso de nicotina, o uso de bebidas perigosas e outras drogas, a aplicação dessas políticas é muitas vezes fraca ou irregular. E, do mesmo modo, muitas escolas não têm procedimentos adequados para identificar estudantes em risco de abuso ou dependência de substâncias e, subsequentemente, oferecer serviços àqueles que precisam.

Os pais devem garantir que os filhos adolescentes estejam cientes das regras da escola antes de partirem para a faculdade e falar sobre algumas das consequências que a escola tem para quebrar uma regra. Mesmo que os pais não tenham discutido consistentemente os riscos do uso de substâncias no passado com seus filhos, as breves discussões entre pais e filhos sobre suas expectativas podem ajudar a formar uma linha de base para um comportamento saudável na faculdade.

O que fazer quando seu filho sair para a faculdade

Abaixo estão algumas ações que os pais podem tomar quando seus filhos estiverem fora da escola:

-Deixe a universidade saber que você deseja ser informado se o adolescente estiver envolvido em um incidente relacionado ao álcool ou a outras drogas. Isso pode exigir o preenchimento de um formulário, dependendo da faculdade

-Se você é o principal detentor da conta de crédito ou débito do adolescente, fique de olho nos hábitos de consumo deles. Se ele / ela parece estar gastando uma quantia excessiva de dinheiro em restaurantes ou bares ou sacando muito dinheiro de caixas eletrônicos, pergunte sobre isso. Tenha conversas contínuas com seus filhos sobre suas notas ao longo do semestre. Se elas parecerem mais baixas do que você esperava, converse com elas sobre o que pode estar atrapalhando o tempo suficiente para estudar.

-Evite colocar pressão indevida em seus filhos; muitos recorrem ao uso indevido de medicamentos controlados e viciantes (como estimulantes) para se manterem acordados, manter a atenção e melhorar o desempenho escolar

-Comunique-se regularmente com seu filho adolescente – e continue a discutir as tentações e riscos de usar nicotina, álcool e drogas

-Esteja atento a sinais de estresse extremo e problemas de saúde mental, incluindo depressão e ansiedade, que frequentemente predizem ou ocorrem com o abuso de substâncias.

-Obtenha ajuda profissional se seu filho adolescente estiver apresentando sinais ou sintomas de dependência

-Também é importante reconhecer que as políticas relacionadas a substâncias variam consideravelmente entre faculdades e universidades. A CASA Columbia desenvolveu 10 itens de ação-chave que as faculdades e universidades podem adotar para prevenir e reduzir o abuso e o vício em substâncias psicoativas. Essa lista pode ser útil para pais que desejam entender como as políticas escolares de seus filhos se adaptam quando se trata de evitar o abuso de substâncias no campus:

10 Ações-chave para faculdades e universidades para prevenir e reduzir o abuso de substâncias por estudantes

-Defina políticas claras e consistentes de uso de substâncias e consequências de violações.

-Proibição de fumar; proibir anúncios de álcool e tabaco, patrocínios e promoções no campus; proibir o álcool em dormitórios, nas áreas mais comuns, em festas estudantis no campus e em eventos esportivos universitários.

-Examine todos os alunos quanto a problemas de uso de substâncias; forneça intervenções direcionadas para estudantes de alto risco e em momentos de alto risco; forneça intervenções e tratamento necessários.

-Realize aulas de estudantes e exames de segunda a sexta-feira para reduzir o abuso de substâncias no fim de semana.

-Eduque professores, funcionários, alunos, pais e ex-alunos sobre o abuso de substâncias e envolva-os em atividades de prevenção.

-Envolva os alunos em cursos de aprendizado de serviço e serviço comunitário, que estejam associados ao uso reduzido de substâncias.

-Ofereça oportunidades recreativas livres de substâncias.

-Inclua nos currículos acadêmicos informações sobre abuso e dependência de substâncias.

-Envolva os parceiros da comunidade na prevenção, fiscalização, intervenções e tratamento.

-Monitore as taxas e as consequências do uso de substâncias pelos alunos, avalie e melhore os programas e serviços.

 

Fonte: https://www.centeronaddiction.org/the-buzz-blog/college-preventing-and-reducing-substance-abuse-campus

http://www.ncaa.org/sites/default/files/Substance%20Abuse%20Prevention%20Tool%20Kit_WEB_20170720.PDF