Um agradecimento à vida do Dr. Alberto José de Araújo

O dia 07 de setembro de 2021 ficou marcado, na história do Freemind, como o dia em que um grande amigo e colaborador nos deixou. Às 08h30, partia o Dr. Alberto José de Araújo, presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira e um dos mais importantes líderes da luta antitabágica dos últimos 40 anos.

Participou nos Congressos Freemind de 2016 e 2019 e trouxe uma brilhante contribuição ao abordar os temas: “Drogas Lícitas: Álcool, Cigarro e Medicamentos: perigo ou prazer?” e “Os desafios nas novas formas de consumo de tabaco: legislação, prevenção e tratamento”. Deixou, com sua simplicidade e a mais profunda experiência, um legado de ações que continuarão inspirando gerações.

Dr. Alberto era graduado pela Faculdade de Medicina-UFRJ (1979), com mestrado (2000) e doutorado (2008) no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, especialista em Medicina do Trabalho pela UFF (1995) e em Medicina Social e Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ (1982). Fellow in Environmental and Occupational Medicine by the Mount Sinai School of Medicine, NY (2000) e Tabagismo pela Escola de Pós-Graduação da PUC-Rio, foi coordenador do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) ligado ao Instituto de Doenças do Tórax (IDT) e ao HUCFF/UFRJ.

Além da Comissão de Combate ao Tabagismo da AMB, presidiu a Comissão Científica da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e da SOPTERJ. Foi membro da Comissão de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Grupo de Trabalho sobre Drogas Lícitas e Ilícitas do CREMERJ.

Ainda atuou como consultor e revisor Ad Hoc das Revistas de Psicologia da UNB, do Caderno de Saúde Pública e da Revista Ciência e Saúde Coletiva da ENSP/Fiocruz, do Jornal Brasileiro de Pneumologia da SBPT; da Revista Brasileira de Cancerologia e da Physis – Revista de Saúde Coletiva.

Também era escritor do gênero literário poesia e contos, tendo publicado livros pela Amazon.com.

O Freemind e a ISSUP Brasil se despedem deste homem grande e generoso em todas as suas ações, agradecendo a Deus a oportunidade de ter convivido com ele ao longo destes anos e manifesta sua solidariedade à família.

E, como um último presente do Dr. Alberto, compartilhamos aqui um dos poemas de sua autoria e que fala muito sobre ele mesmo: um ser de luz! Aproveitem a leitura.

Reflete a Luz que Recebestes

Alberto Araújo

Como há dias nublados ou coloridos em luzes, há também noites de luzes estreladas e aquelas de penumbras.
Cada um de nós tem a capacidade de brilhar, e transformar as noites sombrias em alegres madrigais e, de pintar os dias cinzentos em aquarela.
Mas, doutor, indagam-me os pacientes, “não sei o que fazer”. Então lhes explico que tudo o que precisamos fazer é acreditar que toda mudança começa dentro de você, e crer que o milagre da vida se opera em você.
Os dias nublados não são para sempre – tal como as tormentas – e mesmo nesse cinza você pode fazer acontecer e ter um dia cheio de cores.
Abra a janela de tua alma em um grande sorriso para o teu mundo voltar a brilhar, curtir e demonstrar (a ti e não aos outros) que és um ser de luz, e que deves refletir esta luz que recebestes, tal como a lua ilumina a noite, com a luz do sol que lhe inundou o dia.

 

Leia outros poemas de AjAraújo em: https://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/index.php?uid=8346  © Luso-Poemas