Hoje estamos trazendo a introdução de um estudo publicado no site da Frontiers in Psychology que explorou a relação entre o trabalho emocional, o capital psicológico e a saúde mental através de um questionário com 411 professores de pré-escola da China.
Nele, se constata que a saúde mental é crucial para a qualidade dos professores, uma vez que ela tem um forte efeito nos alunos e até mesmo em todo o campo da educação (Kovess-Masfety et al., 2007 ; Harding et al., 2019).
Boa saúde mental refere-se a um indivíduo sem doença mental e com emoções, psicologia ou traços positivos, permitindo que o indivíduo se sinta seguro em suas relações físicas, psicológicas e sociais (Diener e Seligman, 2002 ; Seligman, 2003 ; Keyes, 2005).
As crianças pequenas têm traços específicos de infantilismo cognitivo, má regulação emocional e baixa socialização, que são as razões para a particularidade e alta pressão do trabalho dos professores de pré-escola.
Os professores devem atender aos atuais requisitos urgentes de desenvolvimento da educação pré-escolar na China.
Além disso, a imensa pressão de trabalho e os desafios que colocam em risco a saúde física e mental dos professores da pré-escola afetam a qualidade de vida e o nível de comprometimento desses professores com seu trabalho e podem afetar profundamente o desenvolvimento de crianças pequenas (Buettner et al., 2016 ; Edward, 2016 ; Jeon et al., 2019).
Consequentemente, os fatores que afetam a saúde mental dos professores de pré-escola e os mecanismos por trás desses efeitos devem ser investigados para determinar como a saúde mental dos professores de pré-escola pode ser melhorada e, assim, promover o desenvolvimento integral da educação pré-escolar.
Trabalho emocional
Muitos fatores afetam a saúde mental de professores de pré-escola, e vários estudos relataram que o trabalho emocional é um fator crucial que afeta a saúde mental (Liu et al., 2004 ; McLean e Connor, 2015 ; Katz et al., 2016).
O trabalho emocional é o terceiro tipo de trabalho, além do trabalho físico e do trabalho intelectual, e refere-se ao gerenciamento emocional que um indivíduo deve realizar para exibir uma expressão facial ou física aceitável em um contexto de trabalho para ganhar uma recompensa (Hochschild, 1979 ; Brotheridge e Grandey, 2002 ; Grandey, 2003).
Alguns estudos argumentam que o trabalho emocional é realizado por meio de três estratégias:
- Atuação superficial, que se refere apenas à regulação de expressões e comportamentos para se adequar aos requisitos de uma organização, mas não envolve uma mudança nos sentimentos internos e, portanto, é um disfarce
- Expressão de emoções naturalmente sentidas, em que o trabalho emocional é conduzido automaticamente e as emoções são reveladas naturalmente e sem a necessidade de esforço consciente
- Atuação profunda, na qual o indivíduo administra seu estado emocional por meio do pensamento ativo.
Pesquisadores demonstraram os efeitos negativos do trabalho emocional sobre a saúde mental (Kim et al., 2017 ; Han et al., 2018) e alguns estudos mostraram ainda que a ação superficial afeta negativamente a saúde mental ( Mann e Cowburn, 2005 ; Mesmer-Magnus et al., 2012 ).
Para professores de pré-escola, o trabalho emocional tem características de longa duração, alta intensidade, interações emocionais diversas e esforço meticuloso ( Yin e Lee, 2012 ; Zhang et al., 2020 ); consequentemente, o efeito do trabalho emocional na saúde mental de professores de pré-escola deve ser investigado para determinar se algum mediador afeta essa relação.
Capital psicológico
Durante o trabalho, funcionários com capital psicológico positivo normalmente apresentam maior positividade no trabalho, o que tem um efeito positivo em sua saúde física e mental (Lee et al., 2016 ; Idris e Manganaro, 2017).
O capital psicológico é um tipo de estado psicológico positivo experimentado durante o crescimento e desenvolvimento que fornece ao indivíduo suporte emocional e energia psicológica e pode enfraquecer os efeitos adversos das emoções negativas, afetando positivamente o desenvolvimento do indivíduo (Luthans et al., 2007a ; Ke et al., 2009).
Assim, Luthans et ai. (2007b), definiram que existem quatro dimensões para o capital psicológico:
- Autoeficácia, que é a confiança para empreender e investir o esforço necessário para completar tarefas desafiadoras;
- Otimismo, que é ter esperança em relação ao trabalho atual e manter uma atitude de positividade em relação ao sucesso futuro
- Esperança, que é a crença de que o sucesso pode ser obtido por meio de trabalho árduo contínuo em direção às metas
- Resiliência, que são os traços de caráter de perseverança e recuperação diante de problemas e adversidades para alcançar o sucesso.
Alguns estudos relataram que indivíduos com capital psicológico mais estável têm melhor saúde mental, indicando que o capital psicológico tem um efeito positivo na saúde mental ( Psilopanagioti et al., 2012 ; Krasikova et al., 2015 ;Liu et al., 2015 ).
Portanto, o presente estudo levantou a hipótese de que o capital psicológico é um mediador que vale a pena considerar e, em termos de trabalho emocional, aumentar o capital psicológico dos professores de pré-escola afetará positivamente sua saúde mental.
Se você ficou interessado no assunto e quer ler esse estudo na íntegra, acesse: Frontiers.
Fonte: Frontiers