Iniciada no dia 25 de agosto de 2022, a Semana de Prevenção às Drogas na cidade de Santarém / PA trouxe o tema: “Estamos juntos contra as drogas: uma luta de todos”.
Promovido pela Prefeitura de Santarém, com realização da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a parceria com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (CMPD), a semana é uma parceria com o Ministério Público do Pará, a Consultoria e Assessoria Educacional do Pará (Coned PA), e a Câmara de Vereadores.
Durante a semana foram realizadas blitz, palestras, o II Simpósio intersetorial de Prevenção às Drogas – que já havia tido sua primeira edição em 2019 – e uma caminhada até a Praça Tiradentes.
A caminhada contou com a presença da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e seus serviços, Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT), de Educação (Semed), membros do Conselho de Políticas Sobre Drogas (CMPD), CAPSD, CPS I e um pelotão da Polícia Militar. A caminhada levou mensagens e informações acerca do tema.
De acordo com a coordenadoria de prevenção da Prefeitura Municipal de Santarém, o álcool é o tipo de produto mais consumido na cidade, seguido por maconha, crack e cocaína.
“A semana acontece em cumprimento à lei de prevenção às drogas. Durante o segundo simpósio o próprio conselho e as instituições que compõem o conselho se apresentaram e falaram sobre a atribuição e as políticas públicas voltadas a esta temática. Foi o momento de mostrar para toda a rede de apoio os tipos de drogas que estão em evidência e de que forma vamos atuar nesse combate e prevenção”, destacou o Presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Glauber Mota.
No II Simpósio, considerando essa grave problemática, foi trabalhada a importância das ações de prevenção e tratamento do uso de drogas que não devem se pautar apenas em uma via repressora, condenando e/ou culpabilizando os usuários e sim, em ações que se voltem para a questão dos determinantes sociais, fortalecendo os fatores de proteção e minimizando os fatores de riscos que produzem vulnerabilidades psicossociais e que estão na base do uso problemático de drogas.
O evento contou com nomes importantes como Paulo Martelli, coordenador da Mobilização Freemind e presidente da Associação ISSUP Brasil, o juiz Flávio Oliveira Lauande, da Vara de Execução de Penas Privativas de Liberdade de Santarém (PA); o promotor de Justiça titular da 5ª Promotoria de Justiça do Juri e Entorpecentes, Diego Libardi Rodrigues; Edwin Júnior Araújo da Silva, Presidente do Conselho Estadual sobre Drogas SEJUDH e Secretário da Comissão de Prevenção às Drogas da ALEPA.
Edwin Júnior Araújo da Silva destacou que esse é um momento muito importante da política em que o sistema estadual de políticas sobre drogas se mostra efetivo. “É um sistema que foi instituído em 2009, e integra a nossa rede psicossocial e todos aqueles que trabalham no intuito de ofertar tratamento para essa população que é dependente química. Nós temos uma rede formada em Santarém na região, no estado do Pará, no Brasil, em que oportuniza para essa população tratamento de diversas frentes”, destacou o presidente.
“Foi uma semana para capacitar toda a rede de serviços, a assistência social, CAPS AD, Saúde, Educação, para podermos combater, prevenir e, principalmente, proteger nossas crianças e adolescentes, nessa demanda que são as drogas no nosso meio. Nós, profissionais, precisamos estar preparados sobre como orientar, como falar sobre essa temática que são as drogas. Agradecemos a todos que estiveram apoiando essa semana que alcançou o seu principal objetivo”, avaliou Glauber Mota, presidente do CMPD.
“Encerramos a programação com inúmeros conhecimentos adquiridos pelos membros que compõem a rede socioassistencial do município e vivências compartilhadas com a comunidade que precisam caminhar juntos na proteção de crianças e adolescentes contra este mal tão devastador que são as drogas. Essa sempre será uma luta de todos”, avaliou Sandra Santana, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.
O Freemind e a Associação ISSUP Brasil sentem-se honrados por terem sido convidados a participar e parabenizam toda a equipe pela organização e realização de tão importante evento, em especial o Presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Glauber Mota, importante e incansável parceiro do Freemind nas atividades de Prevenção aos danos causados pelo uso de drogas.
Fonte: Prefeitura de Santarém