Recursos de prevenção para pais

As crianças são o nosso maior recurso e, para mantê-las saudáveis, os pais precisam trabalhar para evitar que as crianças se envolvam em atividades que sejam imediatamente perigosas ou que tenham consequências que possam limitar seriamente suas vidas no futuro.

Como pai, você tem um grande impacto na decisão de seu filho de não usar drogas, álcool ou tabaco. Por isso, desenvolver uma boa comunicação entre pais e crianças/adolescentes pode ajudar a detectar problemas cedo, apoiar o comportamento positivo e ficar atento ao que está acontecendo na vida de seus filhos.

 

Por que os adolescentes podem beber e usar substâncias

Para estar melhor preparado para conversar com seu filho/adolescente sobre os riscos do uso de substâncias, é importante entender por que seu filho pode decidir beber ou usar substâncias:

  • Para se encaixar: Sentimentos de ser um estranho e querer ser incluído e apreciado pelos outros são pronunciados durante a adolescência. Se as pessoas com quem seu filho está saindo estão bebendo ou usando substâncias, ele pode sentir que precisa participar também ou corre o risco de ser deixado de fora.
  • Para socializar: Alguns adolescentes usam drogas e álcool para superar inseguranças, baixar a guarda ou se sentir socialmente confiantes.
  • Transições de vida: Períodos de transição na vida dos adolescentes, como mudança, divórcio dos pais, puberdade, mudança de escola ou doença e morte na família, podem se tornar um momento de confusão, levando alguns a tentar encontrar conforto no álcool ou nas drogas.
  • Dor emocional ou psicológica: Solidão, trauma, baixa autoestima, depressão, transtorno de ansiedade e outros problemas de saúde mental são comumente associados ao uso de substâncias por adolescentes.

 

Dê aos seus filhos informações sobre drogas, álcool, tabaco, perda de peso, sexo inseguro, etc. 

As crianças e os adolescentes precisam que você lhes dê informações. Se eles não obtiverem a informação dos pais, eles a obterão de fontes muito menos confiáveis ​​– seus colegas, TV, filmes e outros portadores de desinformação. Você provavelmente terá que se educar sobre esses tópicos para fazer isso.

A melhor maneira de dar informações aos jovens é responder às suas perguntas. Se eles não vierem até você com perguntas, faça-lhes perguntas. Por exemplo, você pode perguntar se seus amigos têm problemas com drogas, álcool, gangues, etc.

Ouça-os antes de dar informações e lembre-se: menos é mais – apenas dê a eles um pouco de informação, a menos que eles peçam mais.

Tente ser razoável ao dar informações aos seus filhos. Por exemplo, dê-lhes apenas fatos sobre as drogas. Se você ameaçar seus filhos ou assustá-los desnecessariamente, eles podem não confiar em seu julgamento. É difícil ficar relaxado ao falar sobre um assunto que tem tanto perigo potencial; mas se você puder relaxar, seus filhos podem estar mais dispostos a ouvir.

 

Estratégias para manter seus filhos seguros

Não há garantia de que seu filho não usará substâncias, mas existem estratégias de prevenção para manter seu filho seguro e saudável. Abaixo estão algumas coisas que os pais podem fazer para evitar o vício:

  1. Fale cedo e com frequência: Discuta os riscos do uso de substâncias desde cedo.
  2. Apoie atividades saudáveis: As crianças se saem melhor quando estão ocupadas e se sentem parte de uma comunidade.
  3. Defina expectativas claras: Deixe claro que você espera que eles não usem drogas, álcool ou tabaco.
  4. Pratique habilidades de recusa: Pratique respostas que seus filhos podem usar quando lhe oferecem uma bebida ou drogas, como: “Não, obrigado, tenho um compromisso importante amanhã”. Ou “Não quero, mas vou tomar um refrigerante/água”.
  5. Estabeleça consequências claras: Em vez de dizer “você terá problemas”, diga “Se você usar álcool/drogas, a consequência será ____”.
  6. Seja um pai, não um amigo: Pode ser tentador ser o melhor amigo de seu filho/adolescente, mas seu filho precisa de um pai, não de outro amigo.
  7. Não forneça álcool ou drogas: O uso de substâncias por adolescentes é perigoso, não importa onde ocorra. Se você mesmo oferece drogas a ele, como ele vai recusar quando os amigos o oferecerem também? É comum em casa, por que não seria fora dela?
  8. Preste muita atenção: Mantenha-se envolvido na vida de seus filhos e construa relacionamentos com outros pais em sua comunidade.
  9. Arranje tempo para a família: Se o seu relacionamento com seu filho for forte, é mais provável que ele venha até você para pedir conselhos ou apoio.
  10. Faça-o priorizar o sono: Dormir o suficiente é fundamental para uma boa saúde mental e física e isso o ajudará a se blindar contra transtornos e situações que levem ao uso de substâncias.
  11. Ajude seu filho com um plano de fuga: Crie um código secreto que ele possa enviar por mensagem para ser imediatamente pego por um adulto e sair da situação.
  12. Interfira: Se você acha que seu filho pode estar lutando com o uso de substâncias, não espere algo acontecer para encontrar ajuda. Procure profissionais e programas de tratamento funcionais.
  13. Não desista quando seu filho e você se desconectarem temporariamente: Às vezes, perdemos nossa conexão com nossos filhos e, quando isso acontecer, não se esqueça de que seu filho espera que você volte para ele. Ele quer você. Tente fazer algo divertido, não fale sobre assuntos difíceis, obtenha ajuda para si mesmo para que fique renovado, vá atrás dele e tente resolver as diferenças entre vocês.
  14. Ajude-o a expressar suas emoções: As crianças, assim como todos nós, têm emoções e, quanto mais eles puderem mostrar a você como se sentem, mais próximo você ficará e mais felizes seus filhos serão.

 

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Apareça no Congresso Freemind!

Ficou interessado no assunto? Não perca o 7º Congresso Internacional Freemind! O evento acontecerá ao longo dos dias 15, 16, 17 e 18 de junho de 2022, em Campinas/SP, no conhecido Centro de Exposições Expo Dom Pedro.

Este tema será abordado pela Dra. Zila Sanches que é professora do departamento de medicina preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e do comitê internacional de diretrizes de prevenção da UNODC (Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime).

Além dela, estaremos com muitos outros palestrantes nacionais e internacionais que abordarão diversos temas sobre a prevenção do uso de drogas durante os 4 dias de Congresso e você não pode perder!

Corre no nosso site para garantir o seu ingresso com um desconto especial até o dia 30 de abril!

Fonte:   Departamento de Programas de Drogas e Álcool e Community Tool Box