Participar do Congresso Internacional Freemind 2024 é uma oportunidade única para profissionais, acadêmicos e pesquisadores se conectarem com líderes globais em saúde mental e prevenção de dependências.
A Professora Fernanda Dal’Maso Camera utilizou o Congresso Internacional Freemind para ampliar seu networking, o que lhe permitiu alcançar voos mais longos ao compartilhar conhecimentos e estratégias de saúde pública com especialistas globais, fortalecendo ainda mais sua atuação no campo da prevenção de dependências.
Assim como a professora Fernanda Dal’Maso Camera, que representou a URI Erechim em um evento internacional na Grécia, os participantes do Freemind têm a chance de apresentar seus trabalhos, compartilhar conhecimentos e discutir estratégias de saúde pública com especialistas de todo o mundo.
Esse tipo de networking não só amplia o impacto de iniciativas locais, mas também fortalece a cooperação internacional, permitindo o intercâmbio de ideias e a criação de colaborações que podem transformar o campo da prevenção e tratamento de dependências.
Vejamos o relato de sua participação na Grécia.
A professora Fernanda Dal’Maso Camera, docente do Curso de Fisioterapia e coordenadora do Programa PREV Drogas da Escola Básica da URI Erechim, apresentou o Programa em um evento global que aconteceu em Thessaloniki, na Grécia, de 24 a 28 de junho de 2024.
O evento, intitulado “A Arte de Curar: Uma nova era na prevenção do uso de substâncias, redução de danos, tratamento e apoio à recuperação“, foi organizado pela Sociedade Internacional de Profissionais de Uso de Substâncias (ISSUP), Centros de Prevenção e Dependência, e pelo Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Procura de Drogas (ICUDDR) e reuniu profissionais de diferentes áreas, gestores e pesquisadores do mundo todo.
Durante toda a programação do evento, foram discutidos assuntos desde o trabalho de profissionais e pesquisadores até formuladores de políticas e instituições de ensino superior dedicadas à prevenção de dependência, tratamento e intervenções de saúde pública.
A professora Fernanda, integrante da ISSUP, também representou a universidade, pois a URI Erechim é a 3ª universidade brasileira a aderir ao Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Demanda de Drogas (ICUDDR) e a 10 universidade comunitária brasileira a participar desta rede global de universidades dedicadas a promover o campo da prevenção, tratamento e recuperação do uso de substâncias. O consórcio reúne instituições acadêmicas de todo o mundo para colaborar, compartilhar conhecimento e aumentar a capacidade de educadores, pesquisadores e profissionais no campo dos estudos de prevenção de dependência.
Segundo a professora, “a adesão ao Consórcio alinha-se perfeitamente com o compromisso com a excelência acadêmica e o aprimoramento da sociedade, uma vez que os transtornos por uso de substâncias afetam indivíduos e comunidades em todo o mundo, e o envolvimento da universidade pode ter um impacto significativo na abordagem desse desafio de saúde pública.
Este trabalho é um projeto de extensão institucionalizado do Curso de Fisioterapia, o qual a professora Fernanda foi a idealizadora. Afirmou que “apresentar o trabalho em um evento como este foi sensacional, pois pude, além de mostrar os nossos dados que corroboram com os dados da literatura científica, também discutir estratégias de saúde pública com diferentes profissionais e pesquisadores do mundo. A participação neste evento internacional foi um reconhecimento ao nosso programa de prevenção”, concluiu.
Faça agora mesmo sua inscrição e aproveite o desconto de 75% no primeiro lote (até 31/07)!