A professora Fernanda Dal’Maso Camera, docente do Curso de Fisioterapia e coordenadora do Programa PREVDROGAS da Escola Básica da URI Erechim, foi selecionada para apresentar o trabalho em um evento global que acontecerá em Thessaloniki, na Grécia, de 24 a 28 de junho de 2024.
O evento, intitulado “A Arte de Curar: Uma nova era na prevenção do uso de substâncias, redução de danos, tratamento e apoio à recuperação”, é organizado pela Sociedade Internacional de Profissionais de Uso de Substâncias (ISSUP), Centros de Prevenção e Dependência, e pelo Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Procura de Drogas (ICUDDR).
A iniciativa pretende abordar diversos interesses, divididos em quatro eixos, desde profissionais e pesquisadores até formuladores de políticas e instituições de ensino superior dedicadas à prevenção de dependência, tratamento e intervenções de saúde pública. A Professora Fernanda apresentará o Programa PREVDROGAS, que visa informar, orientar e prevenir o consumo de drogas entre estudantes, promovendo debates, diálogos entre professores, alunos e pais, além de estimular a participação crítica dos alunos e oferecer projetos relacionados ao tema.
“A prevenção ao uso de drogas é um diálogo diário e constante com os estudantes, possibilitado pelo apoio da escola e das famílias”, destacou a professora Fernanda. “A participação no evento internacional é um reconhecimento do programa e uma oportunidade de compartilhar experiências e boas práticas com outras entidades interessadas na implementação de medidas preventivas.”
Sobre a apresentação do trabalho internacionalmente, o professor Edenir Serafini, diretor da Escola Básica, afirmou que “é um reconhecimento e o resultado de um projeto que tem propósito de vida e que precisa ganhar maior visibilidade afim de servir de exemplo a demais entidades que vislumbrem a implementação, bem como ganhar força e mostrar a importância de enfrentarmos este desafio.”
O evento promete ser uma oportunidade única para aprendizado, formação e sensibilização dos profissionais envolvidos com o tema, consolidando um importante espaço de troca de conhecimento e fortalecimento das ações de prevenção às drogas em âmbito global.
A Professora Fernanda Dal’Maso Camera
Nos dias 27 a 29 de novembro de 2023, a Professora Fernanda participou de um Workshop sobre Prevenção nas Escolas e Comunidades, ministrado por Matej Košir, do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Eslovênia, onde pode atualizar-se e trocar experiências com profissionais da saúde, educação e da Guarda Municipal de São José dos Campos.
Pelo segundo ano seguido, a Professora Fernanda participou como palestrante no Congresso Internacional Freemind e, em 2023 esteve no painel temático de Implementações – Projetos de Prevenção Baseados em Evidências Científicas, onde ministrou a palestra sobre o Programa PREVDROGAS da Escola de Educação Básica da URI Erechim. Apresentou todo trabalho que vem sendo realizado na escola há mais de 4 anos, em parceria com Dr. João Paulo Becker Lotufo, mais conhecido como Dr. Bartô, médico pediatra da USP/São Paulo.
Segundo a professora, “participar de um evento internacional como a FREEMIND foi de extrema importância, pois tive a oportunidade de apresentar o programa que desenvolvemos aqui na escola da URI, o qual tem tido uma ótima visibilidade por parte da escola, dos estudantes e das famílias. Isso é muito bom, pois aproxima os adolescentes da escola e das famílias. Além disso, todo o trabalho que realizamos está embasado em evidências científicas, o que contribui para o crescimento das ações educativas no contexto escolar da nossa escola”. A Professora Fernanda é coordenadora do Programa PREVDROGAS da Escola Básica da URI Erechim e do Mestrado Integral à Saúde da URI Erechim (PPGAIS), a qual realiza pesquisas na área de prevenção às drogas.
Também foi no 8º Congresso Internacional Freemind que a Professora Fernanda participou de uma palestra do ICUDDR – Consórcio Internacional de Universidades para a Redução da Demanda de Drogas (ICUDDR).
O ICUDDR é uma rede global de universidades dedicadas a promover o campo da prevenção, tratamento e recuperação do uso de substâncias. O consórcio reúne instituições acadêmicas de todo o mundo para colaborar, compartilhar conhecimento e aumentar a capacidade de educadores, pesquisadores e profissionais no campo dos estudos de dependência. Foi nessa palestra que soube do evento na Grécia e teve a ideia de inscrever o Programa PREVDROGAS.
O Freemind parabeniza a Professora Fernanda Dal’Maso Camera por seu importante trabalho conciliando as áreas da educação, da saúde e da prevenção. Nossa missão é capacitar indivíduos a apoiarem uns aos outros, criando uma rede de colaboração entre diversos agentes engajados na prevenção do uso de substâncias. O foco está em conectar e fortalecer a comunidade de profissionais, voluntários e organizações que trabalham juntos para promover a prevenção como um elemento chave na saúde pública e bem-estar social.
O Programa PREVDROGAS
A Escola de Educação Básica da URI há mais de 5 anos participa de um grande projeto que foi idealizado pela Profª. Fernanda Dal’Maso Camera, docente do Curso de Fisioterapia, em parceria com o projeto do Dr. Bartô e Doutores da Saúde da USP/SP. Esse projeto visa trabalhar nas escolas de ensino fundamental II a prevenção do consumo de álcool e drogas.
O projeto prevê a realização, de forma contínua e permanente, de atividades como: palestras sobre álcool e diferentes tipos de drogas desde a conceituação até os danos causados na saúde, orientações de como prevenir o consumo, diálogos com os alunos promovendo um momento de aproximação da escola e os estudantes, bem como incentivando os alunos a conversarem com suas famílias a respeito, palestras aos pais ou responsáveis, entre outras. Todas as atividades desenvolvidas no projeto são pensadas e elaboradas conforme a faixa etária dos alunos.
A professora Fernanda relatou que este trabalho só está sendo possível porque a direção e as coordenações dos 6º aos 9º anos da escola acolheram a ideia e sabem do quanto trabalhar temáticas como essa com os estudantes e as famílias é de extrema importância e auxilia diretamente no desenvolvimento pessoal e escolar dos alunos. Ressalta, ainda, que prevenir é evitar que algo aconteça e, para isso, é preciso um trabalho em equipe entre escola e família, onde juntos se possa pensar, dialogar, trocar ideias e refletir, buscando sempre o melhor para os alunos. Conforme estudos científicos, a intervenção, tanto familiar quanto escolar, relacionada às drogas, deve acontecer cada vez mais cedo, evitando, assim, o consumo.
Em 31 de outubro de 2023, a URI Erechim homenageou os acadêmicos e professores que foram destaque no XXIX Seminário Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (SIICTec) e no XXI Seminário Institucional de Extensão (SIEx), ocorridos no dia 26 de outubro, na URI Santiago.
Dos 15 prêmios concedidos pela Universidade, oito foram conquistados por professores e bolsistas do Campus de Erechim e o artigo de extensão premiado como o melhor na área da Saúde foi o PREVDROGAS: Extensão Universitária na Prevenção do Consumo de Drogas Lícitas, desenvolvido pelo bolsista Mateus Vancin de Oliveira e orientado pela Professora Fernanda Dal Maso Camera.
O Programa PREVDROGAS hoje
Agora em abril de 2024, a Escola da URI Erechim deu início ao Programa PREVDROGAS com a participação dos alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio. O encontro contou com a presença do Pneumologista e Professor do Curso de Medicina da Universidade, Leandro Gritti, e a Fisioterapeuta e professora do Curso de Fisioterapia, Fernanda Camera. Enfatizaram as drogas que vitimam, principalmente os adolescentes submissos às exigências expostas pela sociedade no geral.
Partindo com a exposição de drogas conhecidas como a cocaína e o crack, expuseram que apresentam um forte potencial de dependência, grandes danos pulmonares como a tosse com catarro e sangue, pneumonia, maior risco de tuberculose, febre, dentre outros. Verdadeiramente, “ter saúde é uma escolha”, afirmou o médico Leandro Gritti.
Para adentrar neste mundo da drogadição existem várias formas, como fazendo uso de produtos fumígenos, e na atualidade, o vape (cigarro eletrônico) principalmente. Esse possui 50x mais nicotina do que os cigarros comuns. O câncer de pulmão manifesta-se ainda mais cedo, trazendo consigo a impotência sexual, necrose dos membros, algumas das consequências tratadas pelo especialista.
Essa foi a primeira atividade do Programa PREVDROGAS, iniciado há cinco anos, quando esses mesmos alunos estavam ainda no ensino fundamental.