Porque a prevenção é tão importante?

A adolescência é um período de desenvolvimento. Nessa fase os jovens estão expostos a novas ideias e comportamentos ao se relacionarem com indivíduos e organizações além daquelas encontradas na infância.

É um momento para “experimentar” as funções e responsabilidades dos adultos. É também um momento em que a “plasticidade” e maleabilidade do cérebro adolescente sugerem que, assim como a infância, esse período de desenvolvimento é um momento em que as intervenções podem reforçar ou alterar as experiências anteriores.

O desejo de assumir funções de adultos e de se tornar mais independente em um momento em que mudanças significativas estão ocorrendo no cérebro do adolescente também cria um momento potencialmente propício para decisões mal tomadas e envolvimento em comportamentos potencialmente prejudiciais, tais como os comportamentos sexuais de risco, fumar e beber, negligência na condução de veículos e uso de drogas.

O abuso de substâncias e comportamentos desequilibrados de colegas, bem como a rejeição deles, são influências significativas sobre o comportamento saudável, embora a influência dos pais continue a ser significativa.

Atitudes saudáveis relacionadas a substâncias e crenças normativas sociais seguras também são importantes fatores de proteção contra o uso de drogas. Boas habilidades sociais e saúde mental e emocional resistentes continuam a ser um fator protetor essencial ao longo da adolescência.

Treinamento de prevenção baseado em habilidades pessoais e sociais e em influência social

Programas de prevenção baseados em habilidades dão aos adolescentes a oportunidade de aprender e praticar uma série de habilidades pessoais e sociais.

Durante programas de prevenção baseados em habilidades, professores treinados envolvem os alunos em atividades interativas para dar-lhes a oportunidade de aprender e praticar uma série de habilidades pessoais e sociais.

Esses programas se concentram em incentivar as habilidades de recusar substâncias e a pressão dos colegas para usar substâncias e também a lidar de forma saudável com situações difíceis ao longo da vida.

Além disso, esses programas dão oportunidade de discutir, de forma apropriada para a idade, as diferentes normas sociais, atitudes e expectativas positivas e negativas associadas com abuso de substâncias, incluindo as consequências desse uso. Os programas também pretendem mudar as crenças normativas sobre abuso de substâncias, abordando a prevalência típica e aceitabilidade social do abuso da substância entre os colegas. Programas de prevenção baseados na melhoria de habilidades e de influência social também podem ser relevantes para adolescentes.

Abordagem das vulnerabilidades psicológicas individuais

Alguns traços de personalidade, como a busca de sensações, a impulsividade, a sensibilidade, a ansiedade ou desespero, estão associados com um maior risco ao uso abusivo de substâncias.

Programas de prevenção ajudam esses adolescentes que são particularmente suscetíveis a riscos a lidar de forma construtiva com as emoções decorrentes de suas personalidades, ao invés de utilizar estratégias negativas, incluindo o uso prejudicial do álcool.

 

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então fique ligado em nossas publicações e em nossas redes sociais.

Fonte: UNODC – Normas Internacionais Sobre a Prevenção do uso de Drogas