Pequenas atitudes de CUIDADO com nossos filhos para ajudar na prevenção

Com o objetivo de sugerir atitudes que podem ser adotadas na educação

dos filhos para que, mais tarde, eles tenham poucas chances de vi­rem a abusar de álcool, cigarros e outras drogas, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas lançou uma cartilha dirigida a pais de crianças, já que os pais têm uma influência fundamental no de­senvolvimento de comportamentos, emoções e habilidades, seja através do próprio exemplo, seja por serem capazes de propiciar experiências positivas e minimizar algumas experiên­cias negativas impossíveis de serem evitadas.

O conteúdo foi dividido em três eixos. Conversa, Cuidado e Cidadania.

Esta matéria aborda o eixo: CIDADANIA.

Um ambiente familiar saudável para nossos filhos não é tudo. Tem um mundo lá fora que nem sempre ajuda, e que vai ser mais e mais importante à medida que nossos filhos crescem.

Quando as crianças são novinhas, ainda temos algum controle da situação e conseguimos protegê-las de uma série de influências externas. Conforme vão crescendo, nosso poder vai diminuindo. A autonomia cada vez maior de nossos filhos é um processo saudável e inevitável.

Pais atentos enxergam além do portão de suas casas e exercitam sua cidadania para criar um mundo melhor para seus filhos.

Exercendo sua cidadania no seu bairro

Por que a padaria da esquina vende cerveja para a moçada da nona série na saída do colégio perto da sua casa? Por que ninguém faz nada quando o rapaz do vizinho pega o carro da mãe à noite e sai dirigindo em alta velocidade? Por que volta e meia o elevador está cheirando a cigarro e ninguém reclama?

A sua realidade imediata é em parte resultado da sua passividade, assim como a de outros pais e adultos da vizinhan­ça. Tente falar com o dono da padaria e com a direção do colé­gio. E que tal ir na reunião do condomínio e propor uma discus­são sobre o comportamento do filho da sua vizinha? E um aviso no elevador, apelando para que se evite fumar durante os 30 segundos que se está confinado nesse espaço coletivo?

Exercendo cidadania na sua cidade

Você pode fazer muito mais pela sua cidade do que simples­mente votar para prefeito e vereador a cada quatro anos. Quando o assunto é saúde, lutar por mais verde, pela preservação da natureza, por melhor controle da qualidade de nossos alimentos e por medicamentos e serviços de saúde mais acessíveis são bandeiras importantes.

Associações de moradores, sindicatos e outras organi­zações não-governamentais são veículos importantes de orga­nização, para reivindicar esses direitos essenciais.

Participando da vida do seu país

As políticas públicas do Brasil, em relação ao uso e ven­da de cigarros, bebidas alcoólicas e outras drogas, são defini­das nacionalmente.

Procure participar dessas discussões, mande cartas, e-mails, informe-se sobre como participar na sua cidade ou em debates nacionais.

Leia jornais, assista ao noticiário. Pais informados estão mais bem preparados para educar seus filhos num mundo em constante mudança.

Fonte: https://www.justica.gov.br/central-de-conteudo/politicas-sobre-drogas/cartilhas-politicas-sobre-drogas/cartilhapaiscriancas.pdf