Todos sabemos que parar de fumar melhora a saúde física. Mas também está comprovado que melhora sua saúde mental e bem-estar: pode melhorar o humor e ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.
A cada ano, fumar cigarros tira a vida de mais de 161.853 pessoas no Brasil e mais de 8 milhões em todo o mundo. E de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de doenças evitáveis, empobrecimento e morte em todo o mundo.
As taxas de tabagismo caíram substancialmente nos últimos 50 anos, particularmente em países de alta renda, com a taxa de uso de tabaco agora em 19,7% nos EUA em 2018. Em contraste, essa taxa permanece teimosamente alta (36,7%) nas pessoas com problemas de saúde mental.
Fumar, ansiedade e humor
A maioria dos fumantes diz que quer parar, mas alguns continuam porque fumar parece aliviar o estresse e a ansiedade . Dentro de um estudo, não foram apenas os fumantes que pensaram isso, mas também os profissionais de saúde mental. Cerca de 40 a 45% dos profissionais de saúde mental assumiram que a cessação do tabagismo não seria útil para seus pacientes.
É uma crença comum que fumar ajuda a relaxar. Mas fumar, na verdade, aumenta a ansiedade e a tensão.
Alguns também acreditam que os sintomas de saúde mental piorariam se parassem de fumar. Muitos fumantes temem perder as relações sociais, seja pela irritabilidade que pode ocorrer precocemente durante a cessação do tabagismo ou porque consideram o tabagismo uma parte central de sua vida social.
Fumantes também são mais propensos do que não-fumantes a desenvolver depressão ao longo do tempo.
Por que parece que fumar nos ajuda a relaxar
Fumar cigarros interfere com certos produtos químicos no cérebro.
Quando os fumantes não fumam há algum tempo, o desejo por outro cigarro faz com que se sintam irritados e ansiosos.
Esses sentimentos podem ser temporariamente aliviados quando acendem um cigarro. Assim, os fumantes associam a melhora do humor ao tabagismo.
Na verdade, são os efeitos do fumo em si que provavelmente causaram a ansiedade em primeiro lugar.
Cortar o tabagismo melhora o humor e reduz a ansiedade.
Os benefícios para a saúde mental de parar de fumar
Quando as pessoas param de fumar, estudos mostram que:
- Os níveis de ansiedade, depressão e estresse são menores
- A qualidade de vida e humor positivo melhoram
- A dosagem de alguns medicamentos usados para tratar problemas de saúde mental pode ser reduzida
Fumantes com problemas de saúde mental
Pessoas com problemas de saúde mental, incluindo ansiedade, depressão ou esquizofrenia:
- São muito mais propensos a fumar do que a população em geral
- Morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que aqueles que não apresentam problemas de saúde mental – o tabagismo desempenha um papel importante nessa diferença na expectativa de vida
- Precisam de doses mais altas de alguns medicamentos antipsicóticos e antidepressivos, porque fumar interfere na maneira como esses medicamentos funcionam
Parar de fumar pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos
Pessoas com problemas de saúde mental tendem a se sentir muito mais calmas e positivas, e ter uma melhor qualidade de vida, depois de parar de fumar.
Evidências sugerem que o efeito benéfico de parar de fumar nos sintomas de ansiedade e depressão pode ser igual ao de tomar antidepressivos.
Dicas para parar de fumar
Se você quiser parar de fumar, entre em contato com o serviço local para parar de fumar, que oferece a melhor chance de parar completamente e para sempre.
Aqui estão algumas maneiras de aumentar suas chances de parar de fumar para sempre.
- Use tratamentos para parar de fumar, como terapia de reposição de nicotina (NRT)
- Consulte um especialista do SUS ou do seu plano de saúde. Isso aumentará suas chances de desistir de vez. Você pode falar sobre quais remédios para parar de fumar funcionarão melhor para você, e eles podem fornecer suporte adicional, como conselhos sobre como lidar com os desejos.
- Se você não for tão bem-sucedido quanto gostaria, ainda assim terá aprendido algo para ajudá-lo na próxima vez e, quanto mais confortável você estiver usando o suporte disponível, mais preparado estará para parar completamente na próxima vez.
- Se você toma medicamentos antipsicóticos ou antidepressivos, é importante conversar com seu médico ou psiquiatra antes de parar de fumar, uma vez que a dosagem desses medicamentos pode precisar ser monitorada e a quantidade que você precisa tomar pode ser reduzida.