Pais, encorajem seus filhos!

O MUNDO É UM LUGAR TRÁGICO SEM O ENCORAJAMENTO DOS PAIS

Vários são os fatores que geram adolescentes sem limites, entre elas:  falta de valores morais da sociedade, a ausência dos pais na vida das crianças e o medo que os pais têm com relação aos traumas que poderão provocar nos filhos caso eles sejam mais enérgicos na educação.

A ideia de que a liberdade é a melhor resposta em todas as situações faz com que os pais se tornem permissivos com os desejos dos jovens para compensarem suas ausências. Às vezes também pode ser uma forma dos pais fugirem dessa tarefa tão difícil que é educar.

A omissão dos pais na educação pode ter consequências graves como o uso de drogas e o risco dos jovens se tornarem adultos infelizes e desajustados, pois a falta de limites faz com que esses indivíduos se tornem incapazes de lidar com as frustrações naturais da vida, tenham dificuldades em relacionamentos hierárquicos e na independência emocional e financeira.

Isso tudo por que os pais, ao protegerem todas as atitudes dos filhos estão ao mesmo tempo tirando deles a capacidade de se desenvolverem para enfrentar o mundo. Podemos dizer que a finalidade do limite é construir a individualidade e a identidade de um indivíduo.

Mais do que falar sobre os direitos que os jovens têm, é muito importante ensinar aos nossos filhos que eles precisam ter e assumir responsabilidades. Dizer a eles que devem fazer algo por suas próprias vidas que valha a pena e que o façam com responsabilidade, porque é isso o que dará sentido a tudo. Quanto mais responsabilidades, mais sentido a vida terá e quanto maior o nível de responsabilidade que o jovem conseguir suportar, mais rica será sua vida.

Pais, não tenham medo de encorajar os seus filhos. Eles não precisam dos brinquedos que você dá de presente, da televisão na sua sala, de uma casa grande ou de um carro confortável. Eles precisam ser desafiados, precisam se superar sempre, precisam se frustrar e aprender a lidar com isso, precisam se superar e serem reconhecidos. Eles precisam desenvolver a estabilidade emocional de uma forma que só vocês podem ajudá-los.

Incentive-os a serem o melhor que puderem, definindo princípios que norteiem sua vida e busquem atingi-los com responsabilidade todos os dias sem parar!

Seja o exemplo de seus filhos e, assim como eles, encontre a sua missão e cumpra-a. E deixe sempre claro para eles que este caminho eles devem trilhar sozinhos, mas que você sempre estará por perto para defende-los, se preciso for.