O Legado de Padre Haroldo Rahm: Inspirando a Transformação Social e a Esperança na Luta Contra a Dependência Química
Quando começamos a idealizar a Mobilização Freemind, nosso saudoso Padre Haroldo Rahm nos presenteou com o seguinte texto:
“A Sagrada Escritura é a palavra de Deus em linguagem humana, já que os livros foram redigidos por verdadeiros autores literários humanos. A palavra de Deus se manifesta de diversas maneiras.
E como muitos, interpretamos em “ação social” sendo os pobres. O “Fórum de Entidades Nacionais dos Direitos Humanos ” (FENDIT) constatou que 2.000.000 de brasileiros (as) vivem nas ruas. A organização das Nações Unidas (ONU) mostra que 1.000.000.000 de pessoas no mundo vivem nas ruas e têm fome. Eu afirmo que a “ação social” das Escrituras não alivia a situação porque muitos chamados cristãos não vivem as palavras dos profetas e Jesus Cristo na força do Espírito Santo.
Uma de cada dez pessoas é alcoólatra e quase a mesma porcentagem é toxicômano. Estamos na hora de viver a Bíblia no “novo céu e nova terra em justiça” (Ap 21,1).”
O texto acima, uma reflexão profunda sobre a importância das Escrituras e a necessidade de colocar em prática a mensagem de amor ao próximo e a ação social, ganha um significado ainda mais poderoso quando vinculado ao legado de Padre Haroldo Rahm, mentor espiritual da Mobilização Freemind, comprometido com a luta contra a desigualdade social e a dependência química.
Padre Haroldo Rahm foi uma figura inspiradora, que dedicou sua vida à defesa dos marginalizados e excluídos da sociedade, buscando proporcionar condições dignas de vida a todos. Sua atuação incansável, em consonância com os princípios das Escrituras, tornou-se um farol de esperança para aqueles que enfrentavam a dependência química e suas famílias.
Diante das estatísticas alarmantes de pessoas vivendo nas ruas, enfrentando a fome e sofrendo com a dependência química, o legado de Padre Haroldo continua a iluminar o caminho para uma nova realidade, baseada em justiça, compaixão e cuidado com o próximo. Sua crença inabalável no poder da ação social e do amor ao próximo ecoa na missão do Freemind, que persiste na batalha pela transformação social e pela esperança de um “novo céu e nova terra em justiça”.
Em resumo, Padre Haroldo Rahm, com sua dedicação incansável em diminuir a desigualdade social e oferecer esperança a milhares de dependentes químicos e suas famílias, é uma inspiração e um guia para a Mobilização Freemind, que continua lutando por uma sociedade mais justa, solidária e acolhedora e longe das drogas. Seu legado perdura, incentivando a transformação de vidas e o resgate da dignidade daqueles que mais precisam.