Em mais um vídeo do Prevenir Sempre, Rodrigo Flaire – Coordenador Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo – e Claudemir dos Santos – Diretor Técnico de Prevenção da COED-SP, falam sobre como lidar com nossos sentimentos e nossas emoções e como isso está relacionado ao tema da prevenção ao uso de drogas.
Saber lidar com os sentimentos e as emoções
Uma das principais habilidades de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS: saber lidar com as emoções. E isto tem uma correlação muito forte com a inteligência emocional.
A psicologia estuda muito as quatro emoções básicas: a raiva, a alegria, a tristeza e o medo e é um desafio falar sobre isso e, sobretudo, é desafiador saber reconhecê-las para, só então, conseguir lidar com isso.
E uma coisa fundamental é assumir esta responsabilidade. Por exemplo: se eu estou com raiva, é preciso reconhecer que sentir raiva é um sentimento normal e não culpar ninguém por isso.
Mesmo que esta raiva tenha sido causada por algum fator externo, é preciso entender que quem está sentindo a raiva sou eu e, então, sou eu quem preciso decidir como vou lidar com esse sentimento.
É muito importante ter essa maturidade de entender o que estamos sentindo e ser responsável, afinal a responsabilidade pelos meus sentimentos é minha e não do outro.
Além dessa autoconsciência sobre nossos sentimentos, é preciso buscar entender as emoções dos outros, desenvolver a empatia e passar isso para os nossos relacionamentos.
Mas, o que isso tem a ver com a prevenção ao uso de drogas?
Tem tudo a ver! Porque quando você consegue controlar suas emoções e desenvolver a empatia pelos outros, você passa a se relacionar melhor com as outras pessoas.
Isto diminui a sua carga de estresse, melhora o seu bem-estar e você, provavelmente, terá uma menor probabilidade de buscar refúgio, consolo ou prazer nas drogas. Você terá prazer nos seus próprios relacionamentos.
Também precisamos compreender nossas emoções e utilizá-las a fim de que elas nos motivem em direção a uma meta.
Então, vamos trabalhar nossas emoções para prevenir sempre! Assista o vídeo: https://bit.ly/emocoeseprevencao