O uso da maconha não é inofensivo à saúde

Programa de Aconselhamento Breve sobre Uso de Álcool e Drogas

Em mais uma publicação do Programa de Aconselhamento breve sobre Uso de Álcool e Drogas, uma iniciativa do Dr. João Paulo Lotufo e apoiada pela Mobilização Freemind, o assunto agora trata dos Malefícios para a árvore respiratória do uso de maconha e cigarros.

Este assunto é abordado pelo Dr. José Miguel Chatkin, professor titular de Medicina Interna / Pneumologia da Escola de Medicina PUCRS e Presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

Num vídeo de apenas 5 minutos, ele inicia chamando a nossa atenção para o fato de que:

A maconha não tem um uso inofensivo como frequentemente é considerado

Ele nos lembra que estamos vivendo, nos dias atuais, situações muito similares àquelas vividas quando da popularização do tabaco, na década de 50. Campanhas tentando mostrar que a maconha tem efeitos benéficos com indicação médica precisa, tentando reforçar o direito de escolha e também apelando para o aumento de arrecadação de impostos.

Mas é importante considerar também a possível escalada do uso, os efeitos neuropsiquiátricos e sistêmicos graves ainda desconhecidos a longo prazo e o custo da saúde pública e social.

Além disso, a maconha produz uma fumaça que contém milhares de substâncias nocivas, agentes químicos e matéria particulada que poluem o ar, tornando-se perigosa sua inalação passiva.

Desde 2007, já se sabe que existe uma equivalência de malefícios entre o uso de 1 baseado correspondendo a 3 a 5 cigarros convencionais, causando alterações da função das vias aéreas de grande calibre e a sua dose-dependência.

Assista o vídeo e discuta o assunto com seus filhos ou netos. São apenas 5 minutos que podem salvar vidas.

http://drbarto.com.br/aconselhamento-video-os-maleficios-para-a-arvore-respiratoria.html