O tempo nas telas afeta o desenvolvimento infantil?

A geração de crianças de hoje nasce em um mundo de tecnologia abundante. Desde os primeiros dias, eles são apresentados a telas, monitores e outras tecnologias projetadas para informar, entreter e estimular seu cérebro.

À medida que crescem, os efeitos do tempo de tela no desenvolvimento infantil são uma preocupação que tanto os pais quanto os educadores devem abordar.

Estudos indicam que 1 em cada 4 crianças em idade escolar tem algum tipo de atraso na aprendizagem. Esses atrasos variam de problemas de comunicação e linguagem a habilidades motoras prejudicadas e déficits emocionais.

Os efeitos negativos do tempo de tela no desenvolvimento infantil incluem esses desafios observáveis. Com 98% das crianças de 0 a 8 anos gastando mais de 2 horas por dia em telas, esse é um problema significativo.

E é por isso que este assunto será debatido durante o 7º Congresso Internacional Freemind pela Dra. Carla Moura, Psicóloga Clínica e Educacional com pós-graduação em Saúde Mental da infância e adolescência e Membro do Grupo de Dependências Tecnológicas do Programa Ambulatorial Integrado dos Transtornos do Impulso (Pró-Amiti) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Saiba mais sobre o assunto e no final do texto, acesse o link e faça a sua inscrição para o Congresso Freemind.

 

Efeitos físicos no cérebro

O córtex cerebral, a parte do cérebro responsável pelo pensamento crítico e raciocínio, diminui em crianças que passam mais de duas horas por dia em telas, de acordo com um estudo do National Institutes of Health (NIH). Além disso, essas crianças tiveram desempenho inferior em testes de linguagem e pensamento.

À medida que as crianças mergulham em mundos virtuais, o jogo imaginário é menos prevalente e parte do desenvolvimento cerebral estimulado por esse tipo de atividade cerebral é atrofiado.

 

Deficiência social

À medida que as crianças passam mais tempo atrás de televisores e smartphones, elas passam menos tempo interagindo com seus colegas e familiares e o desenvolvimento social é crucial durante as idades de 0 a 3 anos.

As crianças estão observando as interações, aprendendo a imitá-las e começando a se envolver com os outros. Assim, as telas limitam as interações pessoa a pessoa, o que impede que as crianças aprendam as habilidades sociais de que precisam para a vida.

Esses efeitos do tempo de tela no desenvolvimento infantil permanecem com as crianças no futuro.

 

Atrasos de idioma

As telas podem causar atrasos no idioma

Da mesma forma, quando as telas se tornam parte regular da vida de uma criança, ela perde as observações que deveria estar fazendo na vida real e podem ocorrer atrasos na linguagem.

Crianças com menos de 2 anos de idade que assistem a telas não conseguem aprender com elas, mesmo que sejam ótimas para o entretenimento. Pesquisas mostram que as crianças aprendem melhor interagindo e se envolvendo com adultos.

Interações de troca são necessárias para o desenvolvimento da linguagem, em vez da escuta passiva que acontece atrás de uma tela. Os efeitos do tempo de tela no desenvolvimento infantil são evidenciados por meio de pontuações mais baixas em testes de leitura e dificuldade em prestar atenção.

 

Transtornos no sono

A luz azul das telas é responsável pelas dificuldades do sono em jovens e idosos. A melatonina é necessária para uma boa noite de sono, e a luz azul suprime a liberação desse hormônio.

Dormir mal pode causar problemas de comportamento e aprendizado na escola e em casa. Em crianças muito pequenas, com idades entre 6 e 12 meses , o tempo excessivo de tela à noite pode levar a distúrbios do sono e falta de desenvolvimento cognitivo.

As diretrizes de tempo de tela geralmente recomendadas para crianças são as seguintes:

  • 0 – 18 meses: Nenhum, exceto bate-papo por vídeo
  • 18 – 24 meses: Pouco ou nenhum
  • 3 – 5 anos: Até 1 hora por dia
  • 6 – 10 anos: Até 1 – 1,5 horas por dia
  • 11-13 anos: Até 2 horas por dia

Em todos os casos, a programação de alta qualidade e o uso monitorado pelos pais são incentivados. Conversar com seus filhos sobre o que eles estão assistindo e responder a perguntas é muito útil.

O tempo de tela deve ser equilibrado com outras atividades, incluindo muitos exercícios regulares, brincadeiras que desenvolvam a imaginação e interações com outras pessoas.

Os efeitos do tempo de tela no desenvolvimento infantil são significativos, mas podem ser moderados com o uso consciente da mídia e da tecnologia à nossa disposição.

 

Quer saber mais?

No 7º Congresso Internacional Freemind 2022, que será realizado de 15 a 18 de junho de 2022 na cidade de Campinas, no Centro de Convenções do Expo Dom Pedro, você poderá debater este e outros assuntos ligados à dependência digital que tanto preocupam nossa sociedade.

Profissionais especialistas no assunto estarão reunidos com o que há de mais recente em estudos baseados em evidências científicas.

Seguiremos todos os protocolos de segurança, segundo as autoridades competentes.

Faça já sua inscrição e garanta sua participação. Saiba mais sobre a programação, os palestrantes, as capacitações e os eventos paralelos em www.congressofreemind.com.br.

Fonte: Better You