O que fazer quando meu amigo está usando drogas?

As drogas podem ser um assunto difícil de discutir, especialmente se você acha que seu amigo ou parente tem um problema.

Tente manter a mente aberta e lembre-se de que, com a ajuda e o suporte adequados, a maioria das pessoas supera o uso antes que qualquer dano grave seja causado. Além disso, mesmo se você oferecer suporte, eles podem não mudar seu comportamento.

 

Por que as pessoas usam drogas?

As pessoas usam drogas por vários motivos. Ter uma ideia melhor do motivo pelo qual seu amigo usa drogas o ajudará quando você conversar com ele.

  • Socializar

Algumas pessoas usam drogas ocasionalmente para se divertir, socializar e relaxar. Você pode lembrar seu amigo de que algumas drogas são ilegais e podem afetar sua saúde física e mental, especialmente se ainda estiverem no período de crescimento.

  • “Escapar”

Algumas pessoas usam drogas para escapar de “sentimentos” difíceis contra os quais estão lutando. Eles podem estar deprimidos, ansiosos ou inseguros e podem pensar que as drogas os estão ajudando – quando na verdade estão piorando as coisas. Se você acha que é esse o caso, converse calmamente com seu amigo e procure maneiras de ajudá-lo a pensar sobre por que está usando drogas e maneiras de viver sem elas. Se necessário, sugira que procure ajuda profissional.

  • Encaixar

Algumas pessoas usam drogas para se encaixar ou porque estão sob pressão de amigos. Você pode se oferecer para fazer coisas com eles que não envolvam o uso de drogas.

  • Experimentar

Algumas pessoas estão apenas curiosas. Eles podem experimentar drogas uma ou duas vezes para ver como é e depois decidir abandonar. Mas lembre-se de que é na experimentação que o vício começa!

 

Como falar com seu amigo sobre o uso de drogas

As drogas podem ser um assunto difícil de discutir, especialmente se você acha que seu amigo tem um problema. Não existe uma maneira certa ou errada de falar sobre drogas, mas existem algumas diretrizes gerais que você pode seguir para tornar as coisas mais fáceis.

 

Fale com o seu amigo:

  • Quando ele está sóbrio e não drogado
  • Em algum lugar privado e familiar (seu amigo pode ficar emocionado)
  • Quando você tem muito tempo – não é uma conversa que você pode apressar
  • Mais de uma vez – você pode precisar ter várias conversas

 

Não fale com seu amigo de uma maneira que:

  • Seja julgadora ou crítica – não vai ajudar
  • Não lhes dá tempo para falar – tente falar menos e ouvir mais
  • Assume superioridade – não aja como se soubesse mais (mesmo que seja isso que você pensa)

 

Como posso impedir que meu amigo use muitas drogas?

Você não pode forçar seu amigo a fazer nada que ele não queira, mas você ainda pode ajudar.

Comece incentivando seu amigo a ficar longe de lugares onde normalmente usaria drogas (como o bar ou a casa de um amigo) e sugira outras atividades.

Você também pode lembrar seu amigo dos perigos potenciais envolvidos em tomar muitas drogas e dizer a ele onde ele pode obter informações precisas sobre o que está usando. Aconteça o que acontecer, certifique-se de que seu amigo saiba que você está por perto e que está feliz em poder conversar – que você está lá para ajudar e não para julgar.

 

O que devo fazer?

Preocupar-se com o uso de drogas de um amigo é estressante, e como você escolhe lidar com isso depende de você. Você pode tentar ajudar seu amigo, pode decidir aguentar e não falar muito, ou pode decidir recuar e não oferecer muito apoio.

Existem prós e contras em cada uma dessas escolhas, e é essencial que você pense em seu próprio bem-estar ao decidir qual abordagem seguir. Pode ser que você também precise de apoio e / ou ajuda profissional.

 

Meu amigo já usou drogas uma vez, será que vai se tornar um viciado?

Alguns sinais de que uma pessoa está ficando viciada em álcool ou drogas são:

  • Ele usa a droga muito regularmente
  • Ele continua usando, apesar de tentare reduzir ou parar
  • Ele mente sobre o quanto usa em segredo
  • Ele continua tomando apesar do dano que está causando
  • Ele bebe ou usa drogas sozinho
  • Ele faz coisas extremas para obter drogas ou álcool – como roubar, endividar-se ou fingir sintomas para obter medicamentos controlados
  • Ele faz menos das coisas de que gosta, porque as drogas ou o álcool estão atrapalhando

Lembre-se de que as pessoas que são viciadas (ou dependentes) muitas vezes não acham que são, ou não sentem que podem admitir isso.

Então, se você acha que seu amigo tem um problema e você quer ajudá-lo, pense em como você abordará o assunto e o que vai dizer – já que não quer incomodá-lo.

E se eles não te ouvirem em primeiro lugar, não desanime. Dê a eles um pouco de espaço e tente novamente em alguns instantes.

 

Meu amigo terá problemas?

 

Se o seu amigo precisar de ajuda médica – de uma clínica ou ambulância – é essencial que você diga às pessoas que estão ajudando tudo o que você sabe sobre os medicamentos ou drogas que ele faz uso.

E se você tiver algum medicamento restante, entregue-o aos médicos, pois isso pode ajudá-lo a entender o problema.

Eles não vão contar para a polícia e você não terá problemas.

Se o seu amigo for pego com drogas, ele pode ter problemas. Eles podem receber uma advertência, uma prisão, uma advertência formal ou uma condenação. Isso vai depender dos medicamentos com os quais são pegos e do que estão fazendo com eles.

Se o seu amigo for pego com drogas na escola ou na universidade, ele também poderá ter problemas lá. Ser pego com drogas na escola ou universidade pode levar à suspensão ou expulsão e ao envolvimento da polícia.

 

Os efeitos das drogas

É difícil dizer quais são os efeitos do uso de drogas. Uma parte das pessoas que experimenta drogas não continua usando – e algumas pessoas tomam drogas regularmente sem desenvolver um problema, mas essa não é a regra.

Tudo depende de quem está tomando, do estado de espírito da pessoa, que droga (s) ela está tomando, com o que está misturando e onde está sendo tomada.

 

  • Efeitos na saúde física

O consumo de drogas pode fazer com que os usuários se sintam cansados ​​e esgotados. Às vezes, as pessoas também têm mais manchas e resfriados. Se alguém começar a usar drogas regularmente, os danos podem começar a se acumular, resultando em problemas de saúde de longo prazo, como danos ao fígado, rins e nervos.

 

  • Efeitos na saúde mental

O uso de drogas pode fazer com que as pessoas se sintam excepcionalmente emocionais com alterações de humor. Às vezes, pode haver problemas graves de saúde mental, como ataques de pânico e depressão. Qualquer pessoa com histórico familiar de problemas de saúde mental deve ter um cuidado especial ao tomar drogas, pois eles próprios podem estar em maior risco.

Como ajudar um amigo com os problemas de drogas

  • Overdose

Qualquer pessoa pode ter uma overdose de drogas, mesmo se tiver experiência no uso de drogas e achar que sabe o que está fazendo. Jovens em boa forma e saudáveis ​​morreram de ataque cardíaco após tomarem drogas, devido aos efeitos tóxicos que as drogas podem ter no corpo.

 

  • Agindo fora do caráter e segurança pessoal

Algumas pessoas usam drogas porque as tornam menos inibidas – mas isso também pode ter efeitos negativos. Eles podem fazer coisas que normalmente não fariam e de que se arrependeriam mais tarde, como fazer sexo desprotegido. Se o seu amigo está fora do ar ou tendo uma experiência ruim com drogas, ele ficará vulnerável e poderá precisar de ajuda e cuidados.

 

  • Ficando em dívida

Alguns medicamentos não são necessariamente caros, mas o uso frequente ainda pode colocar as pessoas em dívidas e problemas financeiros.

 

Meu amigo me disse algo em particular, o que devo fazer?

Pode ser que seu amigo use drogas para lidar com uma situação difícil ou para bloquear algo que aconteceu no passado.

Seu amigo pode ter lhe contado algo muito pessoal, que ele não quer que você repita, mas que está relacionado ao uso de drogas.

Se for esse o caso, provavelmente você precisará obter ajuda profissional para seu amigo – e você pode fazer isso sem quebrar a confiança de seu amigo. Lembre-se, você não precisa dizer o que aconteceu ao seu amigo, apenas que ele precisa de ajuda para controlar o uso de drogas.

Fonte: Talk to Frank