O que fazer em um caso agressivo com uso de drogas?

O uso de drogas pode aumentar os pensamentos paranoicos e irracionais, alterações de humor e irritabilidade, etc. Embora a maioria das pessoas que usam drogas não se torne violenta ou agressiva, algumas pessoas podem apresentar comportamentos incomuns e imprevisíveis.

Quando uma pessoa está intoxicada, ou nos estágios iniciais de abstinência de uma droga, ela pode não ser capaz de seguir as instruções facilmente. A agressão não é um efeito colateral tão comum das drogas, mas se as pessoas se tornarem agressivas, isso aumenta o risco de danos a si mesmas e aos outros.

Se isso está acontecendo com um jovem sob seus cuidados, é importante se proteger e tentar limitar os danos físicos que o jovem pode causar a si mesmo e aos outros.

Se alguém se tornar violento e agressivo, aqui estão algumas medidas a serem tomadas:

  • Tente manter a calma e fale com a pessoa com uma voz calma, clara e lenta. Tente evitar linguagem emocional ou hostil, que pode tornar a pessoa mais agressiva. Diga o nome da pessoa e diga que você está lá para ajudar. Por exemplo, “Eu posso ver como você está chateado e irritado agora,[nome da pessoa]. Eu não quero te chatear, eu me importo com você, e eu só quero te ajudar.” Outras opções incluem “Como posso ajudá-lo?”, “Seu comportamento está me assustando no momento e eu realmente gostaria de ajudar.
  • Dê à pessoa algum espaço físico para minimizar seus sentimentos de confinamento. Se possível, retire móveis ou objetos que a pessoa possa usar de forma agressiva. Apague as luzes, pois isso pode acalmá-los. Explique o que você está fazendo, por exemplo, “Estou apenas tirando algumas coisas do seu caminho, para que você não se machuque.
  • Dê tempo à pessoa para pensar e se acalmar. Desacelere as coisas o máximo possível. Quando eles falarem, ouça o que eles dizem e mostre que você entende, por exemplo, “Isso deve ser muito perturbador” ou “Se isso acontecesse comigo, eu me sentiria da mesma forma”.
  • Se o comportamento se intensificar,dê à pessoa uma opção para ajudá-la a sentir que ainda está no controle. Por exemplo, “Se você continuar assim, vou ter que sair e chamar a polícia. Mas se você se acalmar, talvez possamos encontrar outra maneira de te ajudar.

 

Como devo responder após um incidente agressivo?

Mulher acalmando homem agressivo por causa das drogas

Após um incidente violento ou agressivo, você pode estar sentindo uma série de emoções que podem incluir raiva, ressentimento, choque, tristeza extrema e preocupação. Você também pode sentir que precisa acalmar a pessoa a partir de agora ou evitá-la completamente, para minimizar a chance de agressão futura.

Estas são reações legítimas e normais a tal situação. Você também pode precisar de algum suporte para ajudá-lo no rescaldo para obter algumas ideias sobre como abordar o problema com um indivíduo, uma vez que os efeitos da intoxicação ou abstinência tenham diminuído.

  • Em primeiro lugar, é importante escolher um momento em que a pessoa não esteja embriagada ou sob efeito de substâncias psicoativase em que todos estejam mais calmos
  • Seja assertivono que você gostaria de dizer e permita que a outra pessoa fale sobre o que está acontecendo com ela
  • Direcione a conversa para as ações da pessoa, e não para o próprio indivíduo. Use frases com “eu” em vez de “você”,por exemplo, “Estou com medo do que aconteceu”
  • Estabeleça regras e limitesem relação ao comportamento do indivíduo e seja claro sobre as consequências de quebrá-las.

 

Fazendo um plano de segurança

Se você está preocupado com a possibilidade de um ente querido se tornar violento ou agressivo devido ao uso de álcool ou outras drogas, é importante ter um plano de segurança. Isso ajudará você a responder a crises e a obter segurança mais rapidamente.

Aspectos importantes de um plano de segurança incluem:

  • Uma lista de números de telefone importantes caso você precise agir rápido.  Isso pode incluir os números de telefone para serviços de emergência (190), serviços de denúncia em caso de violência doméstica (181) , assistência jurídica, seu hospital local ou centros médicos de emergência (192 – SAMU ou 193 – BOMBEIROS), um vizinho ou amigo que mora nas proximidades. Mantenha esta lista em algum lugar privado, mas facilmente acessível.
  • Identificar um lugar onde você pode fazer uma ligaçãosem ser ouvido.
  • Identificar um lugar seguro onde você e quaisquer entes queridos possam ir, se necessário. Esta pode ser a casa de um membro da família, de um amigo ou um hotel.
  • Manter documentos importantes, identificação, dados bancários/cartões e seu telefone celular onde você pode acessá-los facilmente. 

Fonte: Positive Choices