O crescimento após um trauma e a recuperação

Nem sempre podemos controlar o que nos acontece – e às vezes somos apanhados em situações chamadas de trauma, que são infelizes, devastadoras e que nos deixam marcas – físicas, mentais ou ambas.

Em alguns casos, esses incidentes traumáticos ocorrem durante a infância – quando nos sentimos desamparados e vulneráveis. Em outros, somos adultos – mas ainda sentimos a dor de não poder mudar o que aconteceu.

Eventos traumáticos acontecem com muitos de nós: guerras, assaltos, acidentes, desastres naturais e muito mais podem nos fazer sentir como se nunca mais nos curaríamos.

Como esses eventos traumáticos interferem na vida das pessoas? Isto pode ser fator de risco para dependências e vícios em substâncias ou de comportamentos? Como prevenir que isto aconteça após fatos traumáticos?

Este é um dos temas do 7º Congresso Internacional Freemind, que acontecerá de 15 a 18 de junho de 2022, na cidade de Campinas, no Centro de Convenções Expo Dom Pedro.

Dra. Marina Lemos Silveira Freitas é a nossa convidada que irá abordar o tema “Crescimento pós-traumático: caminho possível de prevenção”. Dra. Marina é médica pela Universidade de São Paulo e especialista em Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Emil Frankl, fundadora e diretora do Colégio Viktor Frankl e vice-presidente do Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl, em Ribeirão Preto/SP.

O 7º Congresso Internacional Freemind já tem mais de 12 palestrantes internacionais e 30 palestrantes nacionais que irão abordar os mais variados assuntos sobre prevenção às desordens provocadas pelo uso de substâncias e desordens comportamentais, tratamento e reinserção social.

Faça já sua inscrição e garanta sua participação. Além das palestras e painéis temáticos, haverão outros cursos de capacitação disponíveis com certificação internacional. Informe-se sobre custos e como se inscrever nas capacitações paralelas pelo telefone: (19) 99793-0240.

Saiba um pouco mais sobre o assunto que a Dra. Marina irá abordar:

 

Trauma e dependências

Em muitos casos, o trauma pode deixar tantas feridas emocionais que uma pessoa desenvolve transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que pode ser incrivelmente angustiante para suportar uma variedade de sintomas como: flashbacks, pesadelos, ataques de pânico, ansiedade, irritabilidade e outros.

Em 2019, um indivíduo compartilhou sua história de viver com o Transtorno de Estresse Pós-Traumático através da Anxiety and Depression Association of America (ADAA); ele explicou que depois do incidente traumático que vivenciou, ele nunca mais foi o mesmo.

Seu TEPT fez com que ele sentisse pânico ao sair do apartamento – e toda vez que fechava os olhos, imaginava o evento traumático ao qual sobrevivera.

Muitas pessoas que lutaram contra o vício também sobreviveram a pelo menos um evento traumático. Na verdade, as consequências do trauma podem fazer com que alguns indivíduos abusem de substâncias como drogas ou álcool apenas para mascarar parte do sofrimento que estão sentindo.

Um estudo de 2017 publicado no Canadian Journal of Addiction avaliou 132 indivíduos que procuravam tratamento para abuso de substâncias e descobriu ligações entre a gravidade do vício, a gravidade do trauma de vida e o número de experiências de vida estressantes.

Isso significa que o trauma tem um efeito significativo sobre nós, e quanto maior a gravidade disso – juntamente com eventos estressantes da vida, como a perda de um ente querido ou um divórcio – maior a probabilidade de lutarmos contra o vício.

Embora possa parecer que as coisas nunca vão melhorar, elas vão. As pesquisas estão mostrando que, embora haja muitas pessoas lutando para superar os efeitos do trauma todos os dias, também existem muitas que estão conseguindo – e estão se tornando mais fortes por causa disso.

 

Crescimento Pós-Traumático

Senhor que passou por trauma tem vício em remédios

O grupo UNC Charlotte Post-Traumatic Growth Research define o termo como: “Uma experiência de mudança positiva como resultado de uma luta com uma grande crise de vida ou um evento traumático.”

Science of People, um site que fornece informações sobre como os humanos se comportam, compartilhou algumas notícias esclarecedoras relacionadas ao trauma:

  • Muitos sobreviventes de traumas relataram ter se aproximado de seus amigos e familiares, o que fortaleceu seus relacionamentos.
  • Embora o trauma certamente possa fazer uma pessoa se sentir vítima, há muitas pessoas que encontraram mais sabedoria, força pessoal e gratidão geral pelas pessoas, lugares e momentos em suas vidas que lhes trouxeram alegria.
  • O trauma pode mudar radicalmente a vida de uma pessoa – e muitos acham que, por causa dessa mudança, são forçados a reavaliar o que querem da vida. Quando isso acontece, a vida de uma pessoa pode se tornar ainda mais gratificante do que era antes.

 

Aplicando isso à sua própria vida

Nem todos na recuperação de vícios que sofreram um trauma atingem um crescimento pós-traumático, e isso se deve a vários fatores:

  • Quão dedicada uma pessoa é ao seu programa de tratamento
  • Quão duro eles trabalham em seu crescimento mental, físico e espiritual
  • O trabalho que eles completam na terapia
  • Sua participação em atividades relacionadas à recuperação, como programas de 12 passos (como Alcoólicos Anônimos ou Narcóticos Anônimos)
  • O nível de esperança que eles têm para o futuro
  • Se eles se apegam ou não a crenças negativas ou se escolhem formar crenças que são mais benéficas para sua felicidade e saúde

Todo mundo tem a oportunidade de alcançar um crescimento pós-traumático, mas é tudo uma questão de como você busca a recuperação. Zig Zigla, um autor americano, certa vez declarou: “As pessoas costumam dizer que a motivação não dura. Nem o banho. Por isso recomendamos diariamente.”

Não desista da sua recuperação. Continue trabalhando com aqueles que amam e apoiam você. Se você está pronto para dar o salto em direção à cura e restauração, fale com um profissional o quanto antes.

 

Quer saber mais sobre o assunto?

Você gostou do assunto e gostaria de saber mais? Apareça no Congresso Freemind! Conheça a programação completa do 7º Congresso Internacional Freemind e seus palestrantes em www.congressofreemind.com.br

Fonte: Burning Tree Ranch – Authentic Long Term Treatment