O aluno com deficiência e a Pandemia

O aluno com deficiência, quase esquecido em tempos de pandemia, precisa ser incluído de forma a garantir o seu direito à educação.

Preocupação com aluno com deficiência no retorno às aulas pós-pandemia
Imagem de Falco por Pixabay

 

A pandemia desabou o nosso cotidiano rotineiro e escancarou a desigualdade existente na sociedade, e, por consequência, do sistema educacional. A desigualdade de acesso à informação e tecnologia, bem como a de oportunidades apresentaram-se na pauta educacional.

Todos que possuem uma ligação com a educação foram atingidos – professores, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos, pais – sendo que a intensidade não foi uniforme, posto que alguns o foram mais severamente.

Como fica o aluno com deficiência?

Dentro deste cenário destaca-se a situação do aluno com deficiência, que acabou recebendo um impacto significativo diante do abrupto fechamento das escolas e da ausência de uma sistemática educacional que pudesse responder às suas demandas.

Criança com deficiência motora em biblioteca
Por Wavebreakmedia

Também merece atenção especial neste cenário de pandemia, o papel da escola frente a esta situação inusitada, e quais ações desenvolver para a efetividade de um sistema educacional inclusivo.

Com relação ao aluno com deficiência, verifica-se, mais uma vez, que foi esquecido. Vários foram os artigos, publicações e lives que trataram da educação como um todo, mas que não deram a devida atenção ao aluno com deficiência.

Era como se ele não existisse ou não precisasse e/ou sofresse com o fechamento das escolas. Representou esta pandemia um retrocesso no tratamento a ser dado ao aluno com deficiência, pois remeteu o seu cotidiano a um paradigma ultrapassado de isolamento.

Papel da escola neste momento

Da mesma forma, a escola, que já apresentava dificuldades para lidar com o aluno com deficiência em uma situação de normalidade, em função pandemia ora vivenciada deixou evidente o seu despreparo.

No entanto, a escola é reconhecidamente o “locus da equidade”, de forma que deve proporcionar a todas as crianças e adolescentes, inclusive com deficiência, acesso igualitário à cultura, evitando medidas que acentuem eventual desigualdade. Ela deve trabalhar para que o Sistema Educacional Inclusivo seja efetivo, mesmo em tempos de pandemia.

Aluno com deficiência diante da pandemia: saiba mais

Diante desse quadro, os doutores Luiz Antonio Miguel Ferreira, Luiz Gustavo Fabris Ferreira, do Instituto Fabris Ferreira, juntamente com Carlos Roberto Jamil Cury e Ana Maria Samuel da Silva Rezende, elaboraram o presente artigo que tem como foco a questão do aluno com deficiência diante da pandemia, e retrata não somente a situação atual com a interrupção das aulas e isolamento social, como também o seu retorno e as dificuldades que deverão ser enfrentadas.

É um documento bem completo que abrange questões como o direito à educação em tempos de pandemia, o atendimento educacional especializado voltado aos alunos com deficiência, protocolos para um retorno seguro às aulas presenciais e um parecer emitido pelo Conselho Nacional de Educação (suas implicações e questionamentos) que trata das orientações educacionais para a realização de aulas e atividades presenciais e não presenciais no contexto da pandemia.

O documento segue anexo na íntegra. Vale a pena a leitura!

O aluno com deficiência na pandemia – I