No âmbito da recém-concluída 66ª sessão anual regular da Comissão de Drogas da ONU, na assembleia anual regular do Comitê de ONGs de Viena sobre Drogas (VNGOC), Matej Košir, diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip” e chefe da rede “Preventivna Platforma”, foi eleito presidente do comitê.
Com isso, ele será por um mandato de pelo menos dois anos a face global das organizações não-governamentais que atuam na área de drogas, incluindo prevenção, tratamento, redução de riscos e danos e recuperação (por exemplo, reinserção social e reabilitação).
O Comitê de ONGs de Viena sobre Drogas (VNGOC) representa um elo fundamental entre a sociedade civil e muitos órgãos e agências das Nações Unidas (ONU), como o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Conselho Internacional de Controle de Drogas (INCB) e a Comissão de Drogas das Nações Unidas (CND), bem como outras organizações internacionais na área de drogas ou políticas relacionadas (por exemplo, HIV/AIDS, direitos humanos, saúde, criminalidade, etc.).
Mais de 360 organizações não-governamentais de 100 países estão envolvidas no VNGOC, cobrindo todo o espectro de intervenções, programas e serviços para vários grupos-alvo no campo da prevenção da demanda de drogas.
Quem é Matej Košir?
Matej Košir, grande parceiro do Freemind e da ISSUP Brasil, é o diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip” (UTRIP). Ele trabalha na área de prevenção e advocacy há quase 25 anos. É autor, coautor e revisor de artigos científicos e avaliador de projetos europeus na área da saúde, inovação social e investigação. Ele é palestrante e provedor de vários treinamentos no campo da prevenção e advocacy.
No período de 2015-2016, trabalhou na Oxford Brookes University na Grã-Bretanha, nomeadamente como chefe do seu projeto europeu no domínio da ciência preventiva (“Science for Prevention Academic Network – SPAN”).
No período 2017-2019, foi assessor externo do Banco Mundial (“World Bank Group”) na Bósnia e Herzegovina no domínio da política e prevenção do álcool e tabaco, e em 2021 foi também conselheiro externo da Comissão Interamericana de Controle de Drogas (CICAD) dentro da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Antes de atuar na UTRIP, trabalhou no Ministério dos Assuntos Internos, na Administração Geral da Polícia, no Gabinete de Drogas do Governo da República da Eslovênia e no Ministério da Saúde, onde desempenhou as funções de coordenador nacional no área de política do álcool.
Na Eslovênia, há mais de 10 anos, ele dirige a rede de conteúdo “Preventivna platforma”, que é apoiada por mais de 40 instituições e organizações de toda a Eslovênia (a maioria não governamentais e de pesquisa).
Desde 2006, ele esteve envolvido como gerente de projeto ou grupo de trabalho individual em cerca de 30 projetos europeus nas áreas de saúde, assuntos internos e justiça, educação, trabalho com jovens e pesquisa. É coautor e codesenvolvedor do European Preventive Curriculum (EUPC), publicado em 2019 pelo European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction (EMCDDA) e colaborador na edição atualizada de normas preventivas internacionais no domínio do uso de drogas, que foi emitido em 2018 pelo Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Em 2017, ele recebeu o prêmio “Leading European Prevention Science Practitioner” da European Society for Prevention Research (EUSPR). Em 2020, a American Society for Prevention Research (SPR) concedeu a ele e sua esposa (Sanela Talić) um prestigioso prêmio internacional por sua contribuição à ciência e pesquisa de prevenção (“International Collaborative Prevention Research Award”).
Ele é candidato a doutorado em ciência preventiva na Faculdade de Educação e Reabilitação da Universidade de Zagreb (Croácia). Desde novembro de 2021, é presidente da Confederação Internacional das Associações de Pesquisa em Álcool, Tabaco e outras Drogas (ATOD) – ICARA, e de março de 2020 até 16 de março de 2023 foi vice-presidente do Comitê de Viena de organizações não governamentais na área de drogas (Comitê de ONGs de Viena sobre Drogas – VNGOC).