Novos multiplicadores de prevenção são capacitados

São Paulo, a maior cidade do Brasil, foi palco de mais um Workshop da ISSUP.O treinamento ocorreu no período de 13 à 17  de agosto de 2018 na sede da Universidade Anhanguera, uma das faculdades do Grupo Kroton de Educação.

Depois de um processo seletivo,  77 profissionais ligados à serviços públicos e privados e de diversas áreas de atuação receberam o treinamento do primeiro módulo do Currículo Universal de Prevenção.

Este treinamento é fruto da parceria entre a Mobilização FREEMIND, o Plano Colombo e a Sociedade Internacional de Profissionais da Prevenção e Tratamento de Uso de Substâncias (ISSUP). A coordenação dos trabalhos da ISSUP no Brasil está a cargo do FREEMIND.

O curso, “Introdução à Ciência da Prevenção”, teve duração de 40 horas e  forneceu uma visão geral da ciência que está subjacente a intervenções e estratégias de prevenção baseadas em evidências e da aplicação de abordagens eficazes na prática de prevenção. Além da Ciência da Prevenção, o workshop também procurou desenvolver habilidades e técnicas de treinamento, características importantes para multiplicadores.

Tendo sido desenvolvido por especialistas da área de prevenção, o curso ofereceu importantes informações sobre o que funciona no que se refere a prevenção do uso de substâncias, conforme orientado pelas normas internacionais de prevenção e foram também abordados conceitos sobre epidemiologia, vulnerabilidade para o uso de substâncias, fatores de risco e proteção, influências ambientais e o modelo de etiologia.

O objetivo geral destes cursos é auxiliar no desenvolvimento de profissionais de prevenção para que possam implementar as intervenções e políticas de prevenção mais eficazes e comprovadas pela ciência.

Este treinamento, sob a coordenação do FREEMIND / ISSUP BRASIL, foi uma etapa obrigatória e requisito essencial para a participação da segunda etapa que foi realizada em Campos do Jordão, em setembro deste ano.

Com a conclusão desta formação continuada, surgem muitas expectativas positivas e promissoras para o Brasil a fim de elevar suas intervenções de prevenção para um patamar superior de qualidade e impacto. A meta da ISSUP Brasil é capacitar no mínimo, 10 mil profissionais no Brasil dentro de um período de um ano.