Evento Especial CND e Relatório Mundial sobre Drogas

64º CND: Evento especial em comemoração ao Dia Internacional das Nações Unidas contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, 25 de junho de 2021, 13h30 – Hora de Viena – 08h30 – Hora de Brasilia. Antes deste evento, será lançado o Relatório Mundial sobre Drogas 2021.

Devido à pandemia de COVID-19, o evento especial será realizado em um formato híbrido, combinando um componente presencial limitado com uma participação online para participantes de todo o mundo.

Sob o tema “Compartilhe fatos sobre as drogas. Salve vidas”, o Evento Especial da Comissão de Entorpecentes comemora o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito e lança o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 na sexta-feira, 25 de junho de 2021, das 8h30 às 10h30 (horário de Brasília) (13h30 às 15h30 – Horário de Viena (CEST)).

 

Programa

Comentários de boas-vindas e moderação por H.E. Sra. Dominika Krois, Representante Permanente da Polônia nas Nações Unidas (Viena) e Presidente da Comissão de Entorpecentes.

Discurso de abertura da Sra. Ghada Waly, Diretora Executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Apresentação das principais conclusões do Relatório Mundial sobre Drogas de 2021 pela Sra. Angela Me, Chefe do Departamento de Pesquisa e Análise de Tendências do UNODC.

Discursos do Sr. Wang Pengchao e da Sra. Sarah Jul-Rasmussen, Representantes da Juventude.

 

Painel

H.E. Sr. Miguel Camilo Ruiz Blanco, Representante Permanente da Colômbia junto às Nações Unidas (Viena).

H.E. Sr. Suleiman Dauda Umar, Representante Permanente da Nigéria nas Nações Unidas (Viena).

Sra. Begaiym Nurlan, Missão Permanente do Quirguistão nas Nações Unidas (Viena).

Sra. Jagjit Pavadia, presidente do Conselho Internacional de Controle de Entorpecentes.

Sr. Jamie Bridge, presidente do Comitê de ONGs sobre Drogas de Viena.

 

Perguntas e respostas

 

Webcast

O webcast do evento especial será transmitido pela web e estará acessível através da página web do evento especial: https://www.unodc.org/unodc/en/commissions/CND/session/64_Session_2021/special-event-launch-of-world-drug- report.html

 

JUNTE-SE A NÓS em 25 de junho às 08h30 – Horário de Brasília.

 

Lançamento Global do Relatório Mundial sobre Drogas 2021

Relatório Mundial sobre Drogas 2021

Quando: Quinta-feira, 24 de junho de 2021 das 10h às 11h, horário de Viena (CEST) – das 5h às 6h, horário de Brasília.

Onde: pessoalmente no Centro Internacional de Viena, centro de mídia UNIS (C0225A), ou online – o link será compartilhado no momento do registro.

Palestrante: Angela Me, Chefe, Divisão de Pesquisa e Análise de Tendências, UNODC

Registro: É necessário fazer o registro por meio do link: https://forms.gle/VfyuFFoWH7kqvxVNA

Apresentado em cinco livretos separados, o Relatório Mundial sobre Drogas 2021 fornece uma riqueza de informações e análises para apoiar a comunidade internacional na implementação de compromissos internacionais de política de drogas.

O livreto 1 resume os quatro livretos subsequentes, revisando suas principais descobertas e destacando suas implicações para as políticas.

O livreto 2 oferece uma projeção do impacto do crescimento populacional sobre o uso de drogas até 2030; ele continua com uma visão geral das últimas tendências e estimativas sobre a oferta e a demanda de drogas, incluindo seu impacto na saúde, e aborda o tráfico de substâncias para os mercados de drogas na Internet.

O livreto 3 fornece uma análise dos mercados globais de cannabis e opioides, tanto em termos de fornecimento quanto de uso; inclui uma visão geral dos últimos desenvolvimentos em países com medidas que regulamentam o uso não medicinal de cannabis. Ele também discute as sobreposições entre os vários opioides e o acesso aos opioides farmacêuticos.

O livreto 4 fornece as últimas tendências e estimativas sobre os mercados de estimulantes – cocaína, metanfetamina, anfetamina e “ecstasy”, em nível global e nas sub-regiões mais afetadas.

O livreto 5 conclui fornecendo uma avaliação inicial do impacto da pandemia COVID-19 nos mercados de drogas, observando como ela afetou a oferta e a dinâmica da demanda de drogas, incluindo em termos de consequências para a saúde e como a prestação de serviços de drogas se adaptou à nova situação em muitos países.

 

Fonte: UNODC