Ensinando crianças a se protegerem das drogas

As crianças confiam nos adultos e podem ser facilmente influenciadas. Os professores podem constituir um exemplo para os alunos e informá-los sobre os riscos associados ao uso de drogas. A questão se torna ainda mais importante quando os jovens não contam com o apoio da família para orientá-los.

Às vezes, os jovens têm que lidar com pressões relacionadas a novas experiências e à vida, numa sociedade complexa e exigente. O uso problemático de substâncias é, essencialmente, um mecanismo para enfrentar ou escapar de sensações de insegurança.

É preciso fazer com que os alunos percebam que não estão sozinhos diante destes desafios e que há uma gama de maneiras saudáveis para enfrentá-los.

Como ensinar as crianças a se proteger

É importante trabalhar a confiança como fator de proteção. Os professores podem ajudar as crianças a desenvolver autoestima e a fortalecer suas habilidades interpessoais. Demonstre tolerância para que os alunos consigam comunicar seus pensamentos. Estimule a confiança, encorajando as crianças a se aceitarem. Ajude-as a distinguir entre o que pode fazer bem ou mal. Principalmente, prepare os jovens para os diversos riscos a que podem estar expostos no contato com drogas ilícitas.

Como ensinar crianças a expressar a criatividade

  • Organize concursos de arte para crianças sobre um determinado tema de prevenção ao uso de drogas
  • Destaque atividades esportivas como uma escolha saudável para os jovens
  • Desenhe camisas com slogans sobre prevenção ao abuso de drogas
  • Arrecade dinheiro para instituições que ajudam crianças de rua usuárias de drogas
  • Compartilhe os conhecimentos adquiridos por meio de brincadeiras interativas e atividades como o teatro

Fique atento aos seguintes sinais de alerta

Não se precipite em concluir, indevidamente, que um aluno faz uso de drogas. Apesar de serem sinais, em geral, associados ao uso de drogas, também podem ser um indício de que algo não vai bem e, portanto, merecem atenção. Aproxime-se do(a) aluno(a) e busque entender o que há de errado e como poderá ajudá-lo(a).

Sinais emocionais:

  • Mudanças no estado de ânimo, variando da exaltação ao retraimento e à depressão repentinos
  • Raiva sem motivo
  • Perda de interesse nas atividades escolares ou extracurriculares
  • Dificuldade de conviver com os outros
  • Ausências injustificadas
  • Déficit de atenção

Sinais físicos:

  • Tendência a dormir na sala da aula
  • Fala arrastada
  • Falta de atenção na sala de aula
  • Falta de memória
  • Descuido na higiene pessoal e na aparência em geral
  • Tremores e movimentos descoordenados

Como ensinar crianças sobre as drogas ilícitas e suas consequências

  • 5 a 7 anos de idade: Os alunos devem melhorar a capacidade de tomar decisões e desenvolver hábitos saudáveis. Também devem ser capazes de listar efeitos negativos do consumo de substâncias ilícitas e estabelecer diferenças entre elas.
  • 8 a 9 anos de idade: Os alunos devem ser capazes de nomear e identificar as drogas sobre as quais já ouviram falar e os perigos associados ao uso dessas drogas. Devem ser capazes de falar sobre de que forma o consumo de drogas no lar e na comunidade os afeta. Os estudantes também devem saber onde podem receber ajuda sobre o consumo de drogas.
  • 10 a 12 anos de idade: Os alunos devem ser capazes de determinar os motivos pelos quais as pessoas fazem uso de drogas e de estabelecer a diferença entre consumidores experimentais, ocasionais/casuais, habituais e problemáticos. Devem demonstrar a capacidade de trocar informações com seus pares. Os estudantes também devem aprender sobre a relação que existe entre o HIV/aids e o consumo de drogas e as situações que colocam as pessoas em risco de infecção.

Sugestão de plano de estudos:

  • Aula 1: O que são as drogas? O que significa dependência? Qual é o impacto para o indivíduo e a sociedade?
  • Aula 2: O que são as drogas naturais (cannabis, ópio e coca), seus efeitos e formas de prevenir o uso?
  • Aula 3: O que são as drogas semissintéticas (morfina, heroína, cocaína e crack), seus efeitos e medidas para prevenir o uso? O que a vítima pode fazer no caso de uma overdose?
  • Aula 4: O que são as drogas sintéticas (anfetaminas, ecstasy, LSD e sedativos hipnóticos)? Quais são os efeitos destas drogas no cérebro e na personalidade?
  • Aula 5: Qual é o vínculo entre o uso de drogas e o HIV/aids? Como podemos prevenir o HIV/aids?
  • Aula 6: Quais são os fatores de risco? Entre eles estão o fracasso acadêmico, distúrbios no ambiente familiar e a disponibilidade de drogas. Quais são os fatores de proteção? Entre eles estão o apoio da família e da comunidade, melhorias no ensino e na educação sobre drogas. Como líderes comunitários e outras pessoas podem intervir?
  • Aula 7: As atividades sobre ensinamentos de vida incluem o aprendizado sobre como utilizar a capacidade de discernimento, como lidar com a pressão do grupo, aprender como dizer não às drogas, mecanismos para assegurar que uma pessoa não caia na armadilha das drogas e medidas para se comprometer com colocar um fim ao consumo de drogas.

Fonte: Baseado em `Living without Drugs ́ (Vivendo sem Drogas), uma série de panfletos
desenvolvidos pelo UNODC de Barbados e a UNESCO CARNEID, e o programa de prevenção na educação primária, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Barbados sobre Abuso de Substâncias. O currículo foi preparado pela Organização de Punleu Komar Kampuchea (PKKO) – Cambodia e você pode acessar aqui.