Encerrou-se hoje – 03/12/2021 – o Curso EAD de Prevenção às Drogas nas Escolas, organizado pelo Freemind e ISSUP Brasil, em parceria com os treinadores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento UTRIP, da Europa e com apoio da Cruz Azul do Brasil, do Governo Federal e das Organizações dos Estados Americanos – CICAD desenvolveu um Curso Internacional online de Prevenção nas Escolas.
Foram 12 semanas de trabalho intenso para os participantes. Com 2 aulas de 2 horas de duração por semana, os alunos realizaram o Módulo Básico e o Módulo Avançado, de forma online e ao vivo, com muita interação entre os participantes e os treinadores, Matej Košir e Sanela Talić, do Instituto UTRIP.
Os alunos foram avaliados antes e no final do curso para que se possa verificar o ganho de conhecimento. Ganho de conhecimento este que ficou evidente na data de hoje com a apresentação dos Projetos de Prevenção desenvolvidos pelos grupos durante todo o período do curso.
Participaram do encerramento personalidades importantes do campo da Prevenção às Drogas: Dra. Barbara Correa – Coordenadora dos Capítulos Nacionais de Língua Espanhola e Portuguesa, Dra. Andrea Escobar – Diretora Sênior de Programas da CICAD, Dr. Pablo Montero-Zamora – pesquisador de pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin, Dra. Cláudia Leite – Diretora de Prevenção, Cuidados e Reinserção da SENAPRED.
Módulo Básico – Curso EAD de Prevenção nas Escolas
Durante as primeiras 8 semanas, durante o módulo básico, os alunos puderam:
– Fazer um levantamento de problemas nas comunidades e escolas
– Ter acesso a dados epidemiológicos para o problema selecionado
– Escolher o público-alvo de seu projeto
– Definir o nível de implementação
– Verificar fatores de risco e de proteção para seu grupo-alvo que serão abordados / dirigidos com a intervenção propostas
– Conhecer o que funciona e o que não funciona na prevenção e porquê
– Aprofundar seus conhecimentos em 3 aspectos do ambiente escolar: cultura / Clima escolar, política escolar e currículo escolar.
– Conhecer características de programas de prevenção baseados em evidências como o Jogo do Bom Comportamento (GBG – Good Behavior Game), Lions Quest, Unplugged (#Tamo Junto), Effekt e ASE – Aprendizagem social e emocional.
– Compartilhar as dificuldades para implementação e dar/receber sugestões de como superar estas barreiras
– Determinar os principais fatores ambientais que influenciam o grupo-alvo em sua comunidade e como abordá-los
– Conhecer quais os fundamentos de um plano de advocacy, como influenciar a política e a tomada de decisões, como criar coalizões de advocacy eficazes e como usar a mídia em advocacy
– Montar um plano concreto de prevenção, utilizando a abordagem do modelo CQC de 5 passos
– Desenvolver o modelo lógico para seus planos de ação na escola / comunidade
– Criar um plano completo de ação com avaliação da situação, plano de implementação, plano de avaliação, monitoramento e avaliação.
Módulo Avançado – Curso EAD de Prevenção nas Escolas
Nas últimas 4 semanas, durante o treinamento avançado, as discussões sobre os Planos de Ação de cada grupo puderam ser aprofundadas e foi possível aos participantes:
– Estreitar a colaboração com pelo menos uma escola e seus funcionários
– Elaborar um plano de política escolar
– Desenvolver estratégias de construção de clima / cultura escolar positiva na perspectiva do sistema cultural brasileiro existente e da perspectiva curricular
– Aprender sobre a importância da qualidade na implementação das intervenções baseadas em evidências e a importância dos registros destas intervenções.
Cada grupo colocará em prática seu plano de ação e será monitorado pelos treinadores e pela equipe do Freemind e ISSUP Brasil que garantirão todo suporte de conhecimento para superar dificuldades e barreiras.
As aulas se encerraram hoje, mas como salientou Matej Košir durante o treinamento:
“Prevenção é um processo e não o destino”
Você se interessou por esse curso? Fique atento às nossas publicações que logo deverão ser abertas outras turmas.