Todas as crianças eventualmente se comportam mal. Isso é normal quando estão cansadas, com fome, com medo, ou aprendendo a serem mais independentes. E elas podem nos enlouquecer quando estão presas em casa!
Redirecionar
- Perceba antecipadamente cada mau comportamento e redirecione a atenção de seus filhos do mau para um bom comportamento.
- Pare antes que comece! Quando elas começarem a ficarem inquietas, você pode distraí-las com alguma coisa interessante ou divertida: “Vamos dar uma volta!”
Pare por um instante
- Está quase surtando? Dê uns 10 segundos a si mesmo. Inspire e expire pausadamente por cinco vezes. Então, tente reagir com mais calma.
- Milhões de pais dizem que isso ajuda – E MUITO.
Gestão de Consequências
Consequências ajudam a ensinar nossas crianças sobre assumir a responsabilidade pelo que fazem. Isso permite discipliná-las de maneira controlada e é mais efetivo do que bater ou gritar.
- Permita que as crianças tenham mais uma chance de seguir suas ordens antes que tenham de lidar com as consequências.
- Tente ficar calmo ao aplicar a consequência.
- Certifique-se de que você pode seguir firme com a consequência. Por exemplo, guardar o celular de um adolescente por uma semana é muito difícil de reforçar. Privar o uso por uma hora é algo mais realista.
- Assim que acabar a gestão das consequências, dê aos seus filhos a chance de fazer algo bom e os elogie por isso.
Continue utilizando as dicas 1 a 3
- Tempo a sós, “olho no olho”, elogio por estarem sendo bons e rotinas planejadas irão reduzir os episódios de mau comportamento.
- Dê tarefas simples às crianças e aos adolescentes, mas que demandem responsabilidades. Apenas se certifique de é algo que elas sejam capazes realmente de fazer. E quando elas fizerem, lembre-se de parabenizá-las!
Este material foi desenvolvido por Parenting for Lifelong Health (PLH) e está disponível em 46 línguas e 32 línguas em processo de tradução.
Parenting for Lifelong Health (PLH) é um conjunto de programas gratuitos para pais que usam os princípios de aprendizado social e treinamento em gerenciamento de pais para melhorar o relacionamento entre pais e filhos. Os programas equipam os pais com habilidades para gerá-los de maneira positiva e desenvolver relacionamentos saudáveis com seus filhos.
Fonte: https://www.covid19parenting.com/