Dia contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

Pode não ter o título mais rápido, mas o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito é uma peça chave na guerra das Nações Unidas contra as drogas.

Originalmente instigado por uma resolução de uma sessão especial sobre drogas da Assembleia Geral da ONU em 1987, o dia anual de conscientização foi criado para marcar o centenário dos primeiros esforços da China para combater o comércio de ópio – amplamente considerado como o início da guerra internacional contra drogas.

Celebrado todos os anos no dia 26 de junho, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime usa o dia comemorativo para destacar os perigos do uso de drogas e seu comércio ilegal e fornece material educativo para professores e funcionários públicos em todo o mundo para ajudar a espalhar a mensagem sobre os extremos danos culturais e econômicos que o comércio de drogas ainda está causando em todo o mundo, cem anos depois que a guerra às drogas foi lançada inicialmente em Xangai por volta do início do século 20.

A importância da estratégia foi reforçada quando a ONU decidiu realizar uma Assembleia Geral sobre drogas para marcar um marco no progresso de um documento de política anterior que pedia aos Estados membros que combatessem tanto a demanda quanto a oferta de drogas, melhorando o acesso ao tratamento para viciados.

 

Dados importantes sobre drogas e tráfico

De acordo com o mais recente Relatório Mundial sobre Drogas, 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos por abuso de drogas. O número de usuários de opioides é de 53 milhões. Em 2017, cerca de 585.000 pessoas morreram por uso de drogas, sendo dois terços provocados pelos opioides.

Além disso, em 2017, 11 milhões em todo o mundo injetaram drogas. Cerca de 1,4 milhão dessas pessoas vivem com HIV como resultado. Cerca de 5,6 milhões deles têm hepatite C. Infelizmente, a gravidade e a complexidade da situação mundial das drogas só estão piorando. As medidas de prevenção e tratamento em todo o mundo continuam aquém do necessário. Apenas uma em cada 7 pessoas com transtornos por uso de drogas recebe o tratamento de que precisa.

O tráfico ilícito de drogas também é um grande problema em todo o mundo. Isso se deve ao crescente mercado de drogas ilícitas na África Oriental e em todo o continente africano. Além disso, voos internacionais frequentes, controles de tráfico inadequados e corrupção entre os funcionários da alfândega apenas agravam o problema do tráfico ilícito.

À medida que o abuso de drogas e o tráfico ilícito se tornam mais prevalentes, este dia se torna mais importante.

 

Tema de 2022 – 26 de Junho – Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

“ Enfrentando os desafios das drogas em crises de saúde e humanitárias ”

 

O que você pode fazer?

De zonas de guerra a campos de refugiados e comunidades dilaceradas pela violência, pessoas em todas as partes do mundo estão em extrema necessidade.

Este ano, o UNODC está abordando os desafios transnacionais de drogas decorrentes de situações de crise, enquanto continua a defender a proteção do direito à saúde para os mais vulneráveis, incluindo crianças e jovens; pessoas que usam drogas; pessoas com transtornos por uso de drogas; e pessoas que precisam de acesso a medicamentos controlados.

26 de Junho - Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito

Faça sua parte compartilhando fatos reais sobre a situação das drogas — desde riscos à saúde e soluções para enfrentar o problema mundial das drogas até recursos de prevenção, tratamento e assistência baseados em evidências em tempos de crise:

1) Conheça os fatos
2) Compartilhe apenas informações de fontes verificadas, como  UNODC, por exemplo.

 

O que o UNODC faz

Todos os anos, o UNODC publica o  Relatório Mundial sobre Drogas , repleto de estatísticas importantes e dados factuais obtidos por meio de fontes oficiais, uma abordagem baseada na ciência e pesquisas.

O UNODC continua a fornecer fatos e soluções práticas para lidar com o atual problema mundial das drogas e continua comprometido em alcançar a saúde para todos.

Os setores da saúde e da justiça estão sob pressão e o acesso a serviços e apoio é obstruído quando menos podemos pagar.

Em 2022, o mundo continua a testemunhar crises humanitárias generalizadas no Afeganistão, na Ucrânia e em outros lugares, enquanto a pandemia de COVID-19 ainda é uma grande crise global de saúde. A crise das drogas sintéticas também exige soluções ágeis e adaptáveis. Um crescente senso de comunidade global e solidariedade continua a emergir, assim como a necessidade de cuidar de todos em tempos de crise.

O Freemind e a ISSUP Brasil se juntam com a UNODC para pedir que você, ajude-nos a tornar o Dia Mundial das Drogas um ponto de virada nos esforços globais para enfrentar os desafios das drogas.

Juntos, podemos enfrentar o problema mundial das drogas!

 

Fontes: https://nationaldaycalendar.com/international-day-against-drug-abuse-and-illicit-trafficking-june-26/

https://www.unodc.org/unodc/en/drugs/index-new.html

https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/index.html