Palavra Semanal do Idealizador da Mobilização Freemind – Dedé Martelli fala sobre: A SOBERBA É A PORTA DE ENTRADA DO FRACASSO E A SALA DE ESPERA DA RUÍNA.
A semana que vem ´A PALAVRA DA SEMANA” voltará a história do Freemind. Hoje o tema que escrevo veio de um diálogo com a minha esposa que me fez lembrar Padre Haroldo.
Fernanda fez uma observação sobre uma leitura que fez sobre a soberba e o mal que ela faz para as pessoas.
Lembrei-me muito das conversas que tinha com Padre Haroldo e como ele falava que os dependentes químicos, muitas vezes se tornavam soberbos e orgulhosos e que isso os levavam a escolhas erradas, impedindo que eles enxergassem a verdade dos outros.
Ele dizia que a Espiritualidade e conhecer o AMOR de DEUS eram as armas mais eficazes para plantar a humildade e a modéstia e, com elas vencer aquele que é um dos 7 pecados capitais: A soberba.
Não ver a verdade do outro, sentir-se superior, menosprezar o próximo e ser egoísta são algumas das características do comportamento do Soberbo, trazendo a ele uma autoconfiança exagerada, tão comum nos dependentes químicos, e muitas vezes em nós mesmos, já que a soberba se origina de uma avaliação falsa interior.
“O único pecado que merece pena é o da soberba, porque a soberba fecha todo o olhar da verdade, mantém a pessoa atrelada a si mesma e incapaz de enxergar a graça”.
Ao pesquisar no dicionário a palavra, descobri que ela tem 22 sinônimos e que eles são, nos seus dois sentidos, elevação e presunção, um arcabouço de características que muitos de nós, não apenas os dependentes químicos, temos em nossos traços comportamentais quando longe de Deus e da graça.
Entendi com isso a força da simplicidade com que Padre Haroldo falava comigo sobre o tema e descobri hoje, após o bate-papo com a Fernanda o quanto ele era profundo e preciso naquela observação constante.
”Somos nós que nos condenamos pelas escolhas de vida que fazemos, nós é que erramos pelas escolhas de vida que, muitas vezes, colocamos à nossa frente, mas o olhar de Deus é sempre o olhar de misericórdia.
E mesmo que estejamos no maior pecado, mesmo que estejamos na lama, na miséria, ele se senta conosco; senta-se para nos levantar, nos colocar de pé e nos resgatar.
Assim como sentou-se com os cobradores de impostos e com os pecadores da Sua época, Ele também se senta conosco na mesa”.
As palavras acima entre aspas são da homília que motivou a minha conversa com a Fernanda.
Ela me chamou a atenção para isso e o passeio pela leitura e a procura sobre o significado da palavra soberba, somada a lembrança do Padre Haroldo me trouxe à uma reflexão importante e que gostaria de compartilhar com você.
A Palavra Humilde está em quase todos os textos da Bíblia Cristã.
Húmus é a menor crosta do solo terrestre, porém é a mais fecunda de todas.
O exercício da humildade nos aproxima de Deus, nos afasta da soberba e nos conecta com a assunção de nossas piores características dando a nós mesmos a possibilidade de vencê-las.
Está em nossas mãos alcançar a Graça.
Vamos erguer nossos olhos e confiar no AMOR DE DEUS.
* Sinônimo de soberba
Compartilhar
22 sinônimos de soberba para 2 sentidos da palavra soberba:
Presunção:
1 presunção, soberbia, altanadice, altanaria, altivez, arrogância, bazófia, embófia, empáfia, entono, jactância, orgulho, pedantismo, proa, sobrançaria, ufania, vaidade.
Elevação:
2 altura, elevação, eminência, proeminência.
Soberba é uma manifestação de orgulho, de pretensão, de superioridade sobre as outras pessoas. É a arrogância, a altivez, a autoconfiança exagerada.
Soberba é um substantivo feminino, do latim supervia, que significa elevação, presunção, orgulho.
Soberba é uma manifestação negativa que denota pretensão de superioridade, podendo se manifestar individualmente ou em grupo, externada em manifestações ostensivas para menosprezar e massacrar os indivíduos considerados, por eles, como seres inferiores. O racismo, a xenofobia, o elitismo, o corporativismo, são comportamentos que se caracterizam pela soberba
Soberbo é aquele indivíduo considerado orgulhoso, altivo, que está dominado pela arrogância. É também um adjetivo que qualifica aquele que é mais alto ou está mais elevado que outro, que tem soberba, vaidoso, grandioso, sublime, magnífico, belo.
Para a Igreja Católica, soberba é um dos sete pecados mortais, e contra ela se prega a virtude da humildade, da modéstia.
Leia também: Os 7 pecados capitais: o que são, quais são e significados.