Currículo europeu de prevenção em português

A Mobilização Freemind, que tem como um dos objetivos disponibilizar materiais referentes à prevenção ao uso de drogas, obteve nessa semana, após interlocuções com o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência, a disponibilização da tradução para o português do Currículo Europeu De Prevenção.

 

Sobre o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) é a principal autoridade em matéria de drogas ilícitas na União Europeia e é uma instituição que completa, nesse ano de 2021, 26 anos de história, sendo seu trabalho sustentado por dois objetivos a longo prazo: contribuir para uma Europa mais saudável e uma Europa mais segura.

O seu trabalho contribui para as políticas da Comunidade Europeia e de seus países-membros, com o intuito de proteger os cidadãos europeus dos danos relacionados com o uso de drogas.

 

Sobre a publicação

Esta publicação é um manual para decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos no domínio da prevenção do consumo de substâncias com base em evidência e foi desenvolvida por um projeto europeu intitulado UPC-Adapt, cofinanciado pela Comissão Europeia.

O manual baseia-se nos resultados dos Padrões Europeus de Qualidade na Prevenção do Consumo de Droga (EDPQS), publicados pelo Observatório Europeu em 2011 com vista a melhorar a qualidade, a eficácia e o alcance das medidas de prevenção, e acompanha o documento Health and social responses to drug problems: a European guide [Respostas sanitárias e sociais aos problemas da droga: um guia europeu] do OEDT, publicado pela primeira vez em 2017.

O conteúdo dessa publicação fornecerá uma introdução de elevada qualidade às opções baseadas em dados científicos que podem promover comportamentos mais saudáveis. No entanto, o objetivo é também despertar o seu interesse pelas ciências que testam empiricamente a melhor forma de a prevenção alcançar e manter um comportamento mais saudável e de que forma essas estratégias podem ser alargadas e integradas nas práticas de rotina.

 

 

Objetivos do documento

  • Uma introdução às bases da ciência da prevenção;
  • Uma panorâmica das informações necessárias para a seleção e a implementação das intervenções preventivas;
  • As ferramentas para informar os parceiros sobre as bases da prevenção do consumo de substâncias com base em evidência científica;
  • As ferramentas para coordenar a implementação e a avaliação de intervenções baseadas em evidência científica;
  • Uma introdução aos princípios e práticas de prevenção em contexto familiar, em contexto escolar, no meio laboral, baseada na comunidade, ambiental e baseada nos meios de comunicação social.

Currículo europeu de prevenção em português

O presente manual e a formação que o acompanha mostram como estas competências podem ser aplicadas pelos profissionais da prevenção (página 16), enumerando quatro domínios de competências relacionados com a realização de uma correta intervenção (página 17) bem como os princípios das atividades éticas de prevenção do consumo de substâncias (página 18).

Também são explicitados os conceitos gerais subjacentes a uma prevenção eficaz: epidemiologia, bases da ciência da prevenção e de intervenções preventivas, políticas de prevenção, sempre baseadas em evidências científicas e como se realizar um correto monitoramento e avaliação.

 

Faça o download do documento:

https://www.emcdda.europa.eu/system/files/publications/11733/TDMA19001PTN_002_rev.pdf