Como ensinar seu filho a dizer não às drogas

Seu filho já passou pela experiência de algum “amigo” lhe oferecer drogas na escola ou em algum evento que ele frequenta? Você acredita que ele saberia como dizer não a este tipo de oferta? Saiba mais sobre esse assunto.

 

Toda dependência de drogas começa com uma pergunta:

Você quer tentar?

 

Os adolescentes podem ouvir isso em uma festa, na escola, com um grupo de amigos ou dentro de suas próprias cabeças quando se deparam com medicamentos ilícitos ou prescritos.

Dizer não às drogas sempre foi um tópico importante para os adolescentes, mas muitos pais não sabem como transmitir o ponto de vista de forma eficaz para seus filhos de uma forma que se traduza em situações da vida real.

 

Medicamentos de fácil acesso: a realidade atual

Presumir que seu filho adolescente nunca estará em uma situação em que tenha de tomar a decisão consciente de dizer não às drogas não é razoável.

Quando questionados, grande parte dos alunos do ensino médio dizem que podem obter maconha ou cocaína, além de afirmarem que a escola é o lugar mais fácil de se obter drogas. Isso é uma realidade hoje.

Não importa o quanto você tente, seu filho adolescente pode encontrar drogas se quiser.

 

Forneça uma base para o não uso de drogas

Muitos adolescentes acreditam que sabem mais do que você quando se trata de uso de substâncias.

Os adolescentes querem experimentar por si próprios, o que os leva a tomar decisões erradas no que diz respeito às drogas.

Informe seu filho sobre a verdade sobre as drogas e arme-o com o conhecimento.

Ensine a seu filho as consequências negativas da dependência desde o início e faça a distinção entre mitos e fatos:

 

4 fatos e mitos sobre o uso de drogas por adolescentes

 

Número 1

Mito: “A pressão dos colegas não me afetará”

Fato: o maior indicador do uso de maconha é o uso do melhor amigo do adolescente. Somente uma base sólida de ensinamentos sobre o não uso de drogas pode ajudar um adolescente a resistir à pressão dos colegas.

 

Número 2

Cigarro é uma droga e é preciso dizer não a ele desde o início, para não comprometer a saúde

Mito: “Álcool e cigarros não são substâncias de passagem”

Fato: Muitos adolescentes com maior risco de desenvolver dependência de drogas usam álcool e cigarros. Adolescentes que fumam cigarros têm 10 vezes mais chances de abusar da maconha.

 

Número 3

Mito: “As drogas não vão me machucar”

Fato: Está cientificamente comprovado que as drogas causam problemas médicos, psiquiátricos, jurídicos e sociais. A maconha pode causar problemas na escola, incluindo abandono escolar e abstinência de atividades sociais.

 

Número 4

Mito: “As drogas não afetam a direção”

Fato: os acidentes de carro relacionados a drogas e álcool são a causa da morte número um na faixa etária de 15 a 24 anos.

 

Ensinar a seu filho a verdade sobre essas substâncias é o primeiro passo para promover um estilo de vida sem drogas.

Comunique essas lições claramente a seu filho adolescente, enfatizando a importância de estar no controle do comportamento e da vida.

 

Torne as consequências claras

Seu filho adolescente precisa entender as imensas repercussões físicas, mentais, emocionais e psicossociais do uso de drogas.

Os adolescentes muitas vezes têm a impressão de que as drogas não os prejudicam, ou argumentam que substâncias totalmente naturais como a maconha não podem causar danos. Isso não poderia estar mais longe da verdade.

Todas as drogas, até mesmo a maconha, podem afetar o cérebro e os padrões de comportamento, resultando em uma reação em cadeia de consequências negativas em praticamente todos os aspectos da vida de seu filho adolescente.

 

Ensine seu filho adolescente a dizer não

Muitas vezes, a única razão pela qual um adolescente experimenta drogas é porque ele ou ela não sabe dizer não aos colegas.

Dê a seu filho maneiras de recusar drogas em situações da vida real.

Uma das maneiras de dizer não às drogas é inventar uma desculpa. Os exemplos incluem dizer que você não pode usar ou dizer que a substância o deixa doente.

Se o seu filho quiser dizer não e ajudar os outros a fazer o mesmo, ele pode explicar aos amigos os perigos das drogas com expressões simples como:

    “Por que você faria isso com você mesmo?”

    “Você é louco!”

    “Essa droga é tão ruim para você.”

    “Você pode ir em frente e arruinar sua vida – eu não estou arruinando a minha.”

 

Ou seu filho pode simplesmente ser honesto.

Amigos de verdade não colocam uns aos outros nessas situações, e seu filho adolescente deve saber disso.

Os adolescentes podem dizer que não gostam de drogas, que querem fazer mais da vida e que são inteligentes o suficiente para saber que usar drogas é uma péssima ideia.

Não importa como seu filho decida dizer não, certifique-se de que ele possa dizer as palavras quando necessário!