Cartilha aborda 12 Práticas de Como Pais podem proteger o futuro das crianças e adolescentes
Para o Freemind, Mobilização significa um Movimento com ação, ou seja, não adianta ficarmos cobrando uma solução sem colocarmos a “mão na massa” e nos envolvermos diretamente na solução dos problemas das drogas no Brasil. Nossa missão é ajudar as pessoas a ajudarem mais pessoas, para que muitos mais tenham um futuro melhor e as crianças e jovens possam ser protegidas dos riscos atuais para uma boa educação no futuro.
Pensando em nossa missão e colocando em prática o “mão na massa”, Paulo Martelli e sua equipe da Mobilização Freemind e ISSUP Brasil, em parceria com a SENAPRED, organizaram uma cartilha sobre Prevenção voltada aos pais e responsáveis.
O conteúdo e texto original são dos parceiros e amigos: Dr. João Paulo Becker Lotufo, Sanela Talić, Matej Košir, Ícaro Yuri Rhode da Silva, Dr. Quirino Cordeiro Junior e Dra. Cláudia Gonçalves Leite.
Com o título: 12 práticas de como os pais e responsáveis podem, no dia a dia, proteger o futuro das crianças e adolescentes em relação ao uso do tabaco, álcool e outras drogas, a cartilha traz uma introdução de números da incidência do uso do tabaco, álcool e outras drogas por adolescentes e jovens.
Por meio de 12 práticas, são dadas dicas para promover a política do “Aconselhamento breve, mas eficaz”, ou seja, diálogo constante, repetitivo, sobre vários aspectos dos riscos da iniciação precoce do uso de drogas, incluindo pesquisas que revelam possibilidades de lesões cerebrais graves e definitivas.
O cérebro do adolescente é mais vulnerável ao tabaco, álcool e outras drogas do que o cérebro adulto. As práticas vêm em forma de conselhos aos pais, como formas de dar atenção e conversar com os filhos, atividades em conjunto e promoção da cultura e esporte na vida do adolescente, conhecimento da rede social que ele frequenta, imposição de limites, entre outros conselhos.
Acesse aqui a cartilha na íntegra e faça o download do arquivo.