Aumento da criminalidade coincide com a legalização

Dados do estado americano do Colorado, indicam que produtores de maconha venderam US$ 1,3 bilhão da erva, para usos medicinais e recreativos, em 2016. Deste valor, o Colorado arrecadou US$ 200 milhões em receitas fiscais no período.

O jornal “The Denver Post” informou que o Departamento de Receitas do Colorado divulgou dados fiscais que mostram que foi o terceiro ano seguido de crescimento desde que o estado legalizou a venda de maconha para uso recreativo. Adultos com mais de 21 anos podem comprar produtos com maconha em lojas especializadas.

Para consumir a droga, é obrigatória a apresentação de um documento válido e não é permitido o consumo em áreas públicas. A lei estadual limita a compra em 8 gramas de maconha concentrada ou 800 miligramas de produtos à base da planta, como chocolates e gomas de mascar.

Porém, os valores altos nas vendas de maconha recreativa estão se refletindo no índice de criminalidade no estado norte-americano, que cresceu 5% em 2016 em comparação com 2013, enquanto a tendência nacional registrou queda no mesmo período. O percentual de crimes violentos subiu 12,5% no mesmo período regionalmente, mas o aumento nacional foi inferior a 5%.

Os números foram fornecidos pelo Departamento de Investigação do Colorado e do FBI, a Polícia Federal norte-americana. Os dados apontam que houve um aumento da violência coincidindo com a legalização da venda da maconha recreativa a partir de 2014.

Ainda há muita divergência se a legalização da maconha é culpada pela violência. O governador do Colorado, John Hickenlooper afirmou, que além da maconha, outros fatores também podem explicar o aumento da criminalidade e que o crescimento econômico pode ser uma das razões. A indústria da droga se tornou um negócio milionário, daí os números exorbitantes de receitas fiscais.

“Quando você tem esse tipo de crescimento (econômico), você atrai todos os tipos de pessoas e algumas delas são indesejáveis. Elas vêm atraídos pelo [comércio] da maconha? Ou eles vêm porque há um monte de dinheiro na comunidade e este é um ótimo lugar para tentar roubar alguém?”, questionou o governador. Para Hickenlooper, são necessários mais estudos e estatísticas para esclarecer a questão. “Mais dados são a única maneira de descobrir isso”, argumentou.

Segundo o procurador distrital de Denver, Mitch Morrissey, só na capital do Colorado o número de crimes cresceu 44% desde que o uso recreativo da maconha foi liberado. Ele ainda acrescenta que durante esse período os policiais estiveram mais ocupados com crimes relacionados à maconha do que em qualquer outro momento da história da cidade. Morrissey ainda reitera que não se pode relacionar o aumento do crime exclusivamente ao uso recreativo da maconha legalizado, outros fatores diversos também influenciam.

O consumo de maconha recreativa é legal em nove estados norte-americanos e o uso medicinal é permitido em 29. Apesar das leis estaduais que autorizam o uso da maconha, as leis federais ainda consideram o porte e o consumo ilegais.