Nas últimas décadas, a pesquisa científica e o conhecimento dos perigos de ingerir bebida alcoólica por menores de 18 anos aumentou substancialmente. Ingerir bebida alcoólica antes do desenvolvimento cerebral completo (antes dos 18 anos) está associado com várias consequências negativas para as crianças e pode afetar e colocar em risco a vida deles. E as consequências não são apenas físicas. Uma pesquisa do órgão internacional SMHSA mostra que menores de idade que ingerem álcool estão mais propensos a:
1 – Usar drogas: Estudantes que tomam bebidas alcoólicas são mais propensos a se envolver em comportamentos de risco, incluindo o uso de outras drogas, como maconha e cocaína.
2 – Tirar notas baixas: Crianças que bebem possuem taxas mais altas de problemas acadêmicos e desempenho escolar ruim comparado com os não bebedores.
3 – Sofrer ferimentos ou morte: Em 2009, estima-se que houveram 1.844 homicídios; 949.400 crimes violentos não fatais, como estupro, roubo e assalto; e 1.811.300 crimes contra a propriedade, incluindo roubo, furto e roubo de carros atribuídos ao consumo de bebida por menores de idade.
4 – Envolver-se em atividade sexual de risco: Os jovens que usam álcool são mais propensos a serem sexualmente ativos em idades baixas e realizam relações sexuais com mais frequência e sem fazer o uso de proteção.
5 – Tomar decisões erradas: Beber reduz as inibições e aumenta as chances de que as crianças se envolvam em comportamentos de risco ou façam algo que elas irão se arrepender quando estiverem sóbrias.
6 – Ter problemas de saúde: Jovens que bebem são mais propensos a ter problemas de saúde, como depressão e transtornos de ansiedade.
Fonte: https://www.samhsa.gov/sites/default/files/consequences-of_underage_0.pdf