Amor-Exigentinho: prevenção por meio de ações educativas

O Amor-Exigentinho, um subgrupo do Amor-Exigente, propõe-se a promover a prevenção ao uso de drogas, com crianças e adolescentes, por meio de ações educativas, com base na informação, na arte, no lúdico e na literatura infantil, incentivando-os a um trabalho de construção da autonomia e de escolhas saudáveis.

A proposta do Amor-Exigentinho pode ser trabalhada com crianças e adolescentes que:

– Acompanham os familiares, nos grupos de apoio, tanto nos grupos de prevenção, como nos permanentes;

– São envolvidos por programas sociais, que visam diminuir situações de risco;

– São alvo de cuidados de empresas que exercem a Responsabilidade Social;

– São encaminhados, por comportamentos inadequados, pelo Conselho Tutelar, Promotoria e Juizado da Vara da Infância.

Essa abordagem é uma ação preventiva que promove valores morais e éticos para uma melhor qualidade de vida, motivando nossas crianças e adolescentes a se distanciarem de tudo o que os torna vulneráveis à violência, ao crime, às drogas e à corrupção em todas as suas formas.

Cada cidade que trabalha o AE vive uma realidade. As equipes são formadas conforme as necessidades e aptidão de cada voluntário. No Amor-Exigentinho não é diferente. Tem equipe de “um” voluntário ou de muitos. Pode-se ter salas com atendimento a várias faixas etárias juntas e salas com atendimentos por idade.

Os conteúdos abordados com as crianças são baseados nos pilares que sustentam a proposta do Amor-Exigente, mas buscando atender, em primeira instância, as necessidades detectadas do grupo, obedecendo à faixa etária. Alguns princípios não se aplicam a crianças de 4 a 8 anos, por exemplo, e outros princípios podem ser abordados juntos.

Os encontros são semanais, com uma ou duas horas de duração, em grupos de no máximo 12 crianças, para favorecer um convívio harmonioso, participativo, de mútuo conhecimento e bom acompanhamento por parte do aplicador do programa, que acolhe as crianças com amorosidade e sem julgamento.

As atividades desenvolvidas são referentes ao princípio a ser trabalhado, as partilhas e as metas individuais de mudanças de comportamento, refletidos nas partilhas. Eventualmente, podem ser realizadas metas do grupo, desde que ele tenha decidido por elas, com a orientação do aplicador, que sempre está atento às metas propostas, individual ou coletivamente, cumpridas na semana anterior. Lembrando que o sigilo deve ser lembrado sempre.

Fonte: https://amorexigente.org.br/amor-exigentinho/