Quando uma mulher bebe álcool durante a gravidez, seu bebê também bebe. O álcool faz mal ao bebê: o bebê é muito novo para beber!
A gama de danos causados ao feto devido ao consumo de álcool durante a gravidez é chamada de Distúrbios do Espectro Fetal do Álcool (FASD). O álcool pode prejudicar o cérebro, o coração, os olhos e outros órgãos do bebê.
Crianças com FASD podem ter dificuldade em aprender, controlar como agem e fazer amigos. Beber álcool durante a gravidez pode causar danos permanentes ao feto. Esses nove meses duram a vida toda.
Vamos mantê-los sem álcool. O FASD afeta a todos nós, mas é 100% evitável. Juntos, podemos prevenir o FASD!
Como o álcool afeta o bebê?
O álcool afeta o crescimento do bebê, especialmente o cérebro. O bebê pode ser menor do que o normal e pode chorar muito. À medida que a criança cresce, pode ficar hiperativa ou difícil e ter problemas para aprender na escola. Na adolescência, muitos desses jovens abandonam a escola, não conseguem manter um emprego e se envolvem em comportamentos criminosos.
Todos os tipos de bebidas alcoólicas são prejudiciais?
Sim, vinho, cerveja, cidra, aperitivos, bebidas alcoólicas de frutas, bebidas destiladas como rum, uísque ou vodca podem prejudicar o bebê. Todos os tipos de bebida alcoólica são prejudiciais para o bebê.
Quanto álcool é prejudicial?
Não existe uma quantidade segura de álcool ou um momento seguro para beber durante a gravidez ou quando planeja engravidar. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode ser prejudicial. É mais seguro NÃO beber durante a gravidez.
O que é FASD?
Síndrome Fetal do Álcool (FAS) e Distúrbios do Espectro Alcoólico Fetal (FASD) são nomes dados aos problemas que um bebê pode ter se a mãe beber durante a gravidez. O álcool pode causar crescimento retardado, defeitos congênitos e danos cerebrais. Uma pessoa com FASD enfrenta desafios ao longo da vida.
O FASD é evitável?
Sim, por NÃO consumir álcool durante a gravidez ou enquanto planeja engravidar.
Minha amiga bebeu durante a gravidez e seu filho é saudável.
Cada gravidez, criança e mãe são diferentes. É melhor NÃO correr o risco de prejudicar a criança.
Estou grávida e tenho bebido …
Nunca é tarde para parar de beber. Se você parar agora, seu bebê ficará mais saudável.
Não estou grávida e bebo. Como posso evitar o risco de ter um filho com FASD no futuro?
Se você não usa anticoncepcionais, ou se deseja ter um bebê, pare de beber agora. O álcool torna mais difícil engravidar e aumenta o risco de aborto espontâneo. O álcool é prejudicial ao bebê desde o momento da concepção.
O que os pais podem fazer? O que amigos e familiares podem fazer? O que todos nós podemos fazer?
Os pais podem apoiar a futura mamãe respeitando sua decisão de não beber. Muitos pais também param de beber durante a gravidez.
Em nossa sociedade, beber frequentemente desempenha um grande papel na vida social. Às vezes, as mulheres grávidas também se sentem pressionadas a beber.
Amigos e familiares devem respeitar sua decisão de não beber, e devem ajudá-la a evitar situações em que costuma beber, como festas e bares.
É responsabilidade de todos nós apoiarmos as futuras mães.
Acho que meu filho tem FASD.
Converse com seu médico ou clínica de saúde sobre suas preocupações. A criança com FASD pode se beneficiar de um ambiente atencioso e estruturado, bem como de uma ajuda especial (por exemplo, fonoaudiólogo ou fisioterapeuta).