A importância dos programas de prevenção nas escolas

A importância dos programas de prevenção nas escolas

Os adolescentes e as crianças fazem parte de um grupo de altíssimo risco de abuso de substâncias e isso é duplamente verdadeiro quando falamos daqueles oriundos de famílias disfuncionais ou comunidades financeiramente mais pobres.

Isso ocorre porque os indivíduos são impressionáveis ​​e vulneráveis ​​a influências externas durante a adolescência e, sem a devida orientação, é muito provável que recorram ao abuso de drogas e álcool para lidar com o estresse e a ansiedade do dia a dia.

Por isso, é importante que o uso de drogas e seus malefícios sejam abordados em todos os ambientes possíveis! A questão é: Que ambientes são esses e como eu posso fazer isso?

Os lugares em que podemos implementar os programas são muitos, mas, hoje, vamos falar especificamente dos programas de prevenção nas escolas. Continue lendo para saber mais!


A necessidade de programas de prevenção baseados na escola

Pelas razões acima mencionadas, as escolas e outras instituições de ensino devem organizar programas de prevenção de drogas para conter o abuso de substâncias em alunos em risco nos estágios mais iniciais.

A necessidade de um programa de prevenção de drogas nas escolas surge porque a maioria dos adolescentes passa um número significativo de suas horas de vigília nas dependências da escola todos os dias.

Muitos deles não têm o sistema de apoio necessário em casa, pois vêm de famílias quebradas ou disfuncionais. Assim, a responsabilidade de orientá-los e ajudá-los a evitar hábitos autodestrutivos recai sobre seus professores, terapeutas e administradores escolares.

Na escola, as crianças ficam abrigadas em um espaço seguro, longe da influência de familiares tóxicos, colegas viciados em drogas, etc., e estão na companhia de professores e amigos de confiança, se tornando o melhor lugar onde um programa eficaz de prevenção de drogas pode ser lançado para prevenir a experimentação por adolescentes.

Os programas de prevenção em escolas cumprem uma série de funções importantes. Algumas são:

  • Fornecer um espaço seguro para que crianças e jovens possam falar sobre seus problemas com amigos e colegas
  • Permitir que professores e administradores escolares identifiquem crianças em risco e tomem as medidas necessárias para ajudá-las a evitar problemas relacionados às drogas

 

Características de um bom programa de prevenção de drogas na escola

O abuso de drogas em adolescentes é um problema generalizado enfrentado por nações ao redor do mundo por uma série de razões e não há um único fator que possa impedi-lo. No entanto, há certas coisas que os programas de prevenção de drogas mais eficazes têm em comum, como:

 

  • Conexão:

Um bom programa de prevenção de drogas deve fazer com que os alunos se sintam conectados com seus professores, instrutores, amigos e colegas.

Uma criança ou adolescente que acredita que seus professores e amigos se preocupam com ela, sua educação e seu bem-estar, tem menos probabilidade de recorrer às drogas e ao álcool como forma de escapar de seus problemas.

Essa conexão também incentiva as crianças a se abrirem e falarem o que pensam em sala de aula, o que permite que os professores identifiquem os alunos em risco desde o início e tomem medidas preventivas para ajudá-los a evitar o vício.

 

  • Educar sobre a saúde:

Para ter a máxima eficácia, um programa de prevenção de drogas também deve fornecer educação em saúde para que possam ajudar a promover sua própria saúde pessoal, bem como a de sua família e comunidade.

Como parte da educação de saúde, as crianças devem ser ensinadas, de maneira apropriada ao desenvolvimento, sobre o uso de certas substâncias e sobre as leis relativas ao abuso de drogas.

Parte dessa educação deve envolver o desenvolvimento de habilidades de tomada de decisão e autogestão nos alunos participantes.

 

  • Recursos de ensino:

Para transmitir a mensagem, os professores e instrutores envolvidos no programa de prevenção de drogas devem fazer uso dos recursos de ensino de classe mundial à sua disposição.

Recursos criados por organizações respeitáveis ​​e confiáveis podem fornecer resultados favoráveis ​​tanto para os instrutores quanto para os alunos.

 

Como posso aplicar isso na minha escola?

Como vimos, os programas escolares são de grande necessidade e exercem função importantíssima na prevenção da experimentação e do uso de drogas por adolescentes e crianças. Mas, com certeza, pode ser desafiador para muitas pessoas tentar inserir esses programas na escola em que estão presentes.

Se você quer saber mais sobre o assunto, você não pode perder nosso congresso em junho de 2022. O tema “A prevenção nas escolas” será abordado pelo Dr. Ernani Nagy de Moraes, professor de matemática na Escola de Aplicação desde 2000, licenciado em matemática no IME-USP e Mestre em Ensino de Matemática pela FEUSP.

Além de exercer o papel de professor de matemática, ele é membro do Programa EAPREVE, de prevenção às drogas, na Escola de Aplicação, e, com o programa, vem aplicando várias ferramentas e atividades de prevenção desde 2001.

 

O EAPREVE

No início dos anos 2000, era apenas um projeto, que nasceu a partir de formações propostas pelo GREA (Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas) do Hospital das Clínicas (HC). O GREA-HC é considerado hoje como centro de excelência para tratamento e prevenção de drogas, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD.

Desta forma, o projeto “GREA-EA”, assim denominado internamente, entrou na Escola de Aplicação da FEUSP em 2000 e ficou ativo até o final de 2003.

O projeto foi elaborado por médicos que também se preocupavam com a questão educativa, e o grupo contava com três psicólogas que, juntamente com alguns professores, desenvolveram o projeto na escola.

Contavam com bolsas de pesquisa, fazendo reuniões semanais para estudos sobre adolescência e drogas específicas, bem como para a preparação de atividades pedagógicas.

No início, as atividades do EAPREVE eram inseridas no horário regular das aulas, dependendo dos professores envolvidos. Atualmente, a Escola de Aplicação disponibiliza um horário na grade da escola, denominado Espaço Projeto, onde ocorrem as atividades dos programas e projeto da Escola (EAPREVE, Gênero e Sexualidade, Negritude e outros).

As atividades são organizadas e executadas levando em consideração a idade dos alunos e, durante todos esses anos, com a existência do programa na Escola de Aplicação, muitas foram as atividades trabalhadas, como: palestras, peças teatrais, atividades lúdicas, dentre outras.

O EAPREVE preza pela formação e pelo diálogo com os alunos e, por isso, é notável, em todas as atividades, o incentivo ao debate. O programa acredita que o primeiro passo é ouvir os alunos, criando um ambiente favorável ao diálogo franco, sincero e aberto.

Em nosso blog, você encontra outros dois textos, escritos pelo próprio Dr. Ernani Nagy, que falam mais sobre o programa EAPREVE e que apresentam algumas atividades feitas em sala de aula para servirem de exemplo.

 

O Congresso Freemind

O Freemind é uma mobilização que tem como principal objetivo ajudar as pessoas a ajudarem mais pessoas e, para isto, precisamos criar uma grande Força de Trabalho com Voluntários e Profissionais especializados em Prevenção, baseada em Evidências Científicas.

Em 10 anos de atividades, ajudamos mais de 10.000 pessoas a ajudarem mais de 2.000.000 de pessoas com problemas de Drogas no Brasil através de eventos, mobilizações, “Viradas da Prevenção”, entre outros. Desde 2013, temos realizado o Congresso Internacional Freemind que está, agora, chegando à sua 7ª edição e você não pode perder!

O Congresso Freemind vai ocorrer ao longo dos dias 15, 16, 17 e 18 de junho de 2022 na cidade de Campinas, no Centro de Exposições Expo Dom Pedro. Contaremos com muitos palestrantes nacionais e internacionais especializados em prevenção que irão abordar diversos temas relacionados.

Em nosso site, você já consegue garantir a sua inscrição e conferir o cronograma do Congresso. Acesse www.congressofreemind.com.br/ para conferir!

Fonte: Real Prevention