Qual o papel da escola e como prevenir o uso de drogas em jovens?

A escola é o lugar em que se abriga a maior parte das crianças e adolescentes de uma comunidade ou município, e geralmente é nela em que os jovens tem seu primeiro contato com o mundo das drogas. Um levantamento do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), realizado com estudantes de escolas públicas com idade entre 10 e 18 anos, mostrou que 65,2% dos entrevistados já experimentaram bebida alcoólica. Outros 5,9% fumaram maconha e 15,5% usaram solventes, de acetona a lança-perfume.

O período da adolescência é marcado por inúmeras transformações e conquistas importantes, e muitas vezes os jovens podem sofrer influência de outros para usar drogas ou até mesmo para se destacar em algum grupo. As drogas estão presentes no cotidiano dos jovens brasileiros e a escola, assim como os pais, tem um papel fundamental na prevenção ao uso pelos estudantes.

Quanto antes a prevenção começar, melhor, pois o uso precoce de drogas pode afastar o adolescente de seu desenvolvimento normal, além do risco de resultar em sequelas irreversíveis e consequências físicas e/ou psíquicas como déficits cognitivos, problemas físicos, envolvimento em acidentes, infrações, etc.

O trabalho de prevenção deve começar na Educação Infantil, através de atividades que levem as crianças a conhecerem a sua identidade, incentivando-as a terem uma postura cidadã e com responsabilidade social, bem como incorporar hábitos saudáveis em seu cotidiano. Quando os alunos compreenderem melhor o assunto, a prevenção deve ter como foco a saúde física, mental e emocional.

A prevenção também pode ser abordada de forma mais interdisciplinar, exercitando a reflexão dos jovens sobre contextos e determinantes sociais como, por exemplo: sociais, políticos, históricos, culturais e biológicos, que envolvem o tema das drogas.

É importante ressaltar que a prevenção deve focar na qualidade de vida e não nas drogas como um produto em si, pois isso pode surtir um efeito oposto e gerar curiosidade nos adolescentes. Os professores devem buscar conhecimentos científicos para os ajudar a aprimorar as práticas pedagógicas relacionadas à prevenção ao uso de drogas. Os professores de ciência, por exemplo, podem abordar os prejuízos do álcool e de outras drogas ao organismo e suas alterações mentais.

Ao trabalhar a prevenção de forma primária, ou seja, evitando a experimentação, a escola enfatiza aos jovens que eles são responsáveis por suas ações, por isso, devem fazer escolhas saudáveis e conscientes, desenvolvendo o protagonismo e a autonomia nos estudantes.

 

Fonte: http://www.marupiara.com.br/como-a-escola-pode-atuar-na-prevencao-ao-uso-de-alcool-e-drogas/