Entrevista com o Dr. Ronaldo Laranjeira na Roda Viva, TV Cultura

Graduado em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), com residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres(1994), Dr. Ronaldo Laranjeiras é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo.

Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias.

Na área de treinamento coordena vários cursos de pós graduação lato sensu em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

Em 2014 recebeu o prêmio Griffith Edwards premiação da International Society of Addiction Journal Editors, em reconhecimento pela atuação como clínico, educador e implementador de políticas públicas sobre álcool e drogas. Também Presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Dr. Ronaldo Laranjeira numa entrevista no Roda Viva, TV Cultura, abordou vários temas relacionados a políticas sobre drogas no Brasil. Dentre outros assuntos relacionados ao tema falou sobre o Modelo adotado pelo Governo do Estado de São Paulo que visa implementar uma ampla rede de atendimento a dependentes de substâncias psicoativas. Os jornalistas presentes questionaram sobre as modalidades de internação: Voluntária, Involuntária e Compulsória, também sobre redução de danos, uso recreativo e a Guerra às drogas e etc.

Se você não viu esta entrevista, veja agora, se você já viu, vale a pena ver de novo.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=JbwRhW2VhIY