O abuso de drogas prescritas muitas vezes é atraente para os adolescentes em relação às drogas ilícitas. Como esses medicamentos são permitidos sob a orientação de um médico, muitos adolescentes são levados a uma falsa sensação de segurança de que os medicamentos são realmente seguros.
No entanto, esses medicamentos são oferecidos sob a orientação de um médico por um motivo. Quando tomados por muito tempo ou de maneira errada, eles podem ter efeitos colaterais graves.
Muitos medicamentos prescritos também podem ser bastante viciantes. Isso pode levar a uma batalha vitalícia contra o vício quando tomado sem a supervisão adequada. Infelizmente, para milhares de adolescentes todos os dias, o acesso a medicamentos prescritos é simples, criando um problema de dependência difícil de superar.
O que é o abuso de drogas prescritas?
O abuso de medicamentos prescritos ocorre quando alguém usa um medicamento sem receita médica ou de maneira errada com o único propósito de experimentar um momento de “alta”.
Às vezes, os adolescentes também abusam de medicamentos prescritos com a crença de que ajudarão no estado de alerta e nas habilidades de estudo, dando-lhes vantagem enquanto estudam ou preparam trabalhos escolares.
Embora qualquer medicamento prescrito possa ser usado incorretamente, alguns são conhecidos por suas habilidades de criar o “barato” que os adolescentes às vezes desejam.
Os opioides, como analgésicos prescritos, estimulantes, como medicamentos para TDAH, e depressores do sistema nervoso central, como os medicamentos usados para tratar a depressão e outros transtornos do humor, são as drogas mais comumente abusadas entre os adolescentes.
Como os adolescentes obtêm drogas prescritas?
Parece que os medicamentos prescritos são difíceis de obter devido à maneira como são controlados, mas o acesso verdadeiro aos medicamentos prescritos é mais fácil do que muitas pessoas pensam.
Os adolescentes geralmente conhecem alguém que está sob prescrição médica e podem até ter esses medicamentos em suas próprias casas quando os pais ou irmãos precisam tomá-los.
Pegar algumas pílulas para ficar “chapado” de vez em quando é simples. A Pesquisa Monitorando o Futuro de 2012 descobriu que metade de todos os alunos do ensino médio relataram que as drogas opioides seriam de fácil acesso se elas as quisessem.
O risco do abuso de medicamentos prescritos
Infelizmente, os medicamentos prescritos não são necessariamente mais seguros do que as drogas de rua, e os adolescentes que abusam deles estão se colocando em um risco enorme.
Em primeiro lugar, a medicação é muitas vezes uma dose específica para cada pessoa. Quando outra toma esse medicamento, a dose pode ser muito forte e se tornar perigosa para esse indivíduo.
Além disso, outras drogas que o adolescente pode tomar para condições médicas genuínas podem interagir com a droga. Isso pode causar efeitos colaterais graves e até mesmo que alteram a vida.
Quando os médicos prescrevem medicamentos, eles verificam esses tipos de interações. Mas, essa proteção é removida quando os medicamentos prescritos são tomados por outra pessoa. Quando é feito o abuso de drogas prescritas, eles geralmente são tomados de uma maneira diferente da pretendida.
Por exemplo, muitas drogas são esmagadas e inaladas de forma “recreativa” e, infelizmente, como essas pílulas foram projetadas para serem liberadas lentamente em um período de 12 horas, o resultado dessa prática é um enorme risco de overdose, que pode ser fatal.
A maioria dos medicamentos prescritos vem com uma série de efeitos colaterais e quando alguém sofre de uma condição médica, o risco pode valer a pena. Mas, para pessoas que não têm a condição, os efeitos colaterais podem ser bastante difíceis de conviver.
Por exemplo, os opioides podem parar a dor, mas também podem causar sonolência e constipação, que afetam a qualidade de vida. Estimulantes podem fazer alguém se sentir mais alerta, mas podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Os efeitos colaterais podem aumentar quando a droga não é usada como deveria ser.
Ajudando adolescente com dependência em drogas prescritas
A dependência de drogas prescritas é um problema real para muitos adolescentes. Se você ou algum adolescente que você conhece está lutando contra o vício, procure ajuda.
Primeiro, certifique-se de que os medicamentos prescritos não estejam acessíveis aos adolescentes. Em seguida, procure a ajuda de um centro de tratamento de dependência para garantir que seu jovem seja capaz de quebrar o ciclo de dependência.
O risco simplesmente não vale nenhum “benefício” desses medicamentos.
Fonte: Destinations for Teens