A adolescência consiste em uma série de desafios para todos. Para alguns, porém, esses desafios podem mudar rapidamente de conquistável para avassalador, e isso pode levar a alguns problemas sérios para esses adolescentes.
Uma vez que os adolescentes entram no ensino médio, eles são bombardeados com as pressões de manter boas notas, participar de atividades extracurriculares, se preparar para a faculdade, ter uma vida social e descobrir o que eles querem fazer pelo resto de suas vidas.
Além dos estressores normais que acompanham a adolescência, não é incomum que os adolescentes enfrentem o ridículo dos colegas, sintam uma enorme pressão dos pais ou orientadores acadêmicos e também comecem a lidar com problemas de saúde mental.
Não existem dois adolescentes e desafios totalmente iguais. No entanto, existem várias razões comuns pelas quais os adolescentes podem começar a experimentar drogas ou álcool.
- Pressão dos amigos
O National Survey on Drug Use and Health realizou uma pesquisa em 2016 e descobriu que 1,9 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos usaram drogas ilícitas nos 30 dias anteriores à pesquisa.
A maioria deles relatou ter recebido drogas ou álcool por um colega e, ao quererem ser aceitos e se encaixar, acabaram aceitando.
- Automedicação
Não é incomum que os sintomas de saúde mental comecem a aparecer durante a adolescência. A fim de lidar com os sintomas de depressão, ansiedade ou outros distúrbios de saúde mental, os adolescentes podem começar a usar drogas ou álcool para minimizar seus sintomas ou para “entorpecer”.
- Melhoria de desempenho
Com a imensa pressão relacionada às atividades acadêmicas e extracurriculares, os adolescentes podem começar a usar drogas ou estimulantes para melhorar o desempenho e atender às expectativas de seus pais, professores ou treinadores.
- Experimentação
As crianças são naturalmente curiosas e elas, um dia, se tornam adolescentes. Não é incomum que eles procurem drogas ou álcool apenas para saber como são as sensações de estar embriagado.
- Para se “sentir bem”
Os adolescentes querem se sentir adultos, e não é surpresa que eles o façam! A ideia de ser adulto é nova e excitante, e poder beber, fumar cigarros ou usar drogas ilícitas e nocivas também é excitante para muitos adolescentes.
O que os pais podem fazer?
A National Survey on Drug Use and Health de 2016 estimou que 1,4 milhões de adolescentes precisam de algum nível de tratamento para um problema de drogas ilícitas, e os números estão crescendo. Se você suspeitar que seu filho está lutando contra o abuso de substâncias ou problemas de saúde mental, é importante não ignorar os sinais. Alguns deles são:
- Faltas frequentes à escola
- Queda significativa nas notas ou desempenho escolar
- Afastamento de atividades que ele normalmente gostava
- Desinteresse em passar tempo com a família
- Mudanças drásticas no comportamento, incluindo isolamento
- Mudanças drásticas no físico, incluindo perda ou ganho de peso e desinteresse por higiene
Quando lidamos com um transtorno por uso de substâncias, isso acaba ganhando uma tolerância em que você precisa de mais dessa substância para obter o efeito alcançado anteriormente.
Depois disso, olhamos para as consequências naturais. Existem consequências legais de seu uso? Eles perderam familiares ou amigos devido ao uso? É importante olhar para essas relações interpessoais e também avaliar sua capacidade de realizar coisas que você gosta.
Finalmente, temos que olhar para o lado da saúde mental das coisas também. Estamos vendo um aumento da tristeza, desesperança, desinteresse pelas atividades? Percebemos que esses interesses retornam com o uso de substâncias? Responder “sim” a essas perguntas pode categorizar isso como uma dependência da substância.
Se você suspeita que seu filho adolescente está usando drogas ou álcool, entre em contato com uma clínica especializada, grupos de apoio e terapeutas que possam ajudar você, seu filho e sua família como um todo.
E lembre-se: Não deixe que seus filhos adolescentes cheguem a esse ponto. O melhor é sempre prevenir!
Fonte: Sandstone Care