Se você suspeita que seu filho em idade universitária pode estar envolvido no tráfico ou no uso de drogas, escolher como e quando intervir pode ser muito estressante e complicado.
Seu filho não é mais uma criança sob a lei e suas escolhas agora carregam o peso das repercussões legais em nível de adulto. Você também pode se preocupar com a segurança dele e o potencial para vício, e sentir-se desconfortável com o que e com quem eles podem estar trazendo para sua casa.
Existem alguns sinais a serem procurados que podem ajudá-lo a determinar se seu filho pode estar envolvido em atividades ilegais e, a partir daí, você pode optar por intervir, se necessário.
- Compras caras
Se seu filho repentinamente começar a comprar uma quantidade excessiva de roupas e sapatos de marca, o smartphone mais recente ou mesmo presentes bizarros para você ou outros membros da família, pode haver um bom motivo para suspeitar de sua fonte de renda.
A maioria dos estudantes universitários vive de uma mesada modesta de seus pais ou trabalha em um emprego de meio período que dificilmente pagará muito bem.
Se seu filho aparece com dinheiro inexplicável ou compras extravagantes, ou parece estar gastando muito em jantar fora sem se preocupar com o orçamento, ele pode estar ganhando dinheiro por meios ilegais.
Mesmo que seu filho seja tecnicamente um adulto, pode ser necessário questionar seu suprimento de dinheiro ou hábitos de consumo, especialmente se ele ainda vive sob seu teto.
- Uso incomum de telefone celular
Adolescentes e jovens adultos tendem a passar muito tempo em seus telefones em geral, mas um estudante universitário que trafica drogas pode apresentar algum comportamento incomum em seus telefones celulares.
Eles podem receber chamadas e mensagens de texto de números aleatórios não salvos ou ter várias conversas curtas antes de sair de casa. Esse comportamento pode apontar para a atividade ilegal se eles estiverem recebendo ligações perguntando sobre seus “suprimentos”.
Os jovens adultos agindo dessa maneira também podem se tornar extremamente protetores com seus telefones, nunca permitindo que você veja para quem eles estão enviando mensagens de texto ou pegue o telefone emprestado no caso de alguém indesejável ligar enquanto você o está segurando.
- Novos amigos um tanto “desligados”
A maioria dos estudantes universitários fará novos amigos em seus primeiros anos na escola, e isso deve ser esperado e incentivado.
No entanto, torna-se um problema se seu filho parece abandonar repentinamente todos os velhos amigos da infância e do ensino médio, e passa muito tempo perto de novos rostos que passam por ali para visitas curtas e frequentes.
Se seu filho está traficando drogas, ele pode evitar passar tempo com velhos amigos que eles sabem que podem desaprovar, e esses novos amigos podem não ser amigos, mas sim clientes que param para fazer uma compra.
Mesmo que seu filho agora seja tecnicamente um adulto, ainda é importante conhecer seus amigos e conversar com eles sobre com quem eles escolhem passar o tempo.
- Distanciamento familiar
É normal que os estudantes universitários queiram se aventurar pelo mundo e encontrar seu próprio caminho, e um pouco de distância de casa pode ser saudável e benéfico.
No entanto, se você descobrir que seu filho tipicamente positivo e amoroso tornou-se retraído e parece estar evitando você e o resto da família a todo custo, ele pode estar envolvido em algo ilegal ou perigoso.
É claro que o isolamento, por si só, não indica necessariamente o tráfico de drogas, mas também pode ser indicativa de uma doença mental, como ansiedade ou depressão.
De qualquer forma, é importante identificar os sinais de auto-isolamento e estender a mão para seu filho para ver a melhor forma de ajudá-lo.
- Mudanças drásticas de humor
Observar uma grande mudança no comportamento ou no humor geral de seu filho em idade universitária pode apontar para vários problemas, incluindo a possibilidade de atividades ilegais, como o tráfico de drogas.
Se eles estão se sentindo nervosos com sua ocupação recém-descoberta ou como se pudessem ter se envolvido em algo de que não podem se afastar, eles podem se tornar paranoicos ou exibir explosões de raiva se sentirem que você está se intrometendo em seus negócios.
Esses sinais também podem indicar o uso de drogas, que pode ocorrer por conta própria ou em decorrência do tráfico.
Quaisquer mudanças importantes na personalidade de seu ente querido não devem ser encaradas levianamente e, ao encontrar uma maneira de se comunicar de maneira eficaz com seu filho ou filha, você pode abrir a porta para que busquem tratamento antes que seja tarde demais.
Fonte: Burning Tree West